Nos acompanhe

Negócios

Lucas Veloso: “Habeas Pinho’ não é uma história sobre poesia. É sobre um humanista, um super-herói”

Publicado

em
Protagonista de uma imersão em uma das obras mais icônicas de Ronaldo Cunha Lima, “Habeas Pinho” — que finalizou as filmagens recentemente — o ator Lucas Veloso traz à tona a essência do humanismo e a força da poesia que marcaram a trajetória do poeta e político paraibano. Filho do icônico humorista Shaolin, mergulha profundamente no personagem e proporciona uma performance que vai além da mera imitação, busca capturar a alma do poeta. Na entrevista a seguir, Lucas compartilha sua jornada no mundo do entretenimento, a influência do seu pai e os desafios enfrentados na preparação para “Habeas Pinho”. Confira:
Lucas, você cresceu em um ambiente artístico, sendo filho do humorista Shaolin. Como foi sua carreira no mundo do entretenimento?
No início, a comparação de “será que é igual ao pai?” me incomodou bastante. Depois fui entendendo que precisava realmente evoluir, descobrir minha identidade e o mais importante: escolher a quem ouvir. Muitos dos conselhos que recebemos no início, são frutos de algum tipo de inveja ou não são para o bem. Enfim, aprendi a escolher as opiniões que me importam, e decidi mostrar ao mundo que não vim aqui ser o segundo Shaolin, sou o primeiro Lucas Veloso. Meu pai foi a maior inspiração de todas. Ouvi muito ele falar sobre o começo e lembrar de um detalhe: não foi fácil. Ele não nasceu pronto, precisou estudar igual a todos os grandes como Chico Anysio, José Vasconcellos e muitos outros. Ele não se cansava em buscar conhecimento e isso se tornou minha maior característica como profissional. Sou aluno para sempre. Uma vez ele disse “os profissionais fabricaram o Titanic. Os amadores, a arca de Noé”. Para sempre amador.
Você é conhecido por sua versatilidade como ator e comediante. Como lida com os diferentes desafios entre atuar em comédia e em papéis mais dramáticos?
Enxergo como uma maneira de me tirar do conforto. Gosto quando algum desafio parece ser maior que eu, me faz querer crescer. Vim num looping de 10 anos fazendo show de comédia, foi uma loucura controlada, foi incrível, mas estava sentindo necessidade de algo novo, mais difícil. A obra “Habeas Pinho” me reconectou com meu lado ator, foi desafiador, emocionante e apaixonante.
Como surgiu o convite para interpretar Ronaldo Cunha Lima em “Habeas Pinho”?
Gal Cunha Lima, filha de Ronaldo, em certo dia, me ligou convidando para fazer o convite, e quando entendi do que se tratava, mal deixei ela falar e já aceitei. Cresci vendo meu pai imitando Ronaldo, o carinho dele por toda família, me atrevo a dizer que me sinto parte da família até. Além de ser um boêmio legítimo, também conheço toda obra do poeta, sou um grande fã! Qual fã iria negar interpretar um ídolo?!
Ao longo da sua carreira, você interpretou diversos personagens. Qual papel foi o mais desafiador para você até agora e por que?
Acredito que Ronaldo Cunha Lima tenha sido o de maior dificuldade porque ele realmente existiu, marcou momentos, tempos e pessoas. Não tive liberdade de criar, tive que encontrar o estado de espírito do poeta e deixar ele se manifestar, como uma entidade que vem passar o seu recado.Algo que não dá pra explicar. Acho que no fundo do coração. Na intimidade de cada emoção ainda tem traços dele no meu DNA.
Como você se preparou para interpretá-lo e quais foram os maiores desafios nesse processo?
Procurei entender quem era o Ronaldo poeta, o pai, o político, o marido, e entendi o humanista, então busquei viver ele por alguns dias antes das gravações para ter domínio das sensações de ser ele. Depois disso, meu trabalho foi procurar desaparecer e deixar apenas Ronaldo em cena.
Seu pai, Shaolin, era conhecido por suas imitações de Ronaldo Cunha Lima. Como essa ligação pessoal influenciou sua atuação no filme?
Apesar de a imitação ser algo forte no meu sangue, procurei esquecer isso um pouco. Uma coisa é imitar e ser parecido, outra coisa é ser Ronaldo. A imitação pode ter uma aparência fiel, mas não tem profundidade o bastante para contar histórias, é preciso viver. Minha maior escola nesse período, foi o próprio Ronaldo.
Como foi o processo até agora, de receber o roteiro e gravar?
Fisicamente, foi bastante cansativo, saí de um projeto longo onde dormia apenas duas horas por dia, meu corpo estava exausto, precisei de ajuda de médicos e hospital para conseguir cumprir a missão, mas nada iria me impedir de viver Ronaldo. Comemorei o último dia de filmagem com um cansaço e felicidade únicos e o sentimento de que ainda há muito para dizer sobre o poeta.
Quais são suas expectativas para o impacto de “Habeas Pinho” tanto no público paraibano quanto no nacional? O que você espera que as pessoas levem dessa história?
“Habeas Pinho” não é uma história sobre poesia, é sobre um humanista, um super-herói. Quando se entende o que é Habeas Pinho, você passa até a acreditar mais nas pessoas.
O que mais te inspira na vida e obra de Ronaldo Cunha Lima e como você espera transmitir essa inspiração para o público por meio do filme?
Um homem que simplesmente dedica seus versos para soltar um violão qualquer de um pobre cantador que havia perdido ele para suas próprias emoções… preciso falar mais algo? Veja o tamanho do coração dele. Acho que todos somos um pouco ‘Ronaldo Cunha Lima’, por isso ele foi e é tão amado pelo povo. Espero que as pessoas entendam o porquê aquela petição foi escrita.

