Nos acompanhe

Negócios

Sine-PB oferta mais de 620 vagas de emprego em 10 municípios a partir desta segunda-feira

Publicado

em

A partir desta segunda-feira (22/07), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) está disponibilizando 626 vagas de emprego distribuídas em 10 municípios paraibanos. Só na Capital, 248 vagas estarão em oferta. Há também vagas nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Sapé, Patos, Pombal e São Bento.

Em João Pessoa, as opções ofertadas são bem variadas. Há vagas de emprego para servente de obras (10), costureira (9), agente de portaria (8), faturista (3), técnico de pescados e derivados (3), garçom (2), cumim (2), motofretista (1), técnico em segurança do trabalho (1), vigia (1 – para pessoa com deficiência), etc. Há também vagas para estágio, a exemplo de três para advogados.

Em Campina Grande, são 154 ofertas de emprego, sendo 55 só para servente de obras e 20 para pedreiro. Mas também existem vagas para lavador de automóveis (9), auxiliar de contas a pagar (2), bombeiro civil (1), entre outras.

No Brejo, em Guarabira, estão à disposição 130 vagas de emprego, mas todas são para costureira em geral.

Em Santa Rita, quase todas as 49 vagas disponíveis pelo Sine-PB são para auxiliar de linha de produção.

Na Grande João Pessoa, em Bayeux e Cabedelo há 12 vagas de emprego (em cada cidade). Bayeux tem oportunidades para entregador de gás (2), supervisor de transportes (1), serralheiro de alumínio (1), entre outras. Já em Cabedelo há emprego para auxiliar de expedição (1) e churrasqueiro (1), entre outros.

No posto do Sine-PB da cidade de Sapé existem sete opções de emprego, das quais três são para operador de caixa.

No Sine-PB da cidade de Patos há seis vagas, entre elas para encarregado de açougue, de frios e de hortifrutigranjeiros.

Os municípios de Pombal e São Bento têm a oferecer quatro vagas de emprego (cada um). No primeiro as ofertas são para operador de caixa, vendedor interno e repositor em supermercado. Já em São Bento tem emprego para vendedor, atendente de lanchonete e gerente de empresas comerciais.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira  aqui as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:

João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Negócios

Mardisa Hotel e Resort formaliza instalação de novo empreendimento na Paraíba nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Polo Turístico Cabo Branco, um dos maiores polos hoteleiros do Nordeste, receberá um novo empreendimento que contemplará a atividade do setor na Paraíba. Nesta segunda-feira (16/09), os empreendedores Maria Edwiges Lobato Goes de Albuquerque e Alexandre Teixeira Jubert assinam documento para a formalização da instalação do Mardisa Hotel e Resort.

O evento será realizado no DCT – Duo Corporate Towers, que fica às margens da BR-230, próximo ao Manaíra Shopping, a partir das 11h, e contará com as presenças do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e secretários da área econômica do Governo do Estado.

O Polo Turístico já tem em andamento as obras de mais outros cinco empreendimentos.

 

Continue Lendo

Negócios

Dia da Cachaça: bebida supera preconceitos e movimenta mercado milionário na Paraíba e no Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O dia 13 de setembro marca o Dia Nacional da Cachaça. De tira-gosto pós-almoço a símbolo cultural, de ingrediente na tradicional culinária nordestina a elemento essencial da alta gastronomia, a cachaça é uma das bebidas mais versáteis, populares e emblemáticas das culturas do Brasil e do Nordeste.

A Paraíba se destaca tanto regional quanto nacionalmente na produção do produto: o estado é o segundo maior produtor de cachaça de alambique do Brasil, com mais de 100 engenhos em funcionamento que produzem, anualmente, cerca de 25 milhões de litros da bebida – volume menor apenas que o do estado de Minas Gerais. Em todo o Brasil, são 1.217 cachaçarias registradas .

“A cachaça está muito arraigada dentro da nossa cultura, da nossa história”, comenta o Diretor de Turismo da Secretaria de Turismo da Paraíba, Miguel Ângelo. “É uma bebida que marcadamente tem a ver com as nossas origens enquanto povo, que remonta desde o período da colonização. E para a Paraíba ela tem um sabor muito especial: as nossas cachaças estão entre as melhores do Brasil”, acrescenta.

Tamanha é a importância da cachaça para a economia e a cultura do estado e do Brasil que ela ganhou um festival especial com destaque para os principais produtores nacionais: o Festival Brasil Cachaças, que explora a história, o impacto econômico e a influência cultural da bebida em nosso país e reúne produtores, comerciantes e apreciadores. O evento vai acontecer entre os dias 23 e 26 de outubro em vários pontos de João Pessoa, como o Espaço Cultural José Lins do Rego, o auditório do Sebrae e o Hotel Globo, além do Engenho Granraiz.

“O Brasil Cachaças chega mais uma vez a João Pessoa para celebrar e apresentar ao mercado e ao público em geral as últimas novidades dessa bebida que é tão importante para as culturas paraibana e nacional. O evento vai oferecer palestras, concursos, degustações e vivências que, acreditamos, serão experiências extremamente enriquecedoras tanto para profissionais da área quanto para apreciadores da cachaça”, explica Fernanda Melo, organizadora do evento.

Do Brasil para o mundo, cachaça conquista paladares

Hoje, a cachaça é apreciada em todas as classes e alçada como símbolo de identidade nacional – no Brasil e no mundo. Além de produzirem para o mercado interno, as cachaçarias brasileiras levam a cachaça como produto cultural e gastronômico nacional para países de todos os continentes.

