Nos acompanhe

Negócios

Com tecnologia e humanização, UTIs do hospital da Unimed JP se destacam pela excelência

Publicado

em

Saber que um parente ou amigo precisa ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) gera angústia e medo. Mas, esses sentimentos podem ser amenizados quando se conta com uma estrutura adequada e uma equipe preparada para o atendimento, dentro de um conceito de humanização que faz toda a diferença nessa situação.

Com um projeto que alia tecnologia, humanização e uma equipe qualificada, as UTIs do Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW), unidades de alta complexidade que integram a rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa, têm se notabilizado por resultados de excelência.

ESTRUTURA E EQUIPE

O HAUW é equipado com quatro UTIs para atendimento adulto (uma cardiocirúrgica, duas clínicas e uma geral), totalizando 35 leitos; e um UTI Neonatal, com 13 leitos. As unidades contam com médicos intensivistas plantonistas (modelo vertical) e médicos intensivistas diaristas (modelo horizontal).

Esta estratégia assistencial, utilizada nos grandes centros e implantada na Unimed-JP na pandemia, é responsável por melhoria na qualidade do desfecho clínico com ganho inequívoco de eficiência.

O médico diarista (horizontal) tem uma visão integral da evolução do quadro clínico e tratamento dos pacientes, o que possibilita uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, além de reforçar os laços de confiança com os familiares.

A equipe de diaristas das UTIs é composta ainda por 108 profissionais de enfermagem, além de fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e dentistas. Estes se somam aos médicos plantonistas formando uma equipe multiprofissional disponível presencialmente 24 horas por dia.

INDICADOR DE QUALIDADE

O indicador mais utilizado para avaliar a qualidade de uma UTI é a Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP), que corresponde à relação entre a mortalidade esperada para o serviço e aquela de fato observada. Uma TMP menor que 1 indica que a mortalidade foi menor que a esperada. Todas as UTIs do Hospital Alberto Urquiza mantêm uma taxa de mortalidade padronizada menor que 1. Em outras palavras, apresentam eficácia clínica.

Uma das estratégias inovadoras de cuidado utilizadas nos pacientes das UTIs são os “rounds multidisciplinares”, momentos em que a equipe multiprofissional se reúne para debater o quadro clínico de cada paciente e assim definir a melhor conduta a ser adotada. “É um trabalho de uma equipe focada na recuperação do paciente. Nosso maior propósito é devolver esse familiar ao seu lar na melhor condição possível”, declarou a gestora operacional do Hospital Alberto Urquiza, Yuzeth Brilhante.

VISITA ESTENDIDA

Algumas práticas de cuidado e acolhimento são extensivas à família. É o caso da visita estendida, que o Hospital Alberto Urquiza Wanderley adota desde 2017. Através dessa iniciativa, o paciente tem direito a ser acompanhado no leito por um familiar ou pessoa próxima por um período de 12 horas durante todo o tempo de internação.

Isso traz conforto para o paciente e para a própria família. Antes, a UTI era vista como um espaço pouco acessível, o que gerava angústia para os familiares. Com a visita estendida, os parentes podem ficar perto da pessoa querida, diminuindo a ansiedade e melhorando a comunicação com a equipe multiprofissional. O acesso segue protocolos rígidos de segurança.

Para o paciente, um dos grandes benefícios da visita estendida é a redução do delirium, condição em que a pessoa perde a noção do tempo por conta da internação. Outro ponto positivo é a diminuição do tempo de hospitalização. “O tempo de permanência médio na UTI geral no nosso hospital gira em torno de seis a sete dias enquanto que em pacientes de mesmo perfil, em outras unidades, observamos o tempo de permanência médio de oito a dez dias. Essa redução muito se deve a esse componente de humanização”, explicou o intensivista Erick Albuquerque, supervisor das UTI do Hospital Alberto Urquiza.

QUALIDADE RECONHECIDA

Esse trabalho é reconhecido e certificado por instituições que avaliam a qualidade e eficiências das Unidades de Terapia Intensiva. Em junho deste ano, as UTIs Geral, Cardiocirúrgica e Clínicas 1 e 2 receberam o certificado de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela empresa de sistema de gestão Epimed Solutions.

As UTIs também são certificadas pela Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral (Braspen) e pela Nestlé em razão da qualidade dos protocolos de nutrição implantados. Em âmbito estadual, as UTIs do HAUW receberam um certificado da Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB) pelas boas práticas de segurança do paciente.

Continue Lendo

Negócios

Terapias especiais: novas clínicas da Unimed JP têm capacidade para atender mais de mil clientes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

“O nosso usuário tem que ser assistido com a melhor qualificação técnica e a nossa motivação está em dar o devido respeito e valor a quem coloca o seu bem mais precioso em nossas mãos, que é a vida”. A declaração foi dada pelo presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, terça-feira (15), durante a inauguração de duas modernas clínicas especializadas em síndromes e patologias do neurodesenvolvimento: a Unintegra Torre e a Unintegra Praça da Independência.

