Nos acompanhe

Paraíba

Funjope leva grupo de crianças autistas da Tardezinha Inclusiva ao Imagineland

Publicado

em

Um grupo de 250 crianças que participam da Tardezinha Inclusiva, realizada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Associação Paraibana de Autismo (APA) e Turma Tá Blz, teve um momento especial nesta sexta-feira (26). Elas tiveram uma tarde de muita diversão e inclusão no Imagineland, evento de cultura pop que acontece até o próximo domingo (28), no Centro de Convenções de João Pessoa.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, lembra que este é o segundo ano consecutivo em que a Prefeitura de João Pessoa cria condições para que as crianças que participam do projeto Tardezinha Inclusiva possam participar do Imagineland, evento da cultura pop que ele considera importantíssimo porque está nacionalizando o nome de João Pessoa dentro do cenário da cultura.

“Nós ficamos muito contentes por poder levar as crianças autistas para este universo. É um mundo encantado, carregado de imagens e símbolos fortes, com potencialidade para gerar um processo de interação dessas crianças. Nós agradecemos muito a oportunidade ao projeto Imagineland e, ao mesmo tempo, agradecemos às mães, às famílias, pela confiança que têm no projeto da Tardezinha Inclusiva. Ficamos muito felizes com o resultado de tudo isso porque estamos mostrando que João Pessoa tem uma política de inclusão social por meio da arte e, inclusive, nos deu capacidade para que a cidade tenha o título de Orgulho Autista Brasil”, destacou Marcus Alves.

A presidente da APA, Hosana Carneiro, lembra que este é o segundo ano em que as crianças participam do Imagineland, incluindo autistas, cadeirantes, famílias que não teriam acesso a este evento se não fosse a parceria da APA, da Funjope e da Turma Tá Blz.

“Muitos autistas, que antes nem saíam de casa, hoje têm uma rotina de sair, e sabemos que criar uma rotina para pessoas autistas não é fácil, mas conseguimos estabelecer nelas a vontade de estar nos ambientes onde sabem que vai acontecer a inclusão”, observa.

Outro aspecto importante, segundo ela, é que as pessoas que realizam o Imagineland, que vêm de outros estados, começam a compreender que João Pessoa é diferente e que tem inclusão. “Em outros estados, tenho certeza de que não há a participação de um grupo com mais de 250 pessoas no evento, principalmente falando da inclusão, com entrada para pessoas com deficiência, ambientes amplos, várias atrações”, disse.

Hosana Carneiro ressalta que o evento foi um sucesso porque é um braço da Tardezinha. “Através da Tardezinha Inclusiva começamos a fazer piqueniques, passeios no shopping, cinema. Por este motivo, João Pessoa ganhou o título de Orgulho Autista Brasil”, acrescenta.

Na avaliação de Nik Fernandes, uma das organizadoras da Tardezinha Inclusiva, a cultura é única, salva e é capaz de fazer com que a criança autista brinque, pule, se divirta. “Em cada ônibus que chegava, eu via as crianças descendo com seu cosplay preferido, fazendo interação social, se divertindo, exatamente como qualquer outra criança”, comemora.

Ela ressalta que o trabalho desenvolvido pela Funjope, junto com a APA e Turma Tá Blz, contribui para mostrar à sociedade que os autistas podem estar em qualquer projeto, fazendo com que elas saiam da invisibilidade.

“Saímos de lá felizes, após muitas brincadeiras. Deu para ver o brilho no olhar de cada mãe. Foi um passeio mágico. Nada melhor para uma mãe de autista do que ver seu filho feliz, dançando, cantando, participando, sorrindo ao lado de seus personagens preferidos. Que venham outros projetos para que eles participem”, frisou Nik Fernandes.

Mães – Se para quem organiza o evento o resultado é gratificante, maior ainda é a alegria de quem vê seus filhos se divertindo e interagindo. Maria Betânia Mendonça da Silva tem uma filha autista com 18 anos e relata como foi a tarde no Imagineland.

“Gostei muito. Foi maravilhoso. Minha filha é autista, mas interage bastante com pessoas de todas as idades. Este é o segundo ano que participamos desse evento e, para mim, foi muito positivo levar ela. Até eu me diverti. É uma oportunidade de ver muita coisa boa, diferente”, comenta.

