A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa promoveu, neste sábado (20), uma ação de prevenção a hepatites virais, oferecendo diversos serviços de saúde à população. A atividade, que integra a programação da campanha ‘Julho Amarelo’, aconteceu no Hospital Dia durante toda a manhã, e realizou 708 atendimentos.
De acordo com a diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Alline Grisi, a ação foi preparada para atender à população em suas múltiplas necessidades de saúde e bem-estar. “Pensamos em ir além do objetivo principal do ‘Julho Amarelo’, que é a sensibilização acerca das hepatites virais, e proporcionar também consultas especializadas e outros atendimentos em saúde para que o cidadão tenha a oportunidade de ser cuidado de forma integral”, destacou.
Entre as atividades realizadas, foram ofertados serviços que colaboram no diagnóstico e prevenção das hepatites, como testes rápidos e vacinação. O público também contou com consultas de hepatologia, gastroenterologia, geriatria e clínica geral; atendimentos de enfermagem; ultrassonografia; exames de sangue; marcação de exames e consultas; emissão e atualização do cartão SUS.
Para proporcionar momentos de bem-estar ao público, foram ofertados atendimentos de práticas integrativas e complementares à saúde como aromaterapia, osteopatia, massoterapia, ventosaterapia e shiatsu.
A estudante Ana Isabel Santos, de 14 anos, foi uma das pessoas atendidas pela ação. Ela compareceu ao Hospital Dia acompanhada pela família e passou por testes rápidos e consulta com clínico geral. “Eu gostei muito, fomos bem atendidas por todos desde que chegamos”, disse. “Acho que poderia sempre ter uma ação como essa para a gente receber atendimento rápido e no final de semana”, comentou Adriana Santos, mãe da adolescente.
Conforme explicou a diretora geral do Hospital Dia, Kaline Cantalice, os atendimentos foram realizados via Central de Regulação e também por demanda espontânea. “Nós trouxemos esta ação para dentro do hospital para oferecer assistência de qualidade aos usuários que aguardavam por exames e consultas especializadas. Então, temos os pacientes que vieram regulados e aqueles que tomaram conhecimento da ação e compareceram. Todos puderam sair daqui atendidos e com os encaminhamentos necessários”, afirmou.
Outras ações – Ao longo do mês, as equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica estão realizando, todas as quartas-feiras deste mês de julho, atividades de conscientização sobre essas infecções nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Nas ‘quartas amarelas’ o público tem acesso a testes rápidos e vacina contra hepatite, além de rodas de conversa, palestras sobre formas de prevenção, sintomas de alerta, tratamentos e outros.
‘Julho Amarelo’ – A campanha foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves, que podem ser causadas por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.