Nos acompanhe

Paraíba

Secretaria da Educação da Paraíba oferta EJA Semipresencial em 10 escolas por todo estado

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB)  está ofertando matrículas em 10 escolas da Rede Pública Estadual na modalidade EJA Semipresencial, que acontece por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). São oferecidas opções para estudantes a partir de 16 anos completos, para cursar anos finais do Ensino Fundamental, e o Ensino Médio para estudantes a partir de 18 anos completos. As matrículas podem ser realizadas a qualquer momento do ano letivo, e assim, atender a flexibilidade de tempo do estudante.

A EJA Semipresencial é uma alternativa para aqueles estudantes impossibilitados de frequentar aulas exclusivamente presenciais, e que necessitam de oportunidades educacionais de aprendizagem com disponibilidade de tempo, além de respeitar a condição do estudante trabalhador ou outra condição que limite sua mobilidade para estar presente todos os dias na escola.

“Sabemos que muitos jovens e adultos enfrentam desafios diários que os impedem de frequentar a escola regularmente. Seja pela necessidade de trabalhar para sustentar suas famílias, cuidar dos filhos ou até mesmo por questões de saúde, o tempo e a flexibilidade são, muitas vezes, barreiras difíceis de superar. A EJA semipresencial se destaca como uma alternativa valiosa; este formato permite que os estudantes tenham acesso ao ensino de qualidade sem comprometer suas outras responsabilidades. Eles podem estudar no seu próprio ritmo, em horários que melhor se encaixem em suas rotinas. A importância da EJA semipresencial vai além da flexibilidade, ela proporciona a inclusão social e educacional, resgatando a autoestima e a dignidade daqueles que, muitas vezes, se sentem excluídos do sistema educacional tradicional,” comentou o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

Em João Pessoa, a EJA Semipresencial está disponível na EEEFM Antônia Rangel de Farias, na EEEFM e EJA Professor Geraldo Lafayete, e na EEEM Débora Duarte. Essa opção para concluir os estudos também está disponível na cidade de Mari, na EEEFM Augusto dos Anjos; em Campina Grande, na EEEF Escritor Alceu Amoroso Lima; em Patos, na ECI Monsenhor Manoel Vieira; em Catolé do Rocha, na EEEFM Sergina Laura Dantas; em Cajazeiras, na EEEFM Manoel Mangueira; em Sousa, na EEEF André Gadelha; e em Pombal, na EEEF Oito de Julho.

O atendimento aos estudantes ocorre por meio de plantões pedagógicos, podendo ser no período diurno e/ou noturno. O estudante recebe atendimentos individuais ou em pequenos grupos, nos quais são desenvolvidas atividades e metodologias com características específicas, devidamente planejadas pelo professor. A frequência é flexível, não havendo reprovação por faltas. Cada estudante terá sua matrícula ativa na escola por seis meses e, caso não compareça nesse período, a matrícula será desativada. Para retornar aos estudos deverá realizar uma nova matrícula.

Para o cumprimento do currículo é preciso que o estudante cumpra uma carga horária de 35% de forma presencial na escola e 65% em atividades não presenciais, em ambientes externos e virtuais de forma sequencial, que são contabilizadas para cumprir a carga horária de 40h por cada componente curricular, para fins de certificação.

Para fins de aprovação na EJA Semipresencial, a avaliação é realizada de forma presencial, quando o aluno estiver apto a submeter-se às avaliações dos conteúdos programáticos, compostas de atividades somativas e uma prova, para fins de conclusão do componente curricular.

Continue Lendo

Paraíba

Campina Grande é destaque no Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Campina Grande foi um dos destaques do Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo (REM-F 2024), divulgado nesta semana. A Rainha da Borborema ficou em primeiro lugar, entre as médias e grandes cidades do Nordeste e entre as 200 primeiras do país, com mais eficiência nos serviços ofertados à população nas áreas de saúde, educação e saneamento, gastando menos recursos.

Campina aparece na posição 192 do ranking, entre os 5.281 municípios analisados, bem a frente da capital João Pessoa, que está na posição 1.429 e também a frente de todas as capitais do Nordeste.

Durante a participação na sabatina do Conselho Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (5), o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) falou sobre o tema e destacou os avanços que a gestão tem alcançado para garantir uma melhor qualidade de vida para a população.

“ Na saúde, ampliamos a cobertura da atenção básica para 99%, reformamos 75% dos postos de saúde existentes, ampliando o horário de atendimento e ampliando o leque de especialidades ofertadas, fruto de um trabalho árduo da nossa equipe. Na educação, ampliamos o número de vagas em creches, o número de escolas integrais, de escolas que ofertam ensino bilíngue. Tudo isso, nos faz ter certeza que estamos no caminho certo”, afirmou Bruno Cunha Lima.

Continue Lendo

Paraíba

“O juiz não deve ser protagonista”, manifesta advogado sobre princípio da ampla defesa ao cidadão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado e mestre em Ciência Política, Luiz Pereira, utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (05/09) para manifestar a importância da prática do princípio da ampla defesa ao cidadão ao falar sobre o tema do ativismo judicial no Brasil.

“O ativismo judicial hoje talvez seja uma das ferramentas de maior gravidade no exercício da cidadania, na proteção do direito das pessoas. O juiz, em nenhum momento do processo, ele deve ser protagonista. A gente coloca esses personagens acima da lei, e isso tem causado prejuízo, porque quando você coloca na condição de que esses personagens eles são a representação do Estado, você precisa confrontar o poder do Estado – que é soberano – com o poder do cidadão que está diante da onipotência do Estado. Eu ‘tenho’ toda uma classe jurídica contra um cidadão, que tem restrições e limitações de formação, de cultura, financeiras. Veja que quando a gente fala de ativismo judicial, a gente consegue enxergar o quão nocivo pode ser a atuação de um juiz que ultrapassa o limite”, detalhou.

Lista Sêxtupla

Luiz Pereira é um dos advogados candidatos para a lista sêxtupla que será formada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), na disputa para o preenchimento da vaga de desembargador, por meio do Quinto Constitucional, destinada à advocacia no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

A relação com os seis candidatos será encaminhada ao Poder Judiciário que irá definir a lista tríplice e encaminhar no mês de outubro ao governador João Azevêdo (PSB) para que o gestor faça a escolha.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Emenda de Eduardo Carneiro garante novo equipamento que vai beneficiar o município de Pitimbu

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O município de Pitimbu, localizado no litoral sul da Paraíba, foi beneficiado com uma nova retroescavadeira que será utilizada em ações de infraestrutura e serviços de mobilidade.

O equipamento foi garantido por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), atendendo a pleito da prefeita Adelma (PSB).

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (05/09), Eduardo celebrou os benefícios que a retroescavadeira irá proporcionar à população e destacou os esforços encaminhados ao município que já soma mais de R$ 1 milhão em recursos.

“Esta escavadeira representa um passo significativo na melhoria das nossas estradas, facilitando o tráfego e a circulação de bens e serviços para toda a população. Aqui tem trabalho!”, disse.

Confira:

Continue Lendo