Quem quer se divertir com a criançada nesse fim de semana, uma ótima opção é curtir o projeto ‘Férias na Bica’, realizado de terça-feira a domingo, no Parque Arruda Câmara, no bairro Tambiá. Neste sábado (20), a partir das 9h, a programação conta com exposição e palestra, e terá como convidada a Associação Peixes da Caatinga. No domingo (21), a partir das 10h, as famílias podem curtir uma atividade com criadores de abelhas nativas, com a Associação de Meliponicultores da Paraíba (Amel-PB).
Todas as atividades realizadas no Parque Arruda Câmara são gratuitas aos visitantes, mas as vagas são limitadas e destinadas por ordem de chegada. É necessário apenas o pagamento da taxa ambiental de entrada, que custa R$ 3. “É importante comparecer pouco antes do horário da atividade e utilizar sapatos fechados. As crianças devem estar acompanhadas dos responsáveis. Quem for chegando, pode procurar os educadores ambientais em frente ao setor de educação ambiental”, orientou Milenna Simões, diretora do parque.
Nesta sexta-feira (19), a programação contou com uma atividade especial, que iniciou com a ‘Trilha da Biodiversidade’, onde os educadores ambientais guiaram os visitantes para conhecer a rica flora do parque e, em seguida, conhecer mais sobre serpentes e a rotina do zoológico. À tarde, além das curiosidades sobre animais taxidermizados, os visitantes conheceram um pouco sobre a vida dos insetos.
Durante a Trilha da Biodiversidade, os participantes puderam observar diversas espécies de plantas e aprender sobre a importância da preservação do meio ambiente. Logo após, eles acompanharam o momento do ‘Banho de Sol dos Répteis’, onde viram de perto a píton albina, que pesa cerca de 70 quilos e mede em torno de 4,3m, além de 4 serpentes da espécie corn snake. A atividade permite aos visitantes entenderem mais sobre o comportamento desses animais e a importância da luz solar para eles, além de um pouco da rotina do zoológico.
Segundo o ecólogo Kleber Filho, responsável pelo setor dos répteis, a ideia da atividade é que as pessoas conheçam um pouco dos animais, principalmente as serpentes, para desmistificar e mostrar a importância que eles têm para a natureza. “Se a gente conhece, a gente começa a preservar e a entender a importância e papel desses animais no meio ambiente e essa ação permite que as pessoas aprendam um pouco mais sobre esses animais. Nessa atividade de férias a gente mostra os répteis em geral. Tem dias que trazemos os quelônios aquáticos e terrestres, alguns lagartos e hoje foi o dia das serpentes”, afirmou.
Camila Rangel Brasileiro participou da Trilha da Biodiversidade junto com o filho Mateus, de 8 anos e a sobrinha Fernanda, de 10 anos, e afirma que escolheram este dia porque o filho acha interessante a programação com répteis. “Vimos algumas árvores que não conhecemos e a educadora ambiental explicou também a questão de ter algumas caixas na trilha para o controle do mosquito da dengue e eles puderam também presenciar o banho de sol das serpentes. Muito interessante, as crianças adoraram, tiraram fotos e conheceram um pouquinho mais sobre elas”, comentou.
A visitante Gleiciane Andriola, acompanhada de duas filhas e uma sobrinha, Maria Heloísa, Beatriz e Alice, comenta que, como mãe, acha a programação de férias muito interessante. “Todo ano a gente vem no período de férias escolares. Isso encanta as crianças, faz elas terem mais interesse pelo meio ambiente e aprender também sobre os limites e aqui tem uma educação realmente ambiental, não falta instrutor, tudo muito seguro, tudo muito preparado para as crianças e acho um evento riquíssimo para as crianças terem esse contato com a natureza. Eu acho que é muito proveitoso”, disse.
À tarde, após a ‘Exposição de Animais Taxidermizados’, no Museu de História Natural, os visitantes acompanharam o educador ambiental da Bica, que falou sobre a ‘Vida de Inseto’ pelos caminhos do parque.
Férias na Bica – A programação vai até o dia 31 de julho, oferecendo atividades educativas e lúdicas, que acontecem de terça a domingo, de manhã (a partir das 8h30) e à tarde (a partir das 14h), para crianças e adultos. Entre as atividades, estão oficinas de reciclagem, trilhas educativas e muito mais.
“Convidamos a todos para participar e aproveitar a programação de férias do Parque Arruda Câmara, que combina educação ambiental e diversão. Queremos promover um futuro mais sustentável para todos e dar oportunidade ao visitante de conhecer melhor nosso dia a dia”, complementou Milenna Simões.
O Parque Arruda Câmara abre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com entrada até às 16h e taxa ambiental de R$ 3. Crianças com até 7 anos, pessoas com deficiência e idosos acima de 60 anos não pagam a taxa.
Veja a programação completa:
Terça-feira
Manhã (8h30): Piquenique dos Animais
Tarde (14h): História do Parque e da Fonte + Trilha das Águas
Quarta-feira
Manhã (8h30): Passarinhando na Bica + Experiência no Recinto das Aves ou Falcoaria
Tarde (14h): Trilha da Biodiversidade + Jogo de Tabuleiro Gigante
Quinta-feira
Manhã (8h30): Oficina dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) + Produção de Estampa de Ecobag com Tinta Natural
Tarde (14h): Produção de Enriquecimento Ambiental
Sexta-feira
Manhã (8h30): Trilha da Biodiversidade + Observação do Banho de Sol dos Répteis
Tarde (14h): Exposição de Animais Taxidermizados + Vida de Inseto
Sábado (20)
A partir das 9h
Exposição e Palestra
Associação Peixes da Caatinga
Domingo (21)
A partir das 10h
Atividade com criadores de abelhas nativas (sem ferrão)
Associação de Meliponicultores da Paraíba (Amel-PB)