Nos acompanhe

Paraíba

Hemodinâmica do Hospital Metropolitano realiza primeiro implante transcateter de válvula aórtica

Publicado

em

Recém-habilitado pelo Ministério da Saúde, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde, realizou, nessa quarta-feira (24), o primeiro implante transcateter de válvula aórtica (TAVI) de 2024 – permite que a substituição da válvula aórtica por uma prótese seja realizada sem cortes profundos, por meio de um cateter introduzido na região da virilha, que segue até o coração. O procedimento foi realizado na Hemodinâmica da unidade, que é gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), em um paciente de 81 anos, do município de João Pessoa, que estava com uma estenose da válvula aórtica, um tipo de estreitamento da válvula.

De acordo com o cirurgião cardiovascular Thiago Vila Nova, o TAVI consiste em colocar uma prótese no anel valvar aórtico, e o implante é feito por meio de uma punção na virilha, pela artéria da perna. A prótese é guiada por um cateter, através de radioscopia e ecocardiografia, até ser posicionada no anel aórtico.

“Essa é uma técnica minimamente invasiva para tratar a estenose da válvula aórtica em pacientes com mais risco cirúrgico, ou seja, pacientes com contraindicação à cirurgia convencional, normalmente por algum problema específico ou por idade avançada. Por causa do tipo de procedimento, os pacientes tendem a ter uma recuperação mais rápida e um retorno precoce às atividades cotidianas em relação aos que são submetidos às cirurgias convencionais”, disse Thiago.

Conforme relatou Nivaldo Júnior, filho do paciente, seu pai, apesar da idade avançada, sempre foi muito saudável e não tinha problemas cardíacos. “Mesmo com 81 anos, meu pai é uma pessoa muito saudável, não tinha problemas cardíacos e foi a primeira vez que surgiu esse problema. Devido a idade dele, o médico optou pelo procedimento da TAVI por ser menos invasivo. Graças a Deus ocorreu tudo sem intercorrência e a nossa expectativa é que ele viva bem por mais uns 10, 20 anos”, afirmou.

Na oportunidade, Nivaldo também elogiou o tratamento humanizado recebido pelos profissionais do Hospital Metropolitano e agradeceu por todo o acompanhamento, desde a consulta até a realização do implante.

O Hospital Metropolitano foi o primeiro hospital público no Estado da Paraíba a realizar esse tipo de cirurgia de alta complexidade e alto custo, em maio de 2019, em um paciente de 83 anos. Outros dois TAVI foram realizados na unidade, em julho e setembro de 2023, sendo o dessa quarta-feira o primeiro a ser realizado após a habilitação pelo Ministério da Saúde, que aconteceu no dia 11 de abril.

A decisão do Ministério da Saúde de incorporar aos procedimentos realizados na unidade, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foi destinado para o tratamento de estenose aórtica grave, em pacientes com perfil  de alto risco para cirurgia de troca de válvula aórtica convencional (peito aberto), com idade igual ou superior a 75 anos.

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Com investimento de quase R$10 milhões, São Bento recebe obras de pavimentação em diversas ruas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento segue avançando nas ações estruturais da cidade e chega a última etapa das obras de pavimentação na comunidade da Barra de Cima.

Com um investimento de quase R$ 10 milhões de reais, os serviços ocorrem por meio de parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado.

“A persistência, as parcerias verdadeiras entre a Prefeitura Municipal de São Bento e o governador João Azevêdo, porque isso honra de verdade a vontade do povo. Isso sim é uma nova cidade graças ao trabalho”, destacou o prefeito Doutor Jarques em vídeo publicado nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo