Os moradores do Residencial Vista do Verde participaram, nesta terça-feira (23), de mais uma ação de saúde promovida pela Prefeitura de João Pessoa. O serviço é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Habitação Social (Semhab) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Distrito Sanitário Um e Posto de Saúde da Família (PSF) que atende as comunidades do Bairro das Industrias.
A ação de prevenção e promoção da saúde beneficiou os moradores com serviços odontológicos, teste rápido de Sífilis, HIV e outros diagnósticos virais, vacinação, auriculoterapia, encaminhamento para consultas e exames, além da distribuição de um kit bucal contendo escova e pasta de dente.
A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, explicou que a parceria com a Secretaria de Saúde, através da equipe do PSF do Bairro das Indústrias, tem como principal objetivo oferecer as pessoas serviços na área de saúde. “O que nós estamos fazendo é proporcionando uma qualidade de vida melhor para essas famílias e na ação de hoje, nós direcionamos os esforços para a saúde bucal, porque nós sabemos que muita gente não se preocupa com isso e uma simples cárie ou um tártaro no dente, um ferimento na gengiva, pode provocar um grande incomodo e ser a porta de entrada para outras doenças no organismo”, observou.
Socorro Gadelha destacou que o trabalho foi acompanhado pela Equipe Técnica e Social da Secretaria de Habitação Social e considerou a ação um sucesso, uma vez que a comunidade atendeu o chamado e compareceu. “Nós conseguimos o atendimento de um público bem diversificado, crianças e adultos, idosos, donas de casa e trabalhadores que no dia a dia não teriam tempo para procurar o PSF”, comentou.
“Estamos fazendo a nossa parte e junto com a equipe do PSF do Bairro das Indústrias, levamos os serviços para dentro do Residencial o que para nós que fazemos a Secretaria de Habitação, é muito gratificante” completou a titular da pasta.
A assistente social e gerente do PSF do Bairro das Indústrias, Maria das Neves, disse que a ação de hoje no Residencial Vista do Verde se encaixa dentro da campanha do “Julho Amarelo”, que tem por objetivo combater e promover a conscientização das pessoas para se prevenirem contra as doenças virais, que pode ser uma gripe, uma hepatite ou uma Doença Sexualmente Transmissível.
Ela ressaltou que a Secretaria de Habitação Social ofereceu serviços que muitas vezes as pessoas não tomam a iniciativa de procurar e que são disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.“Essa parceria é o que nós podemos chamar de busca ativa e além da vacinação, dos testes e outros serviços, nós incluímos o atendimento odontológico com um dentista para fazer a avaliação bucal e orientar as pessoas sobre o que eles devem fazer para ter uma dentição saudável”, acrescentou. Maria das Neves disse ainda que se sente realizada com o trabalho. “Vejo a gratidão nos olhos das pessoas atendidas, que voltaram para casa com o encaminhamento de consulta e exame que elas precisam fazer para ter uma saúde melhor”, ressaltou.
O vigilante Rodrigo Gaudino de Castro, morador do Vista do Verde há três anos, levou os filhos para fazer uma avaliação bucal, aproveitou e também fez uma revisão odontológica e agora vai seguir a orientação do dentista. Ele destacou que desde que foi morar no Vista do Verde, a vida dele e da sua família mudou para melhor e sempre participa das ações desenvolvidas pela Semhab.“Estou muito satisfeito com o atendimento que os meus filhos e eu tivemos”, declarou.
Confira imagens: