Nos acompanhe

Paraíba

Funjope abre exposição ‘Apontamentos de Cura’, do artista Everton David, nesta sexta-feira

Publicado

em

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) abre, nesta sexta-feira (5), na Galeria Casarão 34, a exposição ‘Apontamentos de Cura’, do artista Everton David, sob a curadoria de Walter Arcela. A mostra, que faz parte do edital de ocupação do equipamento, segue aberta à visitação até 31 de julho, com entrada gratuita, e reúne cerca de dez obras.

“Essa ação no Casarão 34 faz parte da nossa política de editais. Nós estamos realizando já há três anos um processo de ocupação artística de todos os nossos equipamentos de cultura – Casarão 34, Casa da Pólvora, Hotel Globo – por meio de editais. O edital é um instrumento muito importante porque valida o processo de seleção, dá legitimidade e autoridade aos artistas selecionados”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressalta que a Funjope tem agregado um valor imenso a esses equipamentos por meio desse processo de ocupação. “Parabenizo o artista selecionado, sabendo que o Casarão 34 é um ambiente de muito respeito e muita aceitação na comunidade de artistas de João Pessoa. É ali onde realizamos nossas melhores exposições, inclusive o Salão Municipal de Artes Plásticas, o Samap, que nós já estamos preparando para fazer mais um este ano”, declara.

O artista Everton David explica como será a mostra. “São diversas técnicas de diversos tipos de trabalho que eu estou apresentando. Tem escultura, instalação, fotografia. Como artista, não tenho uma técnica que move toda minha pesquisa, minha produção. Eu vou falando sobre temas que me interessam e, a partir desses temas, eu vou desdobrando as ideias em diversas técnicas. Então, eu trabalho com objeto, instalação, performance, fotografia, vídeo e, por aí vai”, conta o artista.

Nesta exposição, ele fala muito sobre uma ideia de cura. “Eu costumo dizer que a minha pesquisa parte sobre uma investigação social das doenças e das curas possíveis e utilizo muito materiais que se relacionam com esse universo. Então, vai ter momentos em que vou estar usando bulas de medicamentos, outra hora eu vou estar usando caixas ou construindo pílulas”, relata.

O trabalho, segundo Everton David, é uma espécie de produção terapêutica para ele, mas também uma possibilidade de jogar para o público, para a sociedade essa interação com a arte, dentro dessa possibilidade de cura, de cada cura pessoal. “Não necessariamente a cura de uma doença, mas a cura também da sociedade como um todo. É uma cura ampliada. Parte muito dessa investigação do que adoece a sociedade”, explica.

Dentro da exposição, há uma obra maior que é uma retrospectiva que o artista faz de sua pesquisa. Em 2024, ele completa dez anos de sua primeira exposição individual e, por isso, traz um apanhado da produção ao longo desse tempo.

“A parede principal da galeria é composta por uma série de trabalhos e processos que traçam essa cartografia, é como se fosse um mapa mental de toda a minha pesquisa. Essa parede é bem representativa para mim”. Nela há muitos desenhos do início da carreira, esquemas e materiais que ele costuma utilizar.

“Essa exposição é muito importante nesse momento da minha carreira e soa como uma retrospectiva pessoal, embora não seja. Na construção desse projeto eu revivi toda a pesquisa e pude observar o quanto veio um amadurecimento do trabalho, de técnicas, de temas. E apresentar isso para o público, para as pessoas que me acompanham é de extrema importância para mim, ainda mais no contexto das artes paraibanas, porque sou do interior da Paraíba. Ter esse avanço na carreira, ver como evoluí é muito gratificante”, afirma o artista.

Serviço – A Galeria Casarão 34 funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e, aos sábados, das 9h às 12h, e fica localizada na Avenida Visconde de Pelotas, 34, Centro de João Pessoa.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Rinaldo Mouzalas declara apoio a Harrison Targino para reeleição na OAB-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado Rinaldo Mouzalas declarou apoio ao projeto de reeleição do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, na noite desta quinta-feira (03/10), durante um happy hour oferecido pelo escritório Mouzalas Azevedo Advocacia, em João Pessoa.

