Nos acompanhe

Negócios

Ilha Tech lança programa para empresas causarem impacto social enquanto geram líderes em ESG

Publicado

em

O hub de inovação Ilha Tech lança em João Pessoa nesta quarta-feira (17.07) o “Programa Mães & Filhos – gerando impacto social enquanto formamos líderes em ESG”, um programa de responsabilidade social para médias e grandes organizações que estão iniciando o processo de aderir à agenda ESG (sustentabilidade, social e governança) e interessadas em causar impacto em comunidades vulneráveis.

A startup paraibana TrêsBê Delas entra como executora. Thayane Belchior, CEO da aceleradora de negócios femininos, explica que a iniciativa Mães & Filhos convida empresas privadas a fazerem parte do programa como mantenedoras e vai executar dentro de uma comunidade em vulnerabilidade social, na capital paraibana, dois programas de aceleração da TrêsBê Delas: o Acelera Mei Mulher para mães empreendedoras e o Acelera Open Future para os filhos, jovens dessa comunidade.

As empresas privadas que serão mantenedoras do programa, além de gerar impacto social proporcionando formação para essas mães e filhos, vão formar os seus gestores como líderes ESG, pois os gestores dessas empresas receberão vagas para uma terceira aceleração da TrêsBê, o Acelera Gestores, “que trabalha a formação de líderes ESG para criação de planos de ação e geração de indicadores na área de responsabilidade social, sustentabilidade e construção de governança e cultura que olhe para o futuro, pensando na construção desses indicadores de forma estratégica para empresa”, detalha a CEO da Trêsbê Delas.

“A gente capta mantenedores do programa Mães & Filhos que, com baixo custo de investimento, vão possibilitar a execução de um Acelera Mei Mulher e um Open Future dentro de algum ambiente de vulnerabilidade social e quando eles se tornam mantenedores desses programas que são de responsabilidade social, eles ganham vagas na formação do Acelera Gestores, por isso que o programa Mães e Filhos vem com a frase ‘gerando impacto social, enquanto formamos líderes em ESG’, porque ao mesmo tempo em que a empresa vai tá gerando os primeiros indicadores, ela vai tá formando os seus líderes para darem continuidade nesse tipo de projeto, nesse plano de ação após a finalização do programa como um todo”, explica Thayane Belchior.

O Programa Mães e Filhos é, portanto, a união de três programas de aceleração. Serão cinquenta mães e cinquenta jovens impactados. E cada empresa mantenedora (patrocinadora) da iniciativa ganha duas vagas no Acelera Gestores, a formação de líderes em ESG que vai acontecer no Ilha, em João Pessoa. As inscrições para o lançamento do Programa Mães e Filhos – Ilha & Trêsbê Delas podem ser feitas através deste link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdJTGTwXFZUtm97fP_oMvBVprEp4H0b8zwAn3l9twQ9MHlQsQ/viewform

Fomento ao ecossistema de inovação na capital paraibana

O Ilha é um hub de inovação que é parte do ecossistema de negócios do Sin Group, uma holding de comunicação que tem sob gestão a agência de publicidade Sin Comunicação, uma empresa de PR, a Ima Gestão de Imagem, a empresa de dados Keek Inteligência, além de uma consultoria especializada em inovação com a RD Innovation.

Inaugurado em 2023, o Ilha abriga atualmente três startups: a Lançar 21, especializada em mercado imobiliário e aceleração de vendas, a Edidesk que atua facilitando o credenciamento de profissionais como fornecedores do sistema S em todos os estados brasileiros e a Trêsbê DELAS, um ecossistema de aceleração e empoderamento de negócios femininos e da comunidade LGBTQIAPN+.

Um hub é um espaço que atua facilitando a conexão entre diferentes agentes do ecossistema de inovação, propiciando o surgimento de ideias disruptivas e parcerias estratégicas. No Ilha, as principais áreas de negócio são: Ilha Spaces, Ilha Academy, Ilha Tech e Ilha Org.

O Ilha Spaces compreende todos os serviços dos espaços de locação para eventos, reuniões e gravação de podcasts.

O Ilha Academy é o braço de educação do hub, em que são realizados cursos, workshops, palestras, hackathons e outros desafios para criação de competência em temas como inovação, growth, inteligência artificial e agilidade.

O Ilha Tech é uma consultoria de inovação, onde o foco é resolver problemas e tirar ideias do papel.

Já o Ilha Org é a associação que se articula com diferentes organizações no mundo todo para criar e executar projetos de desenvolvimento local em temas como cidades inteligentes, ESG, inclusão e equidade.

Continue Lendo

Negócios

Sine-PB oferta mais de 750 vagas de emprego a partir de segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir desta segunda-feira (21), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) vai ofertar 757 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos. A maioria das oportunidades está em João Pessoa, com 508 vagas, e as demais nas cidades de Campina Grande, Sapé, Santa Rita, Patos, Pombal, Cabedelo, Mamanguape, Bayeux, Conde e Guarabira.

Atendente de telemarketing (que exige o ensino médio completo) é a função que continua disponibilizando o maior número de vagas – 300 somente em João Pessoa, que também oferta vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria (10), pedreiro – fund incompleto (10), vendedor pracista – possuir moto própria (6), carregador (armazém), carpinteiro, atendente de lanchonete, auxiliar de armazenamento (5 vagas cada cargo), entre outras.

Em Campina Grande, serão disponibilizadas 76 vagas, sendo oito vagas para carpinteiro – fund. incompleto, além de operador de trator e pedreiro (7 vagas para cada), ferreiro armador na construção civil (6), auxiliar de cozinha – fundamental completo (4), vendedor interno, serralheiro, servente de limpeza, operador de betoneira, designer de interiores, borracheiro, barman, arquiteto de interiores e analista contábil (1 vaga para cada função), atendente de padaria e operador de caixa (2 vagas para cada função), instalador fotovoltaico (3) e as demais vagas em diversas áreas.

