A Prefeitura de João Pessoa lançou, nesta quinta-feira (11), no auditório do Centro Estadual de Formação de Professores, em Mangabeira, o projeto ‘Potencializando saberes: no atendimento às mulheres’, que tem como objetivo capacitar as equipes de saúde que atuam na atenção básica e especializada para o atendimento de mulheres vítimas de violência.
A capacitação é uma realização da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e tem duração de um mês, sendo realizada a partir da próxima segunda-feira (15), três vezes por semana. Para melhor organização dos fluxos de trabalho, cada dia contará com duas turmas, com 50 profissionais em cada.
“Em sua rotina, a Secretaria das Mulheres promove capacitações para alguns serviços sobre o cuidado com a mulher, principalmente para o acolhimento de vítimas de violência, seja ela de qual tipo for. Agora, vamos realizar o curso para os profissionais que atuam nas unidades de saúde da família e nas policlínicas municipais, que será fundamental para que esses profissionais possam acolher da melhor forma possível essas mulheres, dar os encaminhamentos necessários, além de conseguir identificar situações de violência também nos casos em que a mulher não fale sobre o que está vivendo, e assim, podermos acolher e prestar sempre uma assistência qualificada e humanizada”, explicou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nena Martins.
Ao todo, devem passar pela capacitação 1.900 trabalhadores da saúde de diversas áreas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, gerentes de unidades de saúde, diretores de policlínicas e mais. Entre os participantes do curso, está a gerente da USF Timbó II, Daniele Brunet. Para ela, a capacitação será um diferencial no atendimento realizado pela unidade em que trabalha.
“Para nós que atuamos na ponta, no serviço que é a porta de entrada, é fundamental passarmos por essa capacitação para que possamos acolher da melhor forma possível essas pessoas, além de entender os fluxos para fazer os encaminhamentos corretos e, em determinados casos, podermos identificar casos de violência”, destaca a gerente da USF Timbó II.
Durante o curso de capacitação serão ministrados módulos relacionados aos impactos da violência na saúde física e mental da mulher, a rede assistencial e os fluxos de atendimentos nos serviços disponibilizados pela Prefeitura de João Pessoa, bem como por outros órgãos, além das leis relacionadas ao tema.
Posteriormente, a capacitação será realizada para os profissionais que atuam nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e nos hospitais municipais que compõem a rede municipal de saúde.
Serviços – Em João Pessoa, a Prefeitura mantém uma rede estruturada para acolher mulheres vítimas dos variados tipos de violência. Essa rede é composta por serviços diversos como o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, a Ronda Maria da Penha e o Instituto Cândida Vargas.
Para informações sobre demais serviços e/ou entender quando procurar cada um, a população pode entrar em contato através do número 3213-7351.