Continue Lendo

Negócios

Terapias especiais: novas clínicas da Unimed JP têm capacidade para atender mais de mil clientes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

“O nosso usuário tem que ser assistido com a melhor qualificação técnica e a nossa motivação está em dar o devido respeito e valor a quem coloca o seu bem mais precioso em nossas mãos, que é a vida”. A declaração foi dada pelo presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, terça-feira (15), durante a inauguração de duas modernas clínicas especializadas em síndromes e patologias do neurodesenvolvimento: a Unintegra Torre e a Unintegra Praça da Independência.

Juntas, as novas unidades têm capacidade para atender mais de mil clientes, com assistência multidisciplinar de profissionais especializados no método ABA e outras terapias complementares relacionadas ao atendimento do público-alvo. Elas vão oferecer acompanhamento individualizado de maneira integral para os pacientes e suas famílias e fazem parte dos projetos de expansão da rede própria da Unimed João pessoa.

O presidente Gualter Ramalho informou que as duas unidades da Unintegra resultam de um esforço da gestão da Unimed JP e dos profissionais envolvidos em proporcionar assistência de excelência e humanizada. “Essa é a essência da Unimed: acolher, cuidar de vidas, se solidarizar e fazer parte da rede de apoio a esses pacientes”, destacou. A unidade Torre já está funcionando; a Unintegra Praça da Independência começará os atendimentos em novembro.

Para o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Júnior, que veio a João Pessoa para uma série de eventos realizados pela Unimed JP, a assistência e a estrutura das clínicas vão contribuir para o melhor desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Esse serviço tão completo nos deixa contentes em levar o nome da Unimed com essa qualidade de atendimento. Aqui percebo que será feito o cuidado integral da saúde desses pacientes e dos seus familiares”, disse.

ATENDIMENTO HUMANIZADO

Desde a idealização até a execução do projeto das clínicas Unintegra, a proposta da Unimed JP é promover a saúde e a assistência integral aos pacientes. “Trata-se de um projeto humanizado, focado na criança e no adolescente, na família e nos nossos profissionais. Sabemos que os desafios serão diários e de muita responsabilidade, porém, não pode faltar amor e empatia”, disse a gestora médica das clínicas, Fátima Oliveira.