No município de Santa Rita, serão oferecidas 78 vagas de emprego, das quais 25 para mecânico de manutenção de máquina industrial – vaga para aprendiz, servente de obras (25), auxiliar de linha de produção (10), oficial de serviços gerais na m. de edificações (5), para entregador de gás (4), e motorista de caminhão – 6 meses /CTPS (2), entre outras especificas.

No Sine-PB do Conde, serão ofertadas nove vagas, sendo 6 para empr. doméstico nos serviços gerais – fundamental completo, pintor de obras (2) e empr. doméstico nos serviços gerais – médio completo (1).

Em Patos, serão 10 vagas distribuídas em várias funções: auxiliar administrativo – médio completo (5), vendedor em comércio atacadista, desenhista industrial gráfico e auxiliar de cozinha (1 vaga cada cargo), e atendente de lanchonete – fundamental completo 3 meses/CTPS (2).

No Sine/PB de Mamanguape, estarão disponíveis três vagas para frentista – fundamental completo (possuir veículo próprio), operador de caixa e vendedor interno – médio completo (1vaga para cada função).  Ainda há oito vagas em Cabedelo, distribuídas para as funções de ajudante de carga e descarga de mercadoria, atendente balconista, motorista carreteiro e auxiliar administrativo (1 uma vaga para cada cargo), para vendedor porta a porta e montador a mão (2 vagas para cada função).

Em Sapé, 40 vagas serão ofertadas para quem busca emprego de servente de obras (20), agente de vendas de serviços e motorista de caminhão (3 vagas para cada), balconista de açougue e atend. do setor de frios e laticínios (2 oportunidades para cada função), e para garçom (5), entre outras.

Para Guarabira, o Sine-PB vai ofertar 16 vagas, direcionadas para a função de costureira em geral – médio incompleto – (6 meses CTPS). Em Bayeux, quatro vagas darão oportunidade a quem procura emprego nas funções de atendente de balcão e mecânico de veículos automotores (2 vagas para cada). No município de Pombal, serão disponibilizadas cinco vagas, para atendente de lojas (3), balconista e estoquista (1).

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira  as vagas 

Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Negócios

Vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios serão anunciadas nesta segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios acontece nesta segunda-feira (21), em João Pessoa, quando serão conhecidas as empreendedoras paraibanas vencedoras do concurso que busca estimular o empreendedorismo feminino e premiar histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres.
Este ano, 80 mulheres se inscreveram na Paraíba e disputam o Prêmio em cinco categorias: produtoras rurais, microempreendedor individual, pequenos negócios, ciência e tecnologia, além de negócios internacionais. A gestora do Prêmio, Ana Maria Mota, explica que essa é uma iniciativa que valoriza e incentiva o empreendedorismo feminino no Brasil, reconhecendo o trabalho e a dedicação de mulheres empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento do país.
“Desde 2004, o prêmio homenageia empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial que, com seus negócios, geram impacto social e econômico na região em que estão inseridas. Além de reconhecer o trabalho das empreendedoras, a iniciativa também tem como objetivo inspirar outras mulheres a investir em seus sonhos e acreditar em seu potencial empreendedor”, afirma.

O prêmio é composto por etapas estaduais, regionais e nacional. Na primeira delas, são escolhidas até cinco candidatas por estado e no Distrito Federal (uma de cada categoria). As vencedoras seguem para a fase regional, de caráter eliminatório, quando as mais bem avaliadas serão escolhidas por região (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste). Cada região terá apenas uma candidatura por categoria indicada para disputar a fase nacional, totalizando até 25 candidatas para a grande final, marcada para acontecer em evento especial.

A premiação das vencedoras nacionais inclui troféu de reconhecimento, participação em missão nacional em 2025 e ainda um instrumento de trabalho (tablet ou celular). Desde 2004, o prêmio já contou com a participação de mais de 100 mil mulheres que compartilharam suas jornadas de sucesso, representando empreendedoras de todo o Brasil. Mais de 200 delas foram premiadas.

Continue Lendo

Negócios

Dia do Chef de Cozinha: sócio do Grupo Nonino fala sobre desafios e arte de liderar na gastronomia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No dia 20 de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Chef de Cozinha, data que celebra os profissionais responsáveis por transformar ingredientes em experiências gastronômicas únicas.

No Brasil, o mercado está cada vez mais pulsante, com os profissionais ganhando reconhecimento e destaque. Entre os grandes nomes da gastronomia paraibana, o restaurantier André Nonino comanda, ao lado da sócia Heloísa Nonino, os três restaurantes do Grupo Nonino (Reserve Garden, Limone & Capperi e o Nonino Gastronomia, que será inaugurado em novembro).

André Nonino enfatiza que o trabalho do chef de cozinha é muito mais do que apenas escolher os ingredientes e preparar os pratos. “É preciso gerenciar toda a equipe, cuidar da logística dos ingredientes, estar atento às novidades e garantir que cada refeição entregue seja impecável”.

Como chef e empreendedor, André domina as etapas do processo: desde a criação de cardápios até o relacionamento com fornecedores, sem esquecer a responsabilidade de oferecer uma experiência única aos clientes. “O chef tem que passar na mesa, interagir com os clientes, gerenciar o negócio e se destacar no mercado. Os chefs se tornaram não apenas o nome, mas também o rosto dos restaurantes”, explica.

Continue Lendo