Glauce Cavalcanti tem dois filhos cadeirantes, de 21 e 27 anos, e comemora a oportunidade que eles tiveram de participar de um evento tão grandioso, principalmente por ser um momento voltado para jovens.

“Eles amaram, e a importância desse momento é o que sempre defendemos, que as pessoas deficientes, autistas, com TDAH devem estar incluídas na sociedade. Este momento, em que participamos, mostra que fazemos parte dessa sociedade. Foi um evento incrível, com muita coisa para interagir, conhecer, participar e se divertir. Agradecemos muito à Prefeitura de João Pessoa por nos proporcionar esse evento maravilhoso”, declarou.

Continue Lendo

Paraíba

Campina Grande é destaque no Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Campina Grande foi um dos destaques do Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo (REM-F 2024), divulgado nesta semana. A Rainha da Borborema ficou em primeiro lugar, entre as médias e grandes cidades do Nordeste e entre as 200 primeiras do país, com mais eficiência nos serviços ofertados à população nas áreas de saúde, educação e saneamento, gastando menos recursos.

Campina aparece na posição 192 do ranking, entre os 5.281 municípios analisados, bem a frente da capital João Pessoa, que está na posição 1.429 e também a frente de todas as capitais do Nordeste.

Durante a participação na sabatina do Conselho Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (5), o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) falou sobre o tema e destacou os avanços que a gestão tem alcançado para garantir uma melhor qualidade de vida para a população.

“ Na saúde, ampliamos a cobertura da atenção básica para 99%, reformamos 75% dos postos de saúde existentes, ampliando o horário de atendimento e ampliando o leque de especialidades ofertadas, fruto de um trabalho árduo da nossa equipe. Na educação, ampliamos o número de vagas em creches, o número de escolas integrais, de escolas que ofertam ensino bilíngue. Tudo isso, nos faz ter certeza que estamos no caminho certo”, afirmou Bruno Cunha Lima.

Continue Lendo

Paraíba

“O juiz não deve ser protagonista”, manifesta advogado sobre princípio da ampla defesa ao cidadão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado e mestre em Ciência Política, Luiz Pereira, utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (05/09) para manifestar a importância da prática do princípio da ampla defesa ao cidadão ao falar sobre o tema do ativismo judicial no Brasil.

“O ativismo judicial hoje talvez seja uma das ferramentas de maior gravidade no exercício da cidadania, na proteção do direito das pessoas. O juiz, em nenhum momento do processo, ele deve ser protagonista. A gente coloca esses personagens acima da lei, e isso tem causado prejuízo, porque quando você coloca na condição de que esses personagens eles são a representação do Estado, você precisa confrontar o poder do Estado – que é soberano – com o poder do cidadão que está diante da onipotência do Estado. Eu ‘tenho’ toda uma classe jurídica contra um cidadão, que tem restrições e limitações de formação, de cultura, financeiras. Veja que quando a gente fala de ativismo judicial, a gente consegue enxergar o quão nocivo pode ser a atuação de um juiz que ultrapassa o limite”, detalhou.

Lista Sêxtupla

Luiz Pereira é um dos advogados candidatos para a lista sêxtupla que será formada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), na disputa para o preenchimento da vaga de desembargador, por meio do Quinto Constitucional, destinada à advocacia no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

A relação com os seis candidatos será encaminhada ao Poder Judiciário que irá definir a lista tríplice e encaminhar no mês de outubro ao governador João Azevêdo (PSB) para que o gestor faça a escolha.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Emenda de Eduardo Carneiro garante novo equipamento que vai beneficiar o município de Pitimbu

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O município de Pitimbu, localizado no litoral sul da Paraíba, foi beneficiado com uma nova retroescavadeira que será utilizada em ações de infraestrutura e serviços de mobilidade.

O equipamento foi garantido por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), atendendo a pleito da prefeita Adelma (PSB).

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (05/09), Eduardo celebrou os benefícios que a retroescavadeira irá proporcionar à população e destacou os esforços encaminhados ao município que já soma mais de R$ 1 milhão em recursos.

“Esta escavadeira representa um passo significativo na melhoria das nossas estradas, facilitando o tráfego e a circulação de bens e serviços para toda a população. Aqui tem trabalho!”, disse.

Confira:

Continue Lendo