O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realiza a atualização cadastral do Programa Cartão Alimentação. A ação teve início por João Pessoa e, até esta quinta-feira (11), atende beneficiários da região de Cruz das Armas (Cristo Redentor, Distrito Mecânico, Conjunto Esplanada, Cidade dos Funcionários, Geisel, Grotão e Ilha do Bispo). O atendimento ocorre das 9h às 17h, na Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Papa Paulo VI, localizada na Avenida Cruz das Armas, em frente ao Cemitério São José.
O Programa Cartão Alimentação beneficia 52 mil famílias, em 141 municípios. É um programa socioassistencial com concessão de auxílio financeira para famílias em situação de extrema pobreza. Criado pelo Governo do Estado, gerenciado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), ele foi regulamentado através da Lei Estadual N° 12.166, de 20 de dezembro de 2021.
Todo dia 10 de cada mês, o Cartão Alimentação recebe um crédito no valor de R$ 50,00, não cumulativo. Esse crédito é válido para uso, exclusivo, na rede de estabelecimentos credenciados ao Programa, em todo território paraibano. Os mercados são identificados com banner do programa na fachada do estabelecimento.
O valor creditado no cartão do Programa Cartão Alimentação deve ser utilizado para compras de alimentos. A gestão do uso do valor é de responsabilidade do beneficiário, podendo ser utilizado entre o dia 10 até o último dia do mês.
Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, “a atualização cadastral do Cartão Alimentação é importante por garantir ao beneficiário a assertividade na tomada de decisões da política de atendimento às pessoas do estado que estão em insegurança alimentar e são atendidas pelo Programa. Por meio da atualização dos dados, podemos garantir um atendimento específico e direcionado, utilizando essa base também para garantia da chegada de novas políticas públicas a esses beneficiários, como cursos profissionalizantes, acesso ao mercado de trabalho e todos os demais serviços do Governo Estadual. Ao todo, estamos atualizando os dados em 141 municípios atendidos pelo Programa. Lembrando que é fundamental a atualização, sob risco de bloqueio do benefício, caso não seja feita a atualização. Ressalto ainda a importância desse Programa, que hoje atinge mais de 52 mil paraibanos”, declarou a secretária.
A gerente executiva de Segurança Alimentar, Telma Virgínia, falou do objetivo da atualização cadastral, “é necessária para que o Programa Cartão Alimentação possa atender aos beneficiários do Estado que preencham as condicionantes estabelecidas na Lei Nº 12.166, de dezembro de 2021, que regulamenta o Programa. Entender e conhecer quem são esses beneficiários, bem como manter os dados atualizados no sistema, permite, além do atendimento específico e direto com o crédito mensal, que a Sedh possa ofertar oportunidades de melhoria na qualidade de vida através de cursos profissionalizantes e acesso a outros serviços que o Estado dispõe”, afirmou a gerente.
Para a beneficiária Rita da Luz, 80, residente em Cruz das Armas, o Cartão Alimentação representa uma ajuda. “Faço umas comprinhas: feijão, arroz, café, açúcar, leite e mistura, e ainda levo outras coisinhas”, destacou.
A dona de casa Iranice do Amaral, 61, reforça que o valor depositado no Cartão serve muito. “Quando tá faltando alguma coisa em casa, compro carne, feijão, arroz e café. Serve até demais”.
Recadastramento
O recadastramento foi iniciado no último dia 18 de junho, durante três dias atendeu moradores beneficiários dos bairros de Mandacaru, Bairro dos Estados, Bairro dos Ipês, Padre Zé, Bessa, Pedro Gondim e Bairro São José. Em seguida, foi a vez dos beneficiários da Região do Centro, e atendeu os residentes do Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Bairro dos Novais, Jaguaribe, Roger, Renascer, Assentamento Lutando por Moradia e Comunidade Bola na Rede.