Em 2023, de acordo com o Ministério da Agricultura e da Pecuária (Mapa), o setor registrou mais de R$ 111 milhões em exportações, o maior montante da série histórica. Os Estados Unidos são o principal  mercado consumidor, representando 23% das exportações.

Mas a realidade nem sempre foi essa. De acordo com o bartender e mixologista Laércio Zulu, vencedor do prêmio World Class Brasil (o Oscar da coquetelaria) e um dos principais nomes do setor no país, até pouco tempo a bebida era vista como um produto inferior mesmo entre os brasileiros.

“Há 15 anos, as pessoas achavam que a cachaça servia apenas para fazer caipirinhas – os clientes chegavam a rir se oferecermos a cachaça em algum outro tipo drink da coquetelaria clássica”, diz o especialista.

Segundo Zulu, a cachaça começou a ser incorporada maciçamente à coquetelaria nacional após superar décadas de preconceito. “A cachaça vem crescendo nesse mercado e sendo cada vez mais vista por profissionais e pelo público como produto gastronômico de fato. Agora, estamos começando a lidar com os destilados de forma geral sem tanto viralatismo, colocando a cachaça num mesmo patamar que bebidas como o whisky, conhaque, rum e gim”, explica.

Para o mixologista, eventos que exploram a riqueza gastronômica e cultural da cachaça, como Brasil Cachaças, são essenciais para que a bebida siga superando os estereótipos ainda existentes e alcance um público cada vez maior.

“Eventos como esse ajudam muito a aproximar novas pessoas desse mercado, a entender que existem sim cachaças de qualidade e de alto valor gastronômico”, avalia. “Serão diversas marcas, profissionais, produtores e apreciadores que poderão desmistificar uma série de rumores que ainda circulam dentro da nossa cadeia de produção”, conclui.

Continue Lendo

Negócios

Paraibanos podem concorrer a 60 mil bolsas gratuitas do Santander Universidades

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Santander anuncia o lançamento da primeira edição do Santander Tech+, o programa inédito vai oferecer 60 mil bolsas digitais para introdução a novas tecnologias e ferramentas de inteligência artificial. Além disso, os participantes terão acesso a um curso de aperfeiçoamento nas áreas de Back-End, Front-End e Data Science. Diferentemente da maioria dos programas, em que os candidatos escolhem sua trilha de programação na inscrição, o programa adota uma abordagem diferente: os bolsistas começarão com uma trilha de nivelamento e terão um teste de direcionamento para apoiar na escolha de qual conteúdo mais se adapta às suas habilidades e plano de carreira. Os interessados devem se inscrever até 06/10/2024 pela plataforma Santander Open Academy https://app.santanderopenacademy.com/pt-BR/program/santander-tech?utm_source=web&utm_medium=referral&utm_campaign=imprensa-std

Os 1.000 alunos mais bem avaliados terão acesso ao pacote Ada Skill+, serviço exclusivo que permite o aprofundamento nas principais ferramentas de dados e inteligência artificial para atuação em qualquer área do mercado de trabalho. Ao todo, são 30 horas de conteúdos assíncronos, cursos digitais e avaliações para aprimorar habilidades técnicas, 4 horas de mentorias individuais e 18 horas de aulas coletivas, com sessões ao vivo e aprendizado em grupo, totalizando 6 meses de aprendizado. “O Santander Tech+ proporciona uma experiência personalizada e eficiente para os bolsistas, por meio de um método que ajuda os alunos a escolherem a trilha mais adequada às suas skills e interesses, além de preparar profissionais para as demandas do mercado, com uma formação sólida para deixá-los aptos para contribuir com o setor da tecnologia”, afirma Marcio Giannico, sênior Head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil.

O Santander Tech+ é realizado em parceria com a Ada Tech, que há quatro anos é a fornecedora do programa do Banco que educa e profissionaliza pessoas interessadas pelo mundo da T.I e programação chamado Santander Coders. A empresa é uma plataforma de educação que oferece formações em tecnologia com foco em empregabilidade. Sua colaboração com o Santander tem sido fundamental para promover a formação de talentos na área de programação. Juntos, eles têm distribuído milhares de bolsas de estudo com oportunidades de aprendizado de alta qualidade para aspirantes a desenvolvedores. “Estamos muito contentes em lançar mais um novo programa com o Santander, com foco na inclusão produtiva de jovens no mercado de trabalho. Iniciativas como essa fazem a diferença na vida de milhares de pessoas e geram renda sustentável no Brasil”, afirma Felipe Paiva, CEO da Ada Tech

Para Karen Barcelos, ex-aluna do Santander Coders, o curso foi fundamental para se atualizar com as principais práticas do mercado, e ressalta o acompanhamento emocional e técnico que teve com os profissionais da Ada durante as aulas. “Meu único arrependimento foi não ter descoberto antes as iniciativas gratuitas do Santander Open Academy. Tive a oportunidade de ter aulas com professores que se preocupavam não apenas com o conteúdo passado, mas com seu desenvolvimento humano e profissional dentro do programa, e é incrível ver como isso foi determinante para que as portas começassem a se abrir”, relata.

Segundo estudo divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o Brasil está entre as 10 potências globais do setor de tecnologia. Os aportes feitos em solo nacional ultrapassaram os US$ 50 bilhões em 2023, que representam 1,6% da fatia global de investimentos. Na América Latina, onde o País lidera, a participação subiu de 36,5% em 2022 para 37,2% no ano passado.

Continue Lendo