A Prefeitura de João Pessoa segue realizando a busca ativa dos pacientes que aguardam pela realização de cirurgias eletivas ortopédicas no Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM) e deram entrada na solicitação do procedimento entre os anos de 2013 e 2020. Para atender essas pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará com um ponto de atendimento a partir da próxima terça-feira (16), seguindo até a sexta-feira (19), no ambulatório do Cendor, localizado no complexo hospitalar, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
“Desde o ano passado que estamos com uma força tarefa para contatar todas as pessoas que faziam parte dessa lista, mas ainda estamos tendo dificuldades em localizar todos, visto que muitos trocaram de telefone, mudaram de endereço e alguns chegaram a falecer. Ainda temos uma lista com mais de 100 pacientes que não conseguimos contato e são para esses que reforçamos o chamamento”, destaca a secretária executiva da Saúde, Janine Lucena.
Para saber se está inserido ou não na lista de pendências, a pessoa deve ligar para os números (83) 98651-6495 e (83) 98683-7141 ou acessar o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Quem já possuir o aplicativo, a partir desde sábado (13), receberá uma notificação informando que está inserido na lista de cirurgias pendentes. Ao abrir o APP também estará visível um ícone de ‘cirurgias ortopédicas’.
Para ser atendido no CHM, é preciso estar portando documento de identidade com foto, Cartão SUS, comprovante de residência e exames feitos anteriormente. No local, esses pacientes serão atendidos pela equipe médica, que já realizará o risco cirúrgico e fará a atualização dos exames necessários para a realização da cirurgia.
Os procedimentos a serem realizados são relacionados a casos de lesão de menisco, lesão de ligamento cruzado anterior e posterior, instabilidade em joelho, artroplastia total de joelho, artroplastia total de revisão em joelho, osteotomia em joelho, artroplastia total de quadril, artroplastia total de revisão de quadril, artroplastia total de ombro, artroplastia reversa em ombro, instabilidade em ombro, lesão total de manguito rotador, osteotomia em tornozelo, tenoplastia e artrodese em tornozelo.
Aplicativo – O ‘João Pessoa na Palma da Mão’ é compatível com smartphones que usam sistema operacional android e IOS e pode ser baixado nas lojas de aplicativos Google Play e/ou App Store.
O aplicativo também oferta acesso a diversos outros serviços da Prefeitura de João Pessoa, incluindo da Secretaria Municipal de Saúde, como denúncias na Vigilância Sanitária, solicitação de vacinação domiciliar para acamados, solicitação do Cartão SUS, cadastro no Remédio em Casa e acompanhar o andamento de uma cirurgia já solicitada ou fazer a solicitação de um novo procedimento.