Nos acompanhe

Paraíba

Saiba como funciona o aplicativo de serviços públicos da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Imagine emitir o cartão do SUS, solicitar e acompanhar demandas como tapa-buraco, iluminação, IPTU, Sine-JP, Procon-JP e até solicitar cirurgias sem sair de casa, sem precisar enfrentar filas e sem burocracias? Na capital paraibana, os moradores podem fazer tudo isso de forma confortável e sem estresse. Basta acessar o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ – ferramenta para dispositivos móveis que possibilita ao cidadão acessar todos os serviços da Prefeitura de forma mais ágil e segura.

A ferramenta cidadã está disponível pelos sistemas Android e IOS e também pode ser acessada no site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma ‘Prefeitura Conectada’. Quem já usou, aprova o mecanismo e a sua funcionalidade. Silvana Farias mora no bairro do Cristo Redentor e conta sobre a eficiência do aplicativo e como sua demanda foi resolvida com rapidez.

“Um dos serviços que solicitei pelo aplicativo foi a troca de uma luz no poste da minha rua, e houve um retorno que seria direcionado para o órgão responsável, e assim foi feito a troca normalmente. Achei o tempo de resposta muito rápido, pois se fosse ao órgão pessoalmente fazer uma solicitação, acredito que teria gastado mais tempo. Vejo também um ponto positivo que o cidadão pode acompanhar todo andamento pelo aplicativo”, contou.

Silvana achou super fácil acessar o app e aprovou a ferramenta. “Achei o aplicativo de fácil acesso e de grande importância para população nos tempos tecnológicos em que estamos vivendo, sem necessidade de sair de casa. Na minha opinião acho de grande importância sim, tendo em vista a necessidade diariamente de estar usando uma ferramenta que nos possibilita vários serviços podendo acessar de qualquer lugar”, complementou.

Fácil de usar – É bem simples baixar o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ e começar a usar. Mas, se você ainda não conhece a ferramenta, vamos te dar um passo a passo para utilizar o app.

Coloque na busca da sua loja de aplicativos, seja ela Google Play e/ou App Store, o nome do aplicativo: ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Encontrou? Agora, clique em baixar. Depois de baixar o aplicativo em seu smartphone, preencha a página inicial com número do CPF e a data de nascimento.

Na aba ‘serviços’, é possível encontrar todos os serviços disponibilizados pela Prefeitura. Já em ‘acompanhar’, o cidadão pode ficar por dentro das solicitações de agendamentos, cadastro, e serviços concluídos e cancelados.

Todos os serviços possuem campos onde o cidadão pode preencher com o tipo de solicitação desejada. Em algumas solicitações é possível adicionar fotos ou vídeos.

Ao solicitar um serviço, o cidadão recebe um protocolo e a cada passo dado dentro dos setores da Prefeitura, será informado por meio de mensagens de como está o andamento do processo.

Agendamento de cirurgias pelo app – Ao abrir o aplicativo o usuário vai inserir o número do CPF ou do Cartão SUS. Ao clicar no banner do ‘João Pessoa Opera Mais’, será direcionado a uma nova página onde poderá acompanhar a cirurgia já solicitada ou fazer a solicitação de um novo procedimento. Para efetuar a solicitação, é preciso preencher todos os dados e enviar os documentos solicitados, como as requisições da cirurgia e exames pré-existentes. O prazo entre a solicitação e as marcações deve durar cerca de 10 dias.

Como solicitar os exames pelo app – É possível solicitar exames de endoscopia e colonoscopia por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Na página inicial do app, o usuário deve clicar na categoria ‘João Pessoa Opera Mais’ e será direcionado a uma nova página onde estão dispostos os serviços disponíveis, devendo clicar na opção ‘Exames – Opera Mais’. Para efetuar a solicitação, é preciso preencher todos os dados, selecionar o exame pretendido e anexar a requisição médica. Após isso, o usuário receberá a data da marcação diretamente no aplicativo.

Emissão do Cartão SUS – Selecione a opção ‘Cartão SUS’ e anexe uma cópia do seu RG, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Preencha as informações necessárias e clique em ‘Solicitar’ para emitir o cartão. Após a aprovação, o Cartão SUS será disponibilizado em formato PDF no aplicativo para que o usuário possa imprimi-lo conforme necessário, dispensando a necessidade de retirada em outro local físico.

Serviços de manutenção da Seinfra – As demandas da população para os serviços da Secretaria de Infraestrutura, como reparos de iluminação pública e manutenção de vias, devem ser solicitados através do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.

Poda de árvores – Uma vez que a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) recebe o pedido, os técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento realizam uma vistoria no local e emitem um laudo técnico com orientações sobre o serviço – se deve ser feita poda, tratamento ou mesmo se é preciso a retirada da árvore. O processo de vistoria dura uma semana, contado a partir da solicitação. O laudo técnico é, então, encaminhado para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que executa as podas.

