Nos acompanhe

Paraíba

Funesc abre exposições no Espaço Alice Vinagre e Galeria de Arte Archidy Picado, nesta quinta

Publicado

em

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre duas exposições em João Pessoa, nesta quinta-feira (18). No Espaço Expositivo Alice Vinagre, a artista Wanessa Dedoverde expõe “Sendo, agora, me reconheço muito e pouco em quem eu era”. A abertura será às 18h. Na Galeria Archidy Picado, às 19h, o artista Everton David dá início à mostra “Território Fértil”. O acesso é gratuito e o período de visitação se estende até 23 de agosto.

A exposição de Dedoverde é a terceira do Edital de Ocupação 2024 a passar pelo Espaço Expositivo. A mostra percorre a trajetória da artista paraibana, com obras que revelam suas influências, técnicas e elementos que compõem a sua poética. Conhecida por seus trabalhos em graffiti, nessa nova série ela destaca técnicas como o pontilhismo, as linhas fluidas e os tons do nanquim. A diversidade de suportes utilizados é outro destaque, uma vez que consegue transportar para o desenho digital elementos visuais das técnicas usadas em outros suportes, como o esfumaçado presente no graffiti, o traço característico do desenho com nanquim e a textura do lápis de cor.

Já a exposição de Everton David tem curadoria de Rita de Cássia do Monte Lima e traz uma investigação poética da agricultura. A mostra é composta por nove séries distintas de obras que destacam temas como a sustentabilidade e a relação entre as pessoas e a natureza. Nela, o artista revela, através do curto ciclo de crescimento dos brotos, a simplicidade da produção alimentar em pequena escala. Os trabalhos são apresentados em diferentes formatos, incluindo fotografia, escultura viva, instalação, vídeo, intervenção artística, pintura-objeto, entre outros.

Os visitantes são convidados a contemplar o potencial de uma poética da agricultura sustentável e acompanhar, em tempo real, as fases de transformação dos brotos. E com isso, refletir sobre sua própria relação com a alimentação e a explorar as conexões entre arte, natureza e a necessidade urgente de uma convivência mais harmoniosa.

Wanessa Dedoverde – Mulher multiartista, feminista, antirracista, antifascista, pró-LGBTQUIAPN+, ex-estudante de Letras e Design gráfico. Artista visual que desenha, ilustra, grafita, pinta, tatua, faz cerâmica e escreve. Iniciou seus estudos em desenho ainda na adolescência, mesma época em que teve oportunidade de ministrar oficinas de desenho e arte de rua. É conhecida por sua técnica de pontilhismo e seu trabalho costuma ter uma presença forte da mulher e da experimentação com formas orgânicas e monocromia. Já expôs na Usina Cultural Energisa, CCBNB-Sousa, Festival Grito, Festival Campo Minado e Campus Festival, Sesc e Funesc.

Everton David – Artista visual e mestre em culturas midiáticas audiovisuais (UFPB). Fundamenta sua pesquisa poética na relação humana, meio ambiente e seus desdobramentos sociais, pensando os efeitos colaterais a partir dos desequilíbrios ecológicos, desastres ambientes, cultura do consumo, crises sociais e de natureza afetiva.

O fio condutor estético é estabelecido a partir de uma leitura iconográfica médica, farmacêutica, da cura e das doenças, desdobrando tais temas entre suportes e linguagens como a escultura, objeto, instalação, performance, fotografia e outras. Se utiliza da repetição de signos e símbolos que constroem paisagens e mapas traçando uma geografia da organicidade da natureza, do corpo e dos sentimentos entre a experiência pessoal e a do “outro”. Já participou de exposições individuais no Sesc Cabo Branco e CCBNB em Juazeiro do Norte (CE), além de coletivas, salões e festivais como Terapia de Outono, Perspectivas Atmosféricas (Funesc), Salão Municipal de Artes Plásticas (Funjope, em João Pessoa).

Serviço:
Exposição: Sendo, agora, me reconheço muito e pouco em quem eu era
Artista: Wanessa Dedoverde
Abertura:18/07/2024, às 18h
Visitação: Até 23/08/2024
Local: Espaço Expositivo Alice Vinagre – Funesc – Rampa 1 – Mezanino 2

Exposição: Território Fértil
Artista: Everton David
Curadora: Rita de Cássia do Monte Lima
Abertura: 18/07/2024, às 19h
Visitação: Até 23/08/2024
Local: Galeria de Arte Archidy Picado – Funesc

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra mais de 510 denúncias eleitorais, diz Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta quinta-feira (19/09) um total de 519 (quinhentas de dezenove) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 72
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Assembleia aprova projeto de lei que permite implantação de ciclovias nas rodovias estaduais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18/09) o projeto de lei que permite a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no perímetro urbano.

De autoria do deputado estadual, George Morais (União Brasil), a matéria havia sido aprovada no ano passado, no entanto foi vetada pelo governador João Azevêdo (PSB) sob o argumento que as diretrizes precisariam ser modificadas para melhor adequação do serviço.

O texto segue para apreciação do plenário.

“Para não ter mais desculpa, fiz as adaptações necessárias, melhorei e reapresentei o projeto, que ontem já superou a primeira etapa e agora será votado por todos os deputados e deputadas. Segue a luta! Mobilidade e segurança viária sempre serão prioridades no nosso mandato!”, disse George.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro defende projetos que estimulem geração do 1° emprego para jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

candidato a vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu a apresentação de projetos que desburocratizem e estimulem a geração do 1° emprego para jovens, em João Pessoa.

Defensor do empreendedorismo, Fábio Carneiro disse que esse é um tema que pretende adotar como uma das principais bandeiras de luta no mandato a partir do próximo ano na Câmara Municipal.

De acordo com Fábio, uma parcela significativa dos jovens está fora do mercado de trabalho por falta de uma oportunidade. “O que vemos é que algumas empresas não possuem uma política de apostar nos novos valores, e por isso estamos atentos a esse tema para apresentarmos projetos e iniciativas que estimulem o 1° emprego para a juventude”, afirmou.

Fábio ressaltou também que outra ação sua como vereador será viabilizar a capacitação de mão de obra para ser absorvida nos novos empreendimentos que estão surgindo na cidade. “O pólo turístico Cabo Branco vai ganhar resorts, parque aquático e importantes empreendimentos, por isso temos que viabilizar a capacitação do público que hoje está fora do mercado de trabalho para estar pronto para essa e outras oportunidades que surgirão”, destacou.

Continue Lendo