Juntas, as novas unidades têm capacidade para atender mais de mil clientes, com assistência multidisciplinar de profissionais especializados no método ABA e outras terapias complementares relacionadas ao atendimento do público-alvo. Elas vão oferecer acompanhamento individualizado de maneira integral para os pacientes e suas famílias e fazem parte dos projetos de expansão da rede própria da Unimed João pessoa.

O presidente Gualter Ramalho informou que as duas unidades da Unintegra resultam de um esforço da gestão da Unimed JP e dos profissionais envolvidos em proporcionar assistência de excelência e humanizada. “Essa é a essência da Unimed: acolher, cuidar de vidas, se solidarizar e fazer parte da rede de apoio a esses pacientes”, destacou. A unidade Torre já está funcionando; a Unintegra Praça da Independência começará os atendimentos em novembro.

Para o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Júnior, que veio a João Pessoa para uma série de eventos realizados pela Unimed JP, a assistência e a estrutura das clínicas vão contribuir para o melhor desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Esse serviço tão completo nos deixa contentes em levar o nome da Unimed com essa qualidade de atendimento. Aqui percebo que será feito o cuidado integral da saúde desses pacientes e dos seus familiares”, disse.

ATENDIMENTO HUMANIZADO

Desde a idealização até a execução do projeto das clínicas Unintegra, a proposta da Unimed JP é promover a saúde e a assistência integral aos pacientes. “Trata-se de um projeto humanizado, focado na criança e no adolescente, na família e nos nossos profissionais. Sabemos que os desafios serão diários e de muita responsabilidade, porém, não pode faltar amor e empatia”, disse a gestora médica das clínicas, Fátima Oliveira.

O diretor de Provimento de Saúde da Unimed JP, Ricardo Queiroga, pasta responsável pelas clínicas, lembrou que o investimento reflete a preocupação da Unimed JP em oferecer a melhor assistência aos seus beneficiários na rede própria. “É a concretização de um sonho da gestão que tem pautado na primarização (abertura de unidades próprias) de alguns serviços. Esse projeto vem, principalmente, para balizar a qualidade do atendimento dos nossos usuários”, afirmou.

A inauguração das clínicas foi dividida em dois momentos. Pela manhã, em um evento interno, o presidente Gualter Lisboa Ramalho inaugurou a Unintegra Torre. O pequeno José Heitor Amaral de Carvalho Palmeira, que já é atendido na clínica, “ajudou” no descerramento da placa de inauguração. À tarde, houve a inauguração da Unintegra Praça da Independência, que contou com vários convidados. Entre eles, além de Omar Abujamra, também estavam o assessor jurídico da Unimed do Brasil, Jeber Juabre Junior; o presidente da Unimed Campina Grande, Francisco Vieira; a superintendente de Redes da Unimed João Pessoa, Ana Luiza Ferreira; além de empresários, imprensa, políticos, parceiros e clientes corporativos da Unimed JP.

DIA DE INAUGURAÇÕES

Durante todo o dia de ontem, além da inauguração das clínicas Unintegra, a Unimed João Pessoa realizou uma série de eventos dentro da programação que está realizado em conjunto com as entidades médicas paraibanas para comemorar o Dia do Médico, 18 de outubro.

Ao meio-dia, foi realizado um almoço para celebrar a assinatura das escrituras dos terrenos inclusos na permuta feita entre a Unimed JP e o governo do Estado. O presidente Gualter Ramalho recebeu o governador João Azevêdo; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino; e diversas outras autoridades e médicos que contribuíram para o projeto.

No final da tarde, o último evento foi a inauguração da Casa do Cooperado, setor de atendimento aos médicos da Unimed JP, que agora ganhou uma estrutura própria. No mesmo prédio da Casa do Cooperado, no primeiro andar, foram inauguradas as novas instalações da Unimed Federação Paraíba, instituição que reúne as cinco Unimeds da Paraíba (João Pessoa, Campina Grande, Patos, Souza e Cajazeiras).

Continue Lendo

Negócios

Ville Wine Fest: João Pessoa sediará um dos maiores eventos que celebra a cultura do vinho

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

João Pessoa será palco para um importante festival gastronômico que promove a cultura do vinho. O Ville Wine Fest, que ocorrerá no próximo dia 25 deste mês de outubro, irá contar com mais de 50 rótulos de vinhos de 15 países distintos vão compor a carta oferecida pelo festival. O evento será no Ville des Plantes, em João Pessoa, a partir das 18h30, e reúne o melhor do mundo dos vinhos com uma experiência gastronômica única, além de atrações culturais.

De acordo com a sommelière Manu Vilhena, especialista com quase dez anos de experiência e responsável pela curadoria dos vinhos do festival, a principal preocupação ao escolher os rótulos foi oferecer ao público pessoense uma variedade que possa abranger culturas e localidades diversas, ampliando o acesso das pessoas a vinhos de diferentes sabores, texturas e histórias.

