Nos acompanhe

Paraíba

Matinhas mostra força produtiva e distribui tangerinas para público no Caminhos do Frio 2024

Publicado

em

O Município de Matinhas, localizado na Região do Brejo paraibano e conhecido como a ‘terra da laranja’, mostrou a sua força produtiva ao disponibilizar centenas de quilos de tangerinas para que o público participante da Rota Cultural Caminhos do Frio 2024 possa degustar o sabor da fruta típica local.

Matinhas, que já se chamou ‘Nova Floresta’ e ‘Caamirim’, e está a pouco mais de 130 km de João Pessoa, a Capital do Estado da Paraíba, está na nona participação no evento e, portanto, festeja por mais um ano a força produtiva da população rural matinhense confirmando porque carrega o título de ‘terra da laranja’.

Durante entrevista ao @portaldacapital, o secretário municipal do Turismo, Wilker Cruz, lembra que em 2024 a Prefeitura criou a 1ª edição do Festival Nacional da Tangerina para exaltar a capacidade extrativista que nasce da iniciativa individual dos pequenos produtores rurais da região que plantam, colhem e vendem a fruta entre os meses de maio e outubro de cada ano.

Ainda segundo o gestor, no início a produção era voltada para a laranja comum, porém, com o passar dos tempos, os produtores rurais perceberam que a tangerina era o produto mais resistente ao período da estiagem fato que fez com que, a partir de então, esse tipo de laranja se transformasse no foco produtivo de, praticamente, todos os produtores rurais locais.

O movimento chamou atenção de estudiosos e pesquisadores que, através de pesquisas, identificaram que Matinhas, com uma produção de cerca de 30 mil toneladas, é o maior produtor de tangerina do Nordeste e o segundo do país, perdendo apenas para São Paulo.

A abundância da fruta e a certeza de um retorno econômico que inevitavelmente melhoraria a qualidade de vida da população foram incentivos essenciais para que houvesse uma organização dos próprios produtores que passaram a, inclusive, exportar a produção de tangerina para países como Espanha e Holanda, por exemplo.

Wilker Cruz afirma que a Prefeitura auxilia os produtores locais disponibilizando máquinas pesadas agrícolas para o preparo perfeito da terra para o plantio da laranja e, através da Secretaria da Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, ainda desenvolve ações para prevenir e controlar pragas e doenças nas plantações.

Curiosidade

O local também é famoso por produzir uma variação da laranja conhecida como tange, torange ou tangecidra. Fruta que pesa cerca de dois quilos, é vermelha por dentro e serve principalmente para a produção de doce.

Segundo um produtor local, a tange é uma fruta híbrida, ou seja, originada a partir do resultado do cruzamento de duas espécies de frutas diferentes que resultou numa “super laranja“. (Veja foto ao final da matéria)

Público

De acordo com o secretário de Turismo local, Wilker Cruz, a média de público aguardado para o evento da segunda (15/07) até a quinta-feira (18/07) é de duas mil pessoas. Já da sexta (19/07) até o domingo (21/07) a média esperada sobe para dez mil participantes dentre nativos e turistas.

Economia

O secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miguel Ângelo Gomes, durante entrevista ao @portaldacapital, afirmou que o investimento feito pelo Governo do Estado para a realização do evento em Matinhas foi de cerca de R$ 650 mil. Porém, deixou claro que a distribuição de valores depende do porte de cada município participante do evento.

Ainda segundo o secretário, em se tratando do movimento do comércio local, o evento proporciona um crescimento na ordem de 30%, porém, o número final só pode ser calculado ao término de cada temporada.

O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, também em entrevista ao @portaldacapital, lembrou que existe todo um preparativo prévio por parte das cidades para que o impacto econômico seja positivo para cada uma e suas respectivas populações.

As Prefeituras estão investindo cada vez mais nessas programações fazendo com que o fluxo de turistas durante a semana e no final de semana possa ser amplificado fazendo com que o comércio tenha esse impacto positivo“, enfatizou Ferdinando.

