A Colônia de Férias da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) encerrou a terceira semana de atividades, nesta quinta-feira (25), com uma oficina de basquete promovida no Ginásio Neuza Gonçalves Brandão, no bairro dos Bancários. A atividade de esporte e recreação envolveu os moradores dos Residenciais Vista do Verde, no Bairro das Indústrias, e Vista Alegre, no Colinas do Sul.
“Mais uma vez eu posso dizer que a Colônia de Férias da Secretaria de Habitação é um sucesso e teve uma excelente adesão por parte dos moradores”, comentou a secretária de Habitação da Capital, Socorro Gadelha, acrescentando que “para se ter uma ideia, nós estamos com uma média de 50 pessoas nas atividades individuais, quando envolvem apenas um residencial, e nas atividades coletivas com todos os residenciais, esse número passa de 150 pessoas por evento”.
A Colônia de Férias foi criada com o objetivo de promover a integração entre os participantes, em particular ocupando o tempo dos jovens durante o período de recesso escolar, sempre no início do ano e nas férias de julho. O trabalho é coordenado pela equipe técnica e social da Semhab, com a parceria das Secretarias de Educação e Cultura (Sedec), Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), dentre outras.
A secretária disse ainda que a Colônia de Férias reúne pessoas de todas as idades – crianças, adolescentes, adultos e idosos, e, nela, já foram ofertadas oficinas de handebol, basquete, capoeira, futsal e Jiu-Jitsu. “Nós também tivemos espaço para o lúdico com atividades internas nos residenciais, quando promovemos gincanas, ocasião em que valorizamos brincadeiras que estão sendo esquecidas, como jogar pião, barra bandeira, pular corda, academia, e todos gostaram”, observou Socorro Gadelha.
Ela disse que um exemplo claro de tudo isso foi a visita, nesta quarta-feira (24), ao parque de diversões instalado na Lagoa. “As crianças e os jovens colocaram para fora a energia andando à vontade nos brinquedos e os adultos, que estavam acompanhando os filhos ou netos, também puderam se divertir na roda gigante, navio pirata e até na monga, tendo a oportunidade de pelo menos por uma tarde voltar a ser criança outra vez”, ressaltou.
O secretário executivo de Desenvolvimento Urbano, Ubaldo Pequeno, disse que a parceria com a Semhab tem sido uma constante no dia a dia da cidade. Ele ressaltou que é gratificante ver o Parque Solon de Lucena lotado com as pessoas andando de um lado para o outro ocupando um espaço que é deles e que é mantido para receber as famílias em seus momentos de lazer e descontração. “O Parque Solon de Lucena pertence a todos nós, moradores desta bela cidade que está completando 439 anos. A prefeitura está preservando esse patrimônio que tem um valor incalculável para a nossa cidade e vai servir as gerações que virão no futuro”, destacou.
Saúde Bucal – O programa esteve presente na manhã desta quinta-feira (25) no Residencial Vista Alegre, atendendo 45 alunos da Escola Municipal Deputada Lúcia Braga. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Habitação e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Vista Alegre, do Distrito Sanitário II.
Participaram das atividades alunos das turmas do 4º e 5º anos do ensino fundamental e, na ocasião, eles receberam informações sobre a importância da higiene bucal para ter dentes saudáveis, livres de cáries e problemas que podem comprometer a saúde bucal. Os estudantes receberam orientação sobre técnicas de escovação e limpeza dos dentes, a maneira correta de escovar os dentes e a importância de visitar um dentista periodicamente para aplicação de flúor e a limpeza da arcada dentária.