Nos acompanhe

Paraíba

MS dá prazo para gestores paraibanos informarem necessidades de profissionais e pacientes em UBSs

Publicado

em

O Ministério da Saúde (MS) estabeleceu prazo para que os gestores paraibanos concluam o envio de informações para finalização da pesquisa do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde. A data final escolhida foi o dia 31 de julho.

De acordo com o MS, das 246 unidades cadastradas, 170 ainda não concluíram o questionário. Em todo o Brasil, há 48 mil UBS cadastradas, porém apenas 6.920 preencheram o Censo.

O censo é um levantamento coordenado pelo Ministério da Saúde para entender as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBS em todo o Brasil. A apuração identifica as áreas prioritárias para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e as demandas dos trabalhadores das unidades e dos gestores locais, em relação à infraestrutura, insumos, equipamentos e oferta de ações e serviços.

“O censo não é uma pesquisa de avaliação dos serviços das UBS. Os resultados não serão utilizados para geração de scores de classificação ou ranqueamento entre os municípios e suas respectivas unidades”, pondera Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária à Saúde.

“A intenção é coletar informações detalhadas que servirão de base para orientar investimentos e a construção de políticas e programas públicos, fortalecendo a infraestrutura e os processos da atenção primária”, complementa Proenço, lembrando que não haverá incentivo financeiro aos municípios que aderirem ao recenseamento.

Como acessar o questionário?

O gestor municipal acessará a plataforma e-Gestor. A permissão do acesso é feita somente com o login Gov.br e necessita da anuência do gestor municipal (manifestação de interesse). A manifestação de interesse é realizada dentro do sistema “Gerencia APS” no e-Gestor.

Após a manifestação de interesse (adesão), a plataforma do Censo será liberada para cadastrar os responsáveis e responder ao Censo das UBS. A Saps recomenda que seja escolhido um respondente por UBS do município, preferencialmente, o gerente/coordenador da unidade ou o profissional da área de saúde com amplo conhecimento sobre a estrutura e ofertas de serviços.

O questionário do Censo Nacional poderá ser respondido por etapas. O respondente poderá salvar e continuar a responder em outro momento e editar as respostas anteriores, quantas vezes for necessário, até o prazo de encerramento.

Será possível, também, fazer o download e a impressão do questionário, dessa forma, o respondente poderá preencher em papel, junto com os demais integrantes da equipe da UBS e, posteriormente, inserir as respostas na plataforma.

Manifestação de interesse

Para os municípios que ainda não manifestaram interesse, ainda há tempo. O link para acessar a manifestação de interesse é https://acesso-egestoraps.saude.gov.br/login.

A aplicação do Censo Nacional das UBS será singular para o estado do Rio Grande do Sul. Os municípios deverão ter todo o cuidado nesse momento de reconstrução. Os prazos serão diferenciados para responder ao questionário, bem como terá um módulo específico para orientar os gestores nas respostas aos questionários para aqueles municípios que tiveram UBS atingidas pelas inundações recentes.

Material de Apoio

O Ministério da Saúde produziu quatro vídeos que instruem a navegação na plataforma e-Gestor explicando como fazer a manifestação de interesse; o cadastro do respondente do censo das UBS; para detalhar as informações disponíveis no painel do gestor; e para mostrar como é o acesso do respondente ao questionário.

Outro material técnico de apoio para a operacionalização do censo é o Manual de Orientações – Utilizando o Sistema do Censo Nacional das UBS (passo a passo) e o manual para instruir o preenchimento das respostas do questionário. É possível também acessar o FAQ, com as principais dúvidas sobre o tema.

Acesse ao material completo: 

Suporte

Sobre o censo

A iniciativa é coordenada pelo ministério e conta com a participação de órgãos como os conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS) e representantes da comunidade acadêmica.

Continue Lendo

Paraíba

TRE iniciará ciclo de reuniões regionais na Paraíba na próxima semana com vistas às Eleições 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) dará início, na próxima semana, ao ciclo de trabalho denominado Reunião de Planejamento Regionalizado das Eleições 2024. O primeiro evento será em Cajazeiras, na segunda-feira (8), a partir das 9h, no auditório do prédio-sede do Ministério Público da Paraíba.

O evento será aberto pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, e contará, também, com a presença de juízes eleitorais e de auxiliares do corpo técnico do Regional. As reuniões ocorrerão sempre no turno da manhã, com início às 9h.

A ação terá seguimento na terça-feira (9), na cidade de Pombal, com encontro no Fórum Promotor Francisco Nelson da Nóbrega. Na quarta-feira (10), a reunião será em Patos e ocorrerá no Fórum Miguel Sátyro. O último evento acontecerá na cidade de Itaporanga, na quinta-feira (11), na Central de Atendimento ao Eleitor (Cenatel).

Continue Lendo

Paraíba

Número de beneficiários de planos de saúde e odontológicos ultrapassa um milhão na Paraíba, diz ANS

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) confirmou que o Estado da Paraíba possui 461.882 beneficiários em planos de saúde para assistência médica e 541.376 em planos exclusivamente odontológicos. Os números são referentes ao mês de maio de 2024.

Em linhas gerais, no período, o setor registrou 51.081.551 de usuários em assistência médica e 33.324.942 em planos exclusivamente odontológicos. Esses e outros dados estão disponíveis na  Sala de Situação.

Nos planos médico-hospitalares, houve crescimento de 843.601 beneficiários em relação a maio de 2023. Já no comparativo de maio deste ano com abril de 2024, houve um aumento de 154.118 usuários. No caso dos exclusivamente odontológicos, somaram-se 2.472.213 beneficiários em um ano, tendo um aumento de 321.382 usuários na comparação de maio deste ano com o mês anterior.

Em relação aos estados, no comparativo com maio de 2023, o setor registrou evolução de beneficiários em planos de assistência médica em 25 unidades federativas, sendo Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo os estados que tiveram o maior ganho em números absolutos. Entre os odontológicos, 24 unidades federativas registraram crescimento no comparativo anual, sendo São Paulo, Minas Gerais e Paraná os estados com maior crescimento em números absolutos.

Vale destacar que os números podem sofrer alterações retroativas em razão das revisões efetuadas mensalmente pelas operadoras.

Número de beneficiários por UF  

Estado 

Assistência Médica 

Exclusivamente Odontológica 

mai/23

mai/24

mai/23

mai/24

Paraíba 

444.573

461.882

474.849

541.376

Continue Lendo

Paraíba

Nomes de ruas localizadas em São Bento viralizam e são manchetes em portal nacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Duas ruas próximas localizadas no município de São Bento, Sertão da Paraíba, viralizaram e viraram manchete na imprensa nacional. A repercussão ocorre porque as vias levam o nome das cantoras de pop norte-americanas Taylor Swift e Katy Perry, mundialmente conhecidas.

A reportagem desta quinta-feira (04/07) da CNN Brasil citou, também, que a Capital Mundial das Redes não é a única cidade do Nordeste a levar o nome de ‘Katy Perry’. O nome da cantora pop também está localizado no município de Guaranhuns, em Pernambuco.

Clique AQUI e confira a reportagem completa

 

Continue Lendo