O diretor de Provimento de Saúde da Unimed JP, Ricardo Queiroga, pasta responsável pelas clínicas, lembrou que o investimento reflete a preocupação da Unimed JP em oferecer a melhor assistência aos seus beneficiários na rede própria. “É a concretização de um sonho da gestão que tem pautado na primarização (abertura de unidades próprias) de alguns serviços. Esse projeto vem, principalmente, para balizar a qualidade do atendimento dos nossos usuários”, afirmou.

A inauguração das clínicas foi dividida em dois momentos. Pela manhã, em um evento interno, o presidente Gualter Lisboa Ramalho inaugurou a Unintegra Torre. O pequeno José Heitor Amaral de Carvalho Palmeira, que já é atendido na clínica, “ajudou” no descerramento da placa de inauguração. À tarde, houve a inauguração da Unintegra Praça da Independência, que contou com vários convidados. Entre eles, além de Omar Abujamra, também estavam o assessor jurídico da Unimed do Brasil, Jeber Juabre Junior; o presidente da Unimed Campina Grande, Francisco Vieira; a superintendente de Redes da Unimed João Pessoa, Ana Luiza Ferreira; além de empresários, imprensa, políticos, parceiros e clientes corporativos da Unimed JP.

DIA DE INAUGURAÇÕES

Durante todo o dia de ontem, além da inauguração das clínicas Unintegra, a Unimed João Pessoa realizou uma série de eventos dentro da programação que está realizado em conjunto com as entidades médicas paraibanas para comemorar o Dia do Médico, 18 de outubro.

Ao meio-dia, foi realizado um almoço para celebrar a assinatura das escrituras dos terrenos inclusos na permuta feita entre a Unimed JP e o governo do Estado. O presidente Gualter Ramalho recebeu o governador João Azevêdo; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino; e diversas outras autoridades e médicos que contribuíram para o projeto.

No final da tarde, o último evento foi a inauguração da Casa do Cooperado, setor de atendimento aos médicos da Unimed JP, que agora ganhou uma estrutura própria. No mesmo prédio da Casa do Cooperado, no primeiro andar, foram inauguradas as novas instalações da Unimed Federação Paraíba, instituição que reúne as cinco Unimeds da Paraíba (João Pessoa, Campina Grande, Patos, Souza e Cajazeiras).

Continue Lendo

Negócios

Ville Wine Fest: João Pessoa sediará um dos maiores eventos que celebra a cultura do vinho

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

João Pessoa será palco para um importante festival gastronômico que promove a cultura do vinho. O Ville Wine Fest, que ocorrerá no próximo dia 25 deste mês de outubro, irá contar com mais de 50 rótulos de vinhos de 15 países distintos vão compor a carta oferecida pelo festival. O evento será no Ville des Plantes, em João Pessoa, a partir das 18h30, e reúne o melhor do mundo dos vinhos com uma experiência gastronômica única, além de atrações culturais.

De acordo com a sommelière Manu Vilhena, especialista com quase dez anos de experiência e responsável pela curadoria dos vinhos do festival, a principal preocupação ao escolher os rótulos foi oferecer ao público pessoense uma variedade que possa abranger culturas e localidades diversas, ampliando o acesso das pessoas a vinhos de diferentes sabores, texturas e histórias.

“A minha principal preocupação – além, claro, da qualidade dos rótulos escolhidos – foi em variar e diversificar os vinhos que serão ofertados ao longo do festival – não apenas em relação às uvas, como também às regiões onde eles foram produzidos”, explica.

O Ville Wine Fest conta, até o momento, com cinco fornecedores confirmados, que irão garantir a oferta de mais de 50 rótulos da bebida aos participantes do festival. “São vinhos das mais variadas uvas, tipos e propostas. Esperamos, assim, colocar João Pessoa definitivamente na rota dos grandes eventos enogastronômicos”, acrescenta Malu Vilhena.

Ville Wine Fest

Além do open bar de vinhos, cada ingresso para o Ville Wine Fest dará direito também a dois vouchers de menus exclusivos, que poderão ser usados em duas das  operações gastronômicas do  Ville des Plantes. Além disso, ao longo da noite haverá a apresentação de DJs e dos grupos Funkeira e Trio Brizza.

