Nos acompanhe

Paraíba

Governo da Paraíba inspeciona obras do Hospital Regional de Guarabira com representantes do BID

Publicado

em

Representantes do Programa de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Amar), da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitaram, nessa terça-feira (23), as obras do Hospital Regional de Guarabira (HRG), no Brejo paraibano, para supervisionar o andamento da reforma e ampliação da unidade que integra a rede hospitalar do Governo da Paraíba. A visita aconteceu durante a Missão de Supervisão, realizada anualmente pelo BID, principal financiador das obras.

Na inspeção, os integrantes das três entidades puderam conhecer as instalações que já estão em construção, e averiguar, in loco, as áreas que serão ampliadas. A visita também possibilitou o diálogo direto com a diretora-geral do HRG, Rosicler Pinheiro, e com representantes da construtora responsável pelas obras sobre o cronograma físico-financeiro e prazos para a entrega do equipamento, cujos investimentos ultrapassam R$ 31 milhões.

De acordo com a coordenadora do Projeto Amar, Rosa Márcia, que avaliou a supervisão das obras como uma agenda positiva, a reforma do HRG é um marco histórico na Paraíba. “Podemos afirmar que o Governo do Estado, com recursos do BID e do Amar, vai entregar à população um novo hospital, moderno e totalmente equipado. É um novo momento, não só pelo avanço das obras, mas também pela chegada da PB Saúde na gestão do hospital”, afirmou.

Além de contar com a primeira maternidade de média e alta complexidade do Brejo, com centro de parto normal humanizado, a unidade também vai operar com um centro de diagnóstico por imagem (CDI), hemodiálise, bloco cirúrgico, setor para atendimentos de urgência, entre outros ambientes, ampliando significativamente o número de leitos hospitalares em todos os setores. Com a ampliação, o número de leitos passará de 115 para 185. Já o total de salas de cirurgia será de seis. Atualmente, a unidade conta com duas salas para procedimentos cirúrgicos.

Para a diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega, o investimento na ampliação do HRG representa, para além da regionalização dos serviços, a humanização da saúde nos equipamentos geridos pela Fundação, em parceria com o Governo do Estado. “Após o término da obra, estaremos entregando uma unidade pronta a fazer atendimentos maternoinfantil de alto risco, evitando que gestantes e puérperas tenham que se deslocar para outras regiões do Estado para o atendimento, preenchendo um vazio assistencial importante nessa região”, destacou Ilara.

O novo Hospital Regional de Guarabira vai atender, além dos guarabirenses, demandas de outros municípios circunvizinhos, vinculados à 2ª Região de Saúde, ampliando também a referência da rede maternoinfantil, evitando o deslocamento para os serviços da capital. Ao todo, serão cinco salas de quarto pré-parto, parto e puerpério (PPP), 16 leitos destinados às Unidades de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin) e às Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), além de 12 leitos de enfermaria pediátrica.

Projeto Amar – O Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Amar), desenvolvido pelo Governo do Estado, é um investimento que visa o fortalecimento da ação do SUS na Paraíba, com melhorias na oferta de serviços essenciais e com o fortalecimento da rede de serviços baseada na Atenção Primária, por meio do aumento das capacitações clínicas e do treinamento permanente das equipes nos protocolos de linha de cuidado. Além disso, o projeto, que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também busca contribuir para a agenda de inovação por meio do financiamento de novas tecnologias em saúde.

Continue Lendo

Paraíba

Campina Grande é destaque no Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Campina Grande foi um dos destaques do Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo (REM-F 2024), divulgado nesta semana. A Rainha da Borborema ficou em primeiro lugar, entre as médias e grandes cidades do Nordeste e entre as 200 primeiras do país, com mais eficiência nos serviços ofertados à população nas áreas de saúde, educação e saneamento, gastando menos recursos.

Campina aparece na posição 192 do ranking, entre os 5.281 municípios analisados, bem a frente da capital João Pessoa, que está na posição 1.429 e também a frente de todas as capitais do Nordeste.

Durante a participação na sabatina do Conselho Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (5), o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) falou sobre o tema e destacou os avanços que a gestão tem alcançado para garantir uma melhor qualidade de vida para a população.

“ Na saúde, ampliamos a cobertura da atenção básica para 99%, reformamos 75% dos postos de saúde existentes, ampliando o horário de atendimento e ampliando o leque de especialidades ofertadas, fruto de um trabalho árduo da nossa equipe. Na educação, ampliamos o número de vagas em creches, o número de escolas integrais, de escolas que ofertam ensino bilíngue. Tudo isso, nos faz ter certeza que estamos no caminho certo”, afirmou Bruno Cunha Lima.

Continue Lendo

Paraíba

“O juiz não deve ser protagonista”, manifesta advogado sobre princípio da ampla defesa ao cidadão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado e mestre em Ciência Política, Luiz Pereira, utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (05/09) para manifestar a importância da prática do princípio da ampla defesa ao cidadão ao falar sobre o tema do ativismo judicial no Brasil.

“O ativismo judicial hoje talvez seja uma das ferramentas de maior gravidade no exercício da cidadania, na proteção do direito das pessoas. O juiz, em nenhum momento do processo, ele deve ser protagonista. A gente coloca esses personagens acima da lei, e isso tem causado prejuízo, porque quando você coloca na condição de que esses personagens eles são a representação do Estado, você precisa confrontar o poder do Estado – que é soberano – com o poder do cidadão que está diante da onipotência do Estado. Eu ‘tenho’ toda uma classe jurídica contra um cidadão, que tem restrições e limitações de formação, de cultura, financeiras. Veja que quando a gente fala de ativismo judicial, a gente consegue enxergar o quão nocivo pode ser a atuação de um juiz que ultrapassa o limite”, detalhou.

Lista Sêxtupla

Luiz Pereira é um dos advogados candidatos para a lista sêxtupla que será formada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), na disputa para o preenchimento da vaga de desembargador, por meio do Quinto Constitucional, destinada à advocacia no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

A relação com os seis candidatos será encaminhada ao Poder Judiciário que irá definir a lista tríplice e encaminhar no mês de outubro ao governador João Azevêdo (PSB) para que o gestor faça a escolha.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Emenda de Eduardo Carneiro garante novo equipamento que vai beneficiar o município de Pitimbu

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O município de Pitimbu, localizado no litoral sul da Paraíba, foi beneficiado com uma nova retroescavadeira que será utilizada em ações de infraestrutura e serviços de mobilidade.

O equipamento foi garantido por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), atendendo a pleito da prefeita Adelma (PSB).

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (05/09), Eduardo celebrou os benefícios que a retroescavadeira irá proporcionar à população e destacou os esforços encaminhados ao município que já soma mais de R$ 1 milhão em recursos.

“Esta escavadeira representa um passo significativo na melhoria das nossas estradas, facilitando o tráfego e a circulação de bens e serviços para toda a população. Aqui tem trabalho!”, disse.

Confira:

Continue Lendo