Nos acompanhe

Paraíba

Centro de Línguas Estrangeiras abre inscrições para o semestre 2024.2 a partir do próximo dia 20

Publicado

em

O Centro Escolar Municipal de Línguas Estrangeiras (Celest), vinculado à Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), começa a inscrever para cursos gratuitos de línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol, Francês e Alemão) e de Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir do próximo sábado (20), às 8h. As inscrições para as mais de 600 vagas disponibilizadas para o segundo semestre letivo de 2024 serão feitas de forma on-line, para os públicos ingressantes (servidores e professores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa e público em geral) e presencial para os alunos do 6º ao 9 º ano do Ensino Fundamental II regularmente matriculados nas instituições de educação do Município.

“O Celest está ofertando 625 vagas para esses públicos e mais 120 vagas serão ofertadas para alunos do Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), totalizando 745 vagas ao todo, com início das aulas no dia 6 de agosto” detalhou Jéssica Holanda, diretora da unidade.

As inscrições on-line poderão ser feitas através do link https://sites.google.com/view/celestjoaopessoa/processo-seletivo-2024/inscrições-2024-2 que também será disponibilizado no site do Celest https://sites.google.com/view/celestjoaopessoa/inicio

Jéssica Holanda ressalta que todos os candidatos necessitam informar um e-mail válido no ato da inscrição, obrigatoriamente Gmail, para o preenchimento do formulário e recebimento da confirmação, caso contrário terá a inscrição invalidada. “É imprescindível que o candidato leia o Manual de Inscrição com todas as regras para a sua categoria disponibilizado no site do Celest, garantindo mais celeridade no atendimento”, afirmou.

O Centro Municipal de Línguas Estrangeiras oferece cursos gratuitos com duração de até três anos, divididos em até seis semestres letivos. As aulas são semanais, presenciais, concentradas em um dia da semana, com duração de 2 horas e 30 minutos. “Atualmente temos cerca de 1.400 alunos matriculados na instituição, sendo o curso de Inglês o mais procurado”, acrescentou.

Ela relata que o Celest tem como missão promover o ensino de línguas estrangeiras e de e Sinais com qualidade e de forma facilitada, visando fortalecer e desenvolver responsabilidades de natureza social, profissional e cultural.

Documentação: Alunos do rede municipal devem apresentar declaração de matrícula em escola da Rede Municipal de Ensino, cópia do RG e CPF, também solicitados aos seus responsáveis; Aos professores e servidores da Prefeitura Municipal de João Pessoa é pedido a apresentação do contracheque ou declaração do setor devidamente assinada e carimbada pelo chefe imediato, e ao público adulto em geral, CPF ou documento com foto no ato da matrícula.

Confira o manual de inscrição no link https://sites.google.com/view/celestjoaopessoa/inicio

Serviço: O Celest fica localizado na Avenida Epitácio Pessoa, 1.840, no bairro dos Expedicionários. Interessados podem entrar em contato através do telefone (83) 99604 4389 e/ou via e-mail:celest@educa.joaopessoa.pb.gov.br.

Continue Lendo

Paraíba

Curta paraibano ‘Campina Noir’: promessa de qualidade, ação e sucesso; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O trailer do curta ‘Campina Noir’ foi lançado neste mês de setembro e, naturalmente, chamou atenção pela qualidade que o filme promete.

De acordo coma Sinopse, a estória do curta está ambientada nos anos 80 época em que dois policiais se unem a um super-herói aposentado (o Flama) para descobrir a identidade de um serial killer.

O trabalho é produzido por um grupo de mentes criativas de Campina Grande e é dirigido por Kleyner Arley e Kennyo Alex, possui roteiro de Kleyner Arley e fotografia assinada por Erik Marreiro.

Vale a pena registrar que o ‘Flama’ foi o primeiro super-herói paraibano criado por Deodato Borges, pai do internacionalmente conhecido ilustrador de quadrinhos, Mike Deodato.

Confira o vídeo:

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Campina Noir (@campina_noir)

Continue Lendo

Paraíba

Eliza Virgínia usa deepfake de William Bonner para pedir votos e pode ter candidatura cassada

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata a vereadora em João Pessoa e atual deputada federal, Eliza Virgínia (PP), utilizou um deepfake do jornalista e âncora do Jornal Nacional da TV Globo, William Bonner, para pedir votos nestas eleições municipais.

O conteúdo foi compartilhado em um aplicativo de mensagens que mostra a imagem e voz adulteradas do jornalista afirmando: “Encontramos a melhor vereadora de 2024, a foto dela você está vendo agora na tela. Grave este nome e este número para o dia seis de outubro”.

O uso da tecnologia é vedada pela Legislação Eleitoral vigente e pode levar à cassação da candidatura.

Regulação eleitoral e vedação ao uso de deepfake

Em uma das normas estabelecidas pela Corte Eleitoral, há uma regulação específica para o uso de inteligência artificial (IA) durante campanhas. Entre os pontos definidos, a legislação exige a aplicação de rótulos de identificação em conteúdos sintéticos multimídia, restringe o uso de chatbots e avatares para simular comunicação com os eleitores e impõe a “vedação absoluta” ao uso de deepfake.

O uso de deepfakes é proibido justamente pelo seu grande potencial de manipular a opinião pública. Com essa tecnologia, é possível substituir rostos em vídeos ou simular falas com o mesmo tom de voz e sincronização labial, o que pode enganar os eleitores ao apresentar conteúdo falsificado.

Continue Lendo

Paraíba

Wallber assume ter usado carro da ALPB durante compromisso de campanha, “utilizado uma única vez”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual e candidato à Prefeitura de Cabedelo, Wallber Virgolino (PL), admitiu nesta terça-feira (17/09) ter utilizado um carro locado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para realizar compromisso de campanha na cidade portuária.

O parlamentar foi flagrado em um veículo do tipo caminhonete modelo Amarok, de placa SLF0C97, que pertence ao bem público. O vídeo que circula na imprensa mostra o carro adesivado com materiais de campanha do candidato em gravação de guias eleitorais.

 

De acordo com a Legislação Eleitoral a conduta não é permitida. O Art. 73, incisos I, II, da lei 9.504/97 determina que a pena é de perda do mandato, inegibilidade e suspensão dos direitos políticos.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, o parlamentar assumiu que fez o uso do carro apenas uma vez, mas que não teria visto que ele tinha sido adesivado.

“O carro da Assembleia está servindo pra fazer a minha segurança com o meu grupo de seguranças particulares. Se você perceber na filmagem, está adesivado com vários candidatos a vereadores. Aquilo ali eu não vi, e quando eu vi, retirei de forma imediata e ele foi utilizado uma única vez”, esclareceu.

Ouça:

Continue Lendo