“O Ville Wine Fest é uma festa, um evento contagiante que une as pessoas que buscam novas opções de entretenimento. O Ville des Plantes já tem uma atmosfera e uma estrutura que promove o encontro e a alegria, recebendo Pessoenses e turistas de todo o Brasil”, comenta Gilberto Neszlinger, organizador do festival.

Os ingressos para o festival já estão disponíveis e podem ser adquiridos a partir do link https://www.ingressonacional.com.br/evento/28985/ville-wine-fest, ou presencialmente no restaurante Moman e na Abô Café, localizados no Ville des Plantes. Com valores a partir de R$ 390 mais taxas de serviço, as entradas abrangem as categorias inteira, meia e ingresso social.

SERVIÇO
Ville Wine Fest
Data: 25 de outubro, das 18h30 às 23 horas
Local: Ville des Plantes
Início das Vendas: 04 de setembro, a partir das 18 horas
Valores (1º lote): R$ 390 (Meia), R$ 400 (Social, com doação de 1 quilo de alimento), R$ 780 (Inteira)

Continue Lendo

Negócios

Famiglia Muccini revoluciona degustação de vinhos alto padrão em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Degustar uma garrafa de vinho premium e de alto valor pode não ser um hábito para todos, mas muita gente tem a vontade e a curiosidade em saber o gosto de uma bebida tão valiosa. Pensando nisso, o restaurante Famiglia Muccini, em João Pessoa, conhecido por sua gastronomia afetiva e de alta qualidade e por seu ambiente acolhedor, trouxe uma novidade inédita que promete transformar a experiência da degustação de vinhos de alto padrão em João Pessoa: o coravin.

Esse sistema inovador preserva a integridade do vinho sem retirar a rolha, ao utilizar uma agulha fina para extrair o líquido, enquanto injeta gás argônio para impedir a oxidação. Dessa forma, pode-se tirar apenas uma taça, e o restante do vinho permanece intacto. “A decisão de adquirir o coravin foi motivada pelo desejo de oferecer uma experiência única ao nosso cliente, permitindo que ele desfrute de vinhos excepcionais por taça, sem a necessidade de abrir a garrafa inteira”, afirma Talissa Mozzini, proprietária do restaurante.

O coravin garante que os rótulos de alto valor possam ser servidos por semanas ou até meses após a primeira extração, o que contribui para a preservação dos vinhos. “Com o coravin, conseguimos oferecer a oportunidade de degustar rótulos raros e de maior valor agregado, que facilita o acesso a vinhos que antes eram considerados inacessíveis. Acreditamos que essa novidade incentivará as vendas e a popularização de rótulos premium que temos na casa”, ressalta Talissa.

Vinhos raros ao alcance – Na Famiglia Muccini, a experiência vai além da taça. Ao escolher um vinho, o cliente recebe informações detalhadas sobre o rótulo, incluindo o tipo de uva, o processo de produção e a história da vinícola. Entre os disponíveis, estão grandes nomes como Barolo de Gianni Gagliardo (Itália), Seña (Chile), Epu (Chile), Baronesa P. (Chile), Château Gruaud Larose (França), La Serre Nuove (Itália) e Ornellaia (Itália). “No Famiglia Muccini, encontram-se grandes nomes da vinicultura mundial, cuidadosamente selecionados para oferecer uma verdadeira imersão no mundo dos  vinhos premium. Estamos orgulhosos de trazer essa inovação para João Pessoa, permitindo que o cliente vivencie o melhor dos vinhos premium com a confiança de que sua degustação será perfeita, do primeiro ao último gole”, afirma Talissa.

Para quem deseja conhecer o sistema coravin e degustar esses vinhos excepcionais, o restaurante Famiglia Muccini está localizado na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 140, em Tambaú. O restaurante funciona todos os dia nos horários de 11h30 às 15h e de 18h às 00h. Para mais informações, o perfil do Instagram é @famigliamuccini e o telefone é (83) 98885-0719.

Continue Lendo