Nos acompanhe

Paraíba

Parceria entre unidades de saúde da Paraíba realiza cirurgia inédita na rede estadual

Publicado

em

Uma parceria entre o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e o Hospital do Servidor General Edson Ramalho, unidades do Governo do Estado gerenciadas pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), permitiu a realização de uma cirurgia inédita na rede pública: a mastoidectomia. O procedimento, realizado com sucesso em um paciente de 48 anos, consiste no tratamento de infecção que atinge o osso temporal, onde estão contidas as estruturas da orelha.

O atendimento ambulatorial e exames foram realizados no Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa. Já a cirurgia ocorreu no Hospital Metropolitano (Santa Rita), no último dia 6 de julho. Segundo a otorrinolaringologista Camila Galdino, que atendeu o paciente, o quadro dele era de doença infecciosa crônica do ouvido, uma doença que, de acordo com a médica, é silenciosa, e que a longo prazo pode causar perda de audição, risco de meningite, paralisia facial, entre outros malefícios.

“O tratamento para este tipo de doença é a mastoidectomia, uma cirurgia delicada, feita na base lateral do crânio, e que requer equipamentos de última geração, como microscópios específicos”, explicou Camila.

Na rede estadual da Paraíba, o único bloco cirúrgico com esse tipo de equipamento é o do Hospital Metropolitano, unidade de referência nas áreas de cardiologia, neurologia e endovascular. Como o Metropolitano e o Edson Ramalho são gerenciados pela PB Saúde, as direções providenciaram o atendimento integrado, para realizar essa cirurgia.

Com a data marcada, a equipe médica do Edson Ramalho foi até o Hospital Metropolitano e, junto com a equipe cirúrgica da unidade e a otorrinolaringologista Camila Galdino fizeram a cirurgia com sucesso.

“Toda essa integração aconteceu de forma rápida. Em pouco mais de uma semana, ele fez os exames no Edson Ramalho e a cirurgia no Metropolitano. Nós só temos a agradecer a todos os envolvidos nessa rede de cuidado, pois o atendimento ao meu irmão foi feito de forma ágil e humanizada. Onde a gente foi atendido, a gente foi bem recebido e com atenção, tudo foi explicado, e agora ele já se recupera muito bem”, destacou Claudiene Silva, irmã do paciente.

O diretor técnico do Hospital Metropolitano, Matheus Agra, avalia que a parceria foi exitosa para ambas as unidades. “É com grande satisfação que a gestão do Metropolitano recebeu essa missão da parceria com o HSGER. O desfecho de mais um tratamento com excelência ofertado pelo SUS é uma comprovação do comprometimento da gestão da PB Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado com a inovação em saúde”, disse.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde da Paraíba, atualmente existem oito pacientes diagnosticados que precisam da cirurgia de mastoidectomia. Após o primeiro atendimento integrado com sucesso, a meta da PB Saúde é oferecer esta mesma dinâmica de parceria entre unidades para dar conta da demanda.

Com isso, após o diagnóstico, o paciente passa a fazer o atendimento ambulatorial e os exames no Hospital do Servidor General Edson Ramalho, e caso necessite de cirurgia, ela acontece no Hospital Metropolitano.

Para a diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, esse tipo de parceria entre as unidades gerenciadas é mais uma forma de fortalecer as políticas de acesso à saúde pública adotadas pelo Governo do Estado, em que a PB Saúde fornece à gestão. “Essa colaboração demonstra a eficácia de um atendimento integrado e coordenado, permitindo que pacientes recebam cuidados especializados de forma rápida e eficiente. O sucesso desse primeiro procedimento é um exemplo do nosso compromisso com a saúde pública e com a humanização do atendimento”, completou.

Continue Lendo

Paraíba

Campina Grande é destaque no Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Campina Grande foi um dos destaques do Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo (REM-F 2024), divulgado nesta semana. A Rainha da Borborema ficou em primeiro lugar, entre as médias e grandes cidades do Nordeste e entre as 200 primeiras do país, com mais eficiência nos serviços ofertados à população nas áreas de saúde, educação e saneamento, gastando menos recursos.

Campina aparece na posição 192 do ranking, entre os 5.281 municípios analisados, bem a frente da capital João Pessoa, que está na posição 1.429 e também a frente de todas as capitais do Nordeste.

Durante a participação na sabatina do Conselho Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (5), o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) falou sobre o tema e destacou os avanços que a gestão tem alcançado para garantir uma melhor qualidade de vida para a população.

“ Na saúde, ampliamos a cobertura da atenção básica para 99%, reformamos 75% dos postos de saúde existentes, ampliando o horário de atendimento e ampliando o leque de especialidades ofertadas, fruto de um trabalho árduo da nossa equipe. Na educação, ampliamos o número de vagas em creches, o número de escolas integrais, de escolas que ofertam ensino bilíngue. Tudo isso, nos faz ter certeza que estamos no caminho certo”, afirmou Bruno Cunha Lima.

Continue Lendo

Paraíba

“O juiz não deve ser protagonista”, manifesta advogado sobre princípio da ampla defesa ao cidadão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado e mestre em Ciência Política, Luiz Pereira, utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (05/09) para manifestar a importância da prática do princípio da ampla defesa ao cidadão ao falar sobre o tema do ativismo judicial no Brasil.

“O ativismo judicial hoje talvez seja uma das ferramentas de maior gravidade no exercício da cidadania, na proteção do direito das pessoas. O juiz, em nenhum momento do processo, ele deve ser protagonista. A gente coloca esses personagens acima da lei, e isso tem causado prejuízo, porque quando você coloca na condição de que esses personagens eles são a representação do Estado, você precisa confrontar o poder do Estado – que é soberano – com o poder do cidadão que está diante da onipotência do Estado. Eu ‘tenho’ toda uma classe jurídica contra um cidadão, que tem restrições e limitações de formação, de cultura, financeiras. Veja que quando a gente fala de ativismo judicial, a gente consegue enxergar o quão nocivo pode ser a atuação de um juiz que ultrapassa o limite”, detalhou.

Lista Sêxtupla

Luiz Pereira é um dos advogados candidatos para a lista sêxtupla que será formada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), na disputa para o preenchimento da vaga de desembargador, por meio do Quinto Constitucional, destinada à advocacia no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

A relação com os seis candidatos será encaminhada ao Poder Judiciário que irá definir a lista tríplice e encaminhar no mês de outubro ao governador João Azevêdo (PSB) para que o gestor faça a escolha.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Emenda de Eduardo Carneiro garante novo equipamento que vai beneficiar o município de Pitimbu

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O município de Pitimbu, localizado no litoral sul da Paraíba, foi beneficiado com uma nova retroescavadeira que será utilizada em ações de infraestrutura e serviços de mobilidade.

O equipamento foi garantido por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), atendendo a pleito da prefeita Adelma (PSB).

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (05/09), Eduardo celebrou os benefícios que a retroescavadeira irá proporcionar à população e destacou os esforços encaminhados ao município que já soma mais de R$ 1 milhão em recursos.

“Esta escavadeira representa um passo significativo na melhoria das nossas estradas, facilitando o tráfego e a circulação de bens e serviços para toda a população. Aqui tem trabalho!”, disse.

Confira:

Continue Lendo