Durante seu discurso, Mouzalas fez questão de destacar sua longa relação com Targino, tanto pessoal quanto profissional. “Eu conheço o Harrison há mais de 10 anos. Posso dizer que muito mais do que isso, pois já acompanhava sua carreira antes. Ele construiu uma trajetória muito bonita, servindo ao nosso estado da Paraíba”, afirmou.

A decisão de apoio, segundo ele, foi pautada na coerência e em uma reflexão cuidadosa, embora, ao final, tenha se mostrado fácil de tomar. “A decisão que eu tomei é firmada na coerência. Refleti muito sobre ela, mas nunca foi tão fácil de tomar, que é apoiar meu amigo e professor, Harrison Targino, para presidente da OAB-PB”, declarou.

Mouzalas também ressaltou as qualidades de Targino, reconhecendo nele características essenciais para a liderança da advocacia paraibana. “Sempre vi em Harrison uma pessoa coerente, justa, que não precisa inventar discursos para agradar a maioria. Eu creio na força da advocacia, e que aqueles que se dedicam com paixão, como Harrison, merecem nosso apoio.”

O discurso reforçou ainda a importância de fortalecer a entidade e a advocacia como um todo, sem focar em projetos pessoais. “Nós devemos fortalecer a entidade, não pessoas. Fortalecer caminhos, e não propostas individuais. Fortalecer uma vida dedicada à advocacia, como a de Harrison e de todos que estão ao seu lado nesta batalha que se aproxima”, concluiu.

Harrison Targino agradeceu o apoio recebido e destacou a admiração por Rinaldo Mouzalas e os advogados que compõem o escritório Mouzalas Azevedo Advocacia. “Rinaldo, assim como todos os advogados e advogadas do escritório, é admirado por sua trajetória pessoal e profissional, pelo que representa para a advocacia, seus clientes e para o mundo do direito”, afirmou.

“Estou muito feliz em poder estar aqui para celebrarmos essa unidade. Uma unidade que busca reforçar uma entidade que não pode ter dono, que não pode ser submissa a interesses menores e que deve representar, com toda força, a advocacia paraibana e brasileira, assim como a sociedade e a todos nós”, completou Harrison.

Continue Lendo

Paraíba

Instituto Unimed João Pessoa lança quinta edição do projeto Mãos que Apoiam nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Unimed João Pessoa lança, nesta segunda-feira (7), a 5ª edição do Projeto Mãos que Apoiam, que disponibiliza atendimento gratuito às mulheres com suspeita de câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da Unimed João Pessoa no Movimento Outubro Rosa. O lançamento será às 17h horas, no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro da Torre.

Este ano, o projeto vai beneficiar 33 mulheres. Elas têm mais de 40 anos e foram selecionadas na triagem. As pacientes serão acompanhadas pelas mastologistas Lakymê Mangueira, Tarciane Ramalho e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que atendem de forma voluntária.

Ao participar do “Mãos que Apoiam”, as mulheres serão acompanhadas por 12 meses. Ao longo desse período, terão consultas médicas com as voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Nas quatro edições já realizadas do Projeto Mãos que Apoiam, 70 mulheres foram atendidas. Na edição de 2023 foram 20 beneficiadas e uma das pacientes teve o diagnóstico positivo para o câncer de mama. Ela fez uma cirurgia e recebeu toda a assistência necessária. Atualmente, se encontra em tratamento.

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 98%. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que, a partir dos 40 anos, a mulher faça a mamografia anualmente.

Durante este mês, a campanha Outubro Rosa é realizada em todo o país e chama a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nesta sexta-feira (5), o videocast Sem Contraindicação traz um episódio especial sobre o tema com as mastologistas Lakymê Mangueira e Jeane Sandra Nogueira. Clique aqui para assistir.

Continue Lendo

Paraíba

Portaria altera o expediente da Justiça Eleitoral paraibana da próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, por meio da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE, estabelece que o expediente da Secretaria do Tribunal e das Zonas Eleitorais, excepcionalmente, no dia 7 de outubro de 2024 (segunda-feira), terá início às 15h e término às 19h.

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Continue Lendo