Mais serviços disponíveis:

Piso nacional da Enfermagem
Atendimento digital
Agendar atendimento presencial

Limpeza
Cata-treco
Coleta seletiva (condomínio)
Fiscalização de descarte ir regular de resíduos
Fiscalização de obras irregulares
Vistoria de lixo diversificado
Coleta de animais mortos
Coleta de poda
Coleta domiciliar
Limpeza de próprios municipais
Limpeza de terreno
Serviços de varrição de vias e logradouros públicos

Procon-JP
Denúncia/fiscalização
Dúvida
Reclamação
Pesquisa de preço de itens da cesta básica

Iluminação
Problema na iluminação
Expansão da iluminação

Manutenção de vias
Tapa-buraco
Galeria e boca de lobo
Terraplanagem

Cartão do SUS
Solicitar cartão do SUS

Saúde Animal
Castração
Denúncia de maus-tratos

Mobilidade urbana
Apoio para eventos
Campanhas de educação para o trânsito
Cartão de gratuidade
Credencial de estacionamento para idoso
Reclamação integração temporal
Reclamação trânsito
Reclamação transporte público
Renovação da credencial de estacionamento do idoso
Renovação credencial – pessoas com necessidades especiais
Sugestões, reclamações, informações e elogios

IPTU
ITBI
TCR
IPTU

Auxílios
Atualização cadastral – auxílio moradia

Mulheres
Ronda Maria da Penha
Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra

Defesa Civil
Palestra para instituições de ensino
Registro de ocorrência de distrate
Solicitação de vistorias preventivas
Alagamento
Desmoronamento

Cultura

Sine-JP

Participação Popular
Apreensão de animais
Atendimento domiciliar
Vigilância Sanitária
Denúncia

Esporte e Recreação
Recebimento de convites
Solicitação de apoio
Solicitação de material
Solicitação de reparos e manutenção de equipamentos
Solicitação de uso de espaço físico

Manutenção de praças
Pinturas
Hidráulicos
Elétricos
Serralharia
Jardinagem
Marcenaria

Vacinação
Agendamento para vacinação de recém-nascido

Seguro desemprego
Agendamento

Meio Ambiente
Plantio de árvore
Denúncia Semam
Lançamento de águas servidas
Lançamento de esgoto
Poluição sonora
Poda irregular de árvores
Poluição atmosférica
Invasão de área de preservação permanente

CRAS
Inclusão no CadÚnico
Atualização cadastral

Educação
Autorização de estágio supervisionado
Autorização de pesquisa CREI/Escola
Furto, extravio ou perda de equipamentos
Prestação de contas emendas impositivas
Reconhecimento de dívida
Solicitação de Chromebooks e chips de internet
Solicitação de espaço físico – Escola/CREI
Solicitação de pagamento (DTIC)
Solicitação diversa

Impostos e certidões
Emissão de nota fiscal avulsa
Certidão negativa
Parcelamento de débitos
Consulta nota fiscal avulsa

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra mais de 510 denúncias eleitorais, diz Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta quinta-feira (19/09) um total de 519 (quinhentas de dezenove) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 72
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Assembleia aprova projeto de lei que permite implantação de ciclovias nas rodovias estaduais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18/09) o projeto de lei que permite a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no perímetro urbano.

De autoria do deputado estadual, George Morais (União Brasil), a matéria havia sido aprovada no ano passado, no entanto foi vetada pelo governador João Azevêdo (PSB) sob o argumento que as diretrizes precisariam ser modificadas para melhor adequação do serviço.

O texto segue para apreciação do plenário.

“Para não ter mais desculpa, fiz as adaptações necessárias, melhorei e reapresentei o projeto, que ontem já superou a primeira etapa e agora será votado por todos os deputados e deputadas. Segue a luta! Mobilidade e segurança viária sempre serão prioridades no nosso mandato!”, disse George.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro defende projetos que estimulem geração do 1° emprego para jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

candidato a vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu a apresentação de projetos que desburocratizem e estimulem a geração do 1° emprego para jovens, em João Pessoa.

Defensor do empreendedorismo, Fábio Carneiro disse que esse é um tema que pretende adotar como uma das principais bandeiras de luta no mandato a partir do próximo ano na Câmara Municipal.

De acordo com Fábio, uma parcela significativa dos jovens está fora do mercado de trabalho por falta de uma oportunidade. “O que vemos é que algumas empresas não possuem uma política de apostar nos novos valores, e por isso estamos atentos a esse tema para apresentarmos projetos e iniciativas que estimulem o 1° emprego para a juventude”, afirmou.

Fábio ressaltou também que outra ação sua como vereador será viabilizar a capacitação de mão de obra para ser absorvida nos novos empreendimentos que estão surgindo na cidade. “O pólo turístico Cabo Branco vai ganhar resorts, parque aquático e importantes empreendimentos, por isso temos que viabilizar a capacitação do público que hoje está fora do mercado de trabalho para estar pronto para essa e outras oportunidades que surgirão”, destacou.

Continue Lendo