Rota Cultural Caminhos do Frio – Origem

O projeto ‘Rota Cultural Caminhos do Frio’ surgiu de modo tímido ainda no ano de 2005, sob comando da então prefeita de Bananeiras, Martha Ramalho, e de Ana Gondim, produtora cultural que, à época, era secretária Municipal de Cultura e Turismo.

Marta Ramalho, anos mais tarde, durante entrevista à imprensa paraibana revelou ter sido duramente criticada pela ideia de criar o projeto, inclusive, por prefeitos da época, da própria Região do Brejo paraibano que, anos depois, puderam testemunhar com os próprios olhos o sucesso da ideia.

Segundo Marta, no início foi uma luta árdua convencer aos gestores a acreditar na ideia, investirem e participarem do evento. Anos depois, as cidades começaram a fazer “fila” para também entrarem na Rota Cultural.

A Rota Cultural Caminhos do Frio chega, em 2024, à sua 19ª edição já consagrada como um dos mais importantes eventos culturais e turísticos do Brejo paraibano, do Estado da Paraíba e de todo o Nordeste com capacidade de movimentar milhões de reais em cada cidade durante os sete dias de roteiros em cada municípios que comemora todos os anos a visita de milhares de turistas que vem prestigiar uma das mais belas e acolhedoras regiões do país.

Rota Cultural Caminhos do Frio 2024

A Rota Cultural Caminhos do Frio 2024 chegou ao município de Matinhas e lá permanecerá até o dia 21 de julho. O evento já passou pelas cidades de Areia, Pilões e, ainda passará pelas cidades de Solâne (22 a 28/07), Serraria (29/07 a 04/08), Borborema (05 a 11/08), Remígio (12 a 18/08), Bananeiras (19 a 25/08), Alagoa Grande (26/08 a 01/09) e, por fim, Alagoa Nova (02 a 08/09).

Clique aqui e confira a íntegra da programação cultural de Matinhas.

Clique aqui e conheça mais sobre os atrativos da Região do Brejo paraibano que oferece aos visitantes muita música, artes cênicas, gastronomia, trilhas e experiências únicas nos engenhos e demais atrativos locais em um clima friozinho que, durante os meses de julho a setembro, pode chegar a uma média de 12 graus durante a noite.

Confira imagens:

 

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta quarta-feira (18/09), Campina lidera o ranking com 71 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (65), Bayeux (31) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 508 (quinhentas e oito) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 44170 (quarenta e quatro mil, cento e setenta) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à educação infantil e construção de novas creches é compromisso de Eduardo para Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (18/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é o incentivo à educação infantil. O Plano de Governo conta com construção de novas creches com destaque para o Vale do Camaratuba e outros bairros da zona urbana, além de programas de capacitação para educadores e cuidadores infantis, apostando em práticas pedagógicas inovadoras que promovam o desenvolvimento integral das crianças.

“Tô pronto pra firmar um compromisso com a educação infantil e o futuro das nossas crianças. Queremos garantir que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão em boas mãos. Mamanguape merece mais oportunidades para crescer e se desenvolver, começando pela base: a educação!”, disse Eduardo.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula parabeniza TRE por indeferimento da candidatura de Chico Mendes: “Ele tentou burlar a lei”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), durante sessão desta terça-feira (17/09) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) parabenizou o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) que indeferiu a candidatura do deputado Chico Mendes a prefeito de Cajazeiras. De acordo com a deputada, Chico tentava burlar a lei para se beneficiar com um terceiro mandato de prefeito.

“O meu bom dia hoje é todo especial para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Hoje quero parabenizá-los, juízes, desembargadores, desembargadoras e a presidente, desembargadora Agamenilde Dias, por uma razão justa, correta; o indeferimento da candidatura do deputado Chico Mendes que tentou burlar a lei para conseguir um terceiro mandato. Foi uma decisão tomada por homens e mulheres que conhecem a lei, homens que conhecem o direito, que conhecem a justiça e a jurisprudência”, afirmou.

Para a parlamentar, com a decisão de indeferimento de candidatura, prevaleceu a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o terceiro mandato. “Chico Mendes tentava burlar a lei como de costume, por isso parabenizo o a corte do egrégio TRE-PB formado por conhecedores da lei e digno de respeito e admiração dos paraibanos”, concluiu.

Continue Lendo