“A minha principal preocupação – além, claro, da qualidade dos rótulos escolhidos – foi em variar e diversificar os vinhos que serão ofertados ao longo do festival – não apenas em relação às uvas, como também às regiões onde eles foram produzidos”, explica.

O Ville Wine Fest conta, até o momento, com cinco fornecedores confirmados, que irão garantir a oferta de mais de 50 rótulos da bebida aos participantes do festival. “São vinhos das mais variadas uvas, tipos e propostas. Esperamos, assim, colocar João Pessoa definitivamente na rota dos grandes eventos enogastronômicos”, acrescenta Malu Vilhena.

Ville Wine Fest

Além do open bar de vinhos, cada ingresso para o Ville Wine Fest dará direito também a dois vouchers de menus exclusivos, que poderão ser usados em duas das  operações gastronômicas do  Ville des Plantes. Além disso, ao longo da noite haverá a apresentação de DJs e dos grupos Funkeira e Trio Brizza.

“O Ville Wine Fest é uma festa, um evento contagiante que une as pessoas que buscam novas opções de entretenimento. O Ville des Plantes já tem uma atmosfera e uma estrutura que promove o encontro e a alegria, recebendo Pessoenses e turistas de todo o Brasil”, comenta Gilberto Neszlinger, organizador do festival.

Os ingressos para o festival já estão disponíveis e podem ser adquiridos a partir do link https://www.ingressonacional.com.br/evento/28985/ville-wine-fest, ou presencialmente no restaurante Moman e na Abô Café, localizados no Ville des Plantes. Com valores a partir de R$ 390 mais taxas de serviço, as entradas abrangem as categorias inteira, meia e ingresso social.

SERVIÇO
Ville Wine Fest
Data: 25 de outubro, das 18h30 às 23 horas
Local: Ville des Plantes
Início das Vendas: 04 de setembro, a partir das 18 horas
Valores (1º lote): R$ 390 (Meia), R$ 400 (Social, com doação de 1 quilo de alimento), R$ 780 (Inteira)

Continue Lendo

Negócios

Famiglia Muccini revoluciona degustação de vinhos alto padrão em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Degustar uma garrafa de vinho premium e de alto valor pode não ser um hábito para todos, mas muita gente tem a vontade e a curiosidade em saber o gosto de uma bebida tão valiosa. Pensando nisso, o restaurante Famiglia Muccini, em João Pessoa, conhecido por sua gastronomia afetiva e de alta qualidade e por seu ambiente acolhedor, trouxe uma novidade inédita que promete transformar a experiência da degustação de vinhos de alto padrão em João Pessoa: o coravin.

Esse sistema inovador preserva a integridade do vinho sem retirar a rolha, ao utilizar uma agulha fina para extrair o líquido, enquanto injeta gás argônio para impedir a oxidação. Dessa forma, pode-se tirar apenas uma taça, e o restante do vinho permanece intacto. “A decisão de adquirir o coravin foi motivada pelo desejo de oferecer uma experiência única ao nosso cliente, permitindo que ele desfrute de vinhos excepcionais por taça, sem a necessidade de abrir a garrafa inteira”, afirma Talissa Mozzini, proprietária do restaurante.

O coravin garante que os rótulos de alto valor possam ser servidos por semanas ou até meses após a primeira extração, o que contribui para a preservação dos vinhos. “Com o coravin, conseguimos oferecer a oportunidade de degustar rótulos raros e de maior valor agregado, que facilita o acesso a vinhos que antes eram considerados inacessíveis. Acreditamos que essa novidade incentivará as vendas e a popularização de rótulos premium que temos na casa”, ressalta Talissa.

Vinhos raros ao alcance – Na Famiglia Muccini, a experiência vai além da taça. Ao escolher um vinho, o cliente recebe informações detalhadas sobre o rótulo, incluindo o tipo de uva, o processo de produção e a história da vinícola. Entre os disponíveis, estão grandes nomes como Barolo de Gianni Gagliardo (Itália), Seña (Chile), Epu (Chile), Baronesa P. (Chile), Château Gruaud Larose (França), La Serre Nuove (Itália) e Ornellaia (Itália). “No Famiglia Muccini, encontram-se grandes nomes da vinicultura mundial, cuidadosamente selecionados para oferecer uma verdadeira imersão no mundo dos  vinhos premium. Estamos orgulhosos de trazer essa inovação para João Pessoa, permitindo que o cliente vivencie o melhor dos vinhos premium com a confiança de que sua degustação será perfeita, do primeiro ao último gole”, afirma Talissa.

Para quem deseja conhecer o sistema coravin e degustar esses vinhos excepcionais, o restaurante Famiglia Muccini está localizado na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 140, em Tambaú. O restaurante funciona todos os dia nos horários de 11h30 às 15h e de 18h às 00h. Para mais informações, o perfil do Instagram é @famigliamuccini e o telefone é (83) 98885-0719.

Continue Lendo