Nos acompanhe

Paraíba

Defensoria e Hemocentro realizam cerca de 40 atendimentos no Dia do Orgulho LGBT+

Publicado

em

Cerca de 40 atendimentos foram realizados na última sexta-feira (28) durante a ação de celebração pelo Dia Internacional do Orgulho LGBT+, realizada pela Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) em parceria com o Hemocentro. Os mutirões “Orgulho de salvar vidas” e “Meu direito começa pelo nome”, de iniciativa da Coordenadoria de Defesa dos Direitos Homoafetivos, da Diversidade Sexual e do Combate da Homofobia, atraiu pessoas LGBTQIAPN+ e a comunidade em geral para doar sangue e retificar o prenome e gênero na documentação.

Foi o caso de Joelma dos Santos, de 46 anos. “Eu sempre quis doar, mas tinha medo do preconceito. Nós que somos LGBTs tínhamos esse receio, por conta das perguntas que as pessoas da comunidade ouviam no momento da triagem. Mas, hoje, com essa iniciativa, vou poder fazer isso de forma tranquila. Também vou realizar a troca de nome, que é um desejo antigo, mas eu não sabia como fazer. Essa iniciativa da Defensoria é muito importante para nós”, elogiou. Cerca de 15 pessoas procuraram a DPE para fazer a retificação nesta sexta-feira.

A coordenadora da Diversidade Sexual da Defensoria Pública, Remédios Mendes, explica que a ação buscou assegurar direitos e combater o preconceito em relação à doação de sangue de pessoas da comunidade. “A importância dessa ação é a de chamar a atenção da comunidade para que ela combata o estigma e a discriminação de que as pessoas LGBTs não podem doar sangue. Com a decisão do STF, em 2020, e com o Projeto de Lei 2.353/21 aprovado pelo Senado Federal, em 2021, a possibilidade de doação de sangue para essa população se tornou legal. Esse mutirão visa efetivar direitos e afirmar direitos. É um dia de orgulho, um dia para se orgulhar”, enfatizou.

Durante o evento, o Hemocentro da Paraíba realizou 21 cadastros de doadores e coletou 13 bolsas de sangue por meio do Hemonúcleo, unidade móvel de coleta.  Outros três participantes também foram cadastrados para doação de medula óssea. Servidores da DPE-PB também aproveitaram a presença do Hemocentro para fazer a doação de sangue. A coordenadora de coleta externa do Hemocentro, Adalgisa Lino, ressaltou a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade ao próximo.

“Estamos prontos para receber todos os grupos. Tanto aqui na nossa coleta itinerante, quanto na sede do Hemocentro. A triagem é feita do mesmo modo para todos os candidatos à doação, sem distinção. Essa parceria com a Defensoria é de suma importância, pois buscamos sangue para alimentar hospitais e clínicas do estado, e esse convite foi uma grata surpresa. Esperamos que essa se torne uma parceria sólida, para que possamos contribuir sempre com as ações, disse.

APOIO DOS MOVIMENTOS – Para apoiar a causa, também estiveram presentes no mutirão, representantes da Associação de Pessoas Travestis, Transexuais e Transfeministas da Paraíba (ASPTTRANS-PB), Iguais Associação LGBT+, Coletive Não-Binárie, além da Assessoria Técnica de Promoção da Cidadania LGBT+, da Prefeitura de João Pessoa, e da Gerência da Pasta LGBT, vinculada à Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e da Diversidade Humana, da Prefeitura de Cabedelo.

“Para mim é uma honra estar nesse grande movimento de luta, de resistência. Hoje é uma data comemorativa para nossa comunidade. É marcante ver todo esse público LGBT aqui, participando, se empoderando. Essa é uma ação de resistência, de luta pelos nossos direitos, o direito de podermos fazer doações de sangue para quem mais precisa. É um momento marcante para a população LGBT da Paraíba”, ressaltou Samantha Scaranzi, representante da ASPTTRANS e da Gerência LGBT de Cabedelo.

A assessora técnica de promoção da cidadania LGBT+ de João Pessoa, Karina Espínola, reforçou o marco histórico do mutirão. “Essa campanha da Defensoria Pública revela que o nosso sangue tem valor, que doar sangue também transforma e salva vidas”, destacou.

DEPOIMENTO – Um dos coordenadores do Coletive Não-Binárie, D’Angelles Coutinho, falou sobre o papel da ação, e aproveitou para fazer a sua doação de sangue neste Dia do Orgulho. **“**Vim prestigiar esse evento, porque é uma data histórica, que representa a luta das pessoas da comunidade. A ação vai na via dos direitos para essa população e quebra preconceitos, garantindo o espaço para essas pessoas, assegurando seus registros civis e dando a oportunidade para que elas possam exercer o direito de doar sangue. Inclusive, eu mesmo vou fazer isso hoje”, ressaltou o coordenador.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Pesquisa Insight Global mostra André Coutinho isolado na liderança com 56% dos votos em Cabedelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do pleito eleitoral, a mais recente pesquisa realizada pela Insight Global em Cabedelo aponta vitória histórica de André Coutinho (Avante).

 Segundo o levantamento estimulado (quando eleitores recebem a lista dos candidatos), André aparece com 56% das intenções de voto, contra apenas 13% do segundo colocado.

Registrada no TER-PB sob o protocolo PB 04405/2024, a amostragem aconteceu entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro e ouviu 400 eleitores de Cabedelo. A pesquisa possui um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de ±4,9 pontos percentuais.

“Mais uma pesquisa, mais um impulso neste fim de campanha, que foi toda marcada por proposta e pela vontade de mostrar para o povo de Cabedelo que um trabalho bem feito e com responsabilidade muda uma cidade! Vamos seguir com o avanço que nossa cidade vem assistindo desde 2018. É 70 na cabeça, com o orgulho do presente e a certeza de um futuro ainda mais promissor”, disse André.

Liderada por André e Camila Holanda (Progressista), a coligação “Cabedelo segue avançando” é composta pelo União Brasil, PSB, MDB, Republicanos, PT, PCdoB, Partido Verde, Solidariedade, Progressistas e PSDB.

Continue Lendo

Paraíba

NASA Space Apps Challenge 2024 é aberto em João Pessoa com presença de representante da ONU

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nesta sexta-feira (04) ocorreu a abertura oficial do NASA Space Apps Challenge 2024 em João Pessoa, marcando o início de um fim de semana dedicado à inovação e ciência aberta. O evento, realizado de 04 a 06 de outubro, faz parte de uma competição internacional promovida pela Agência Espacial Americana (NASA), que ocorre simultaneamente em várias cidades ao redor do mundo. Na capital paraibana, o desafio é conhecido como NASA Space Jampa.

Em sua segunda edição consecutiva, o NASA Space Jampa foi organizado pela startup Trêsbê Delas e pelo Hub de inovação Ilha Tech, um ecossistema de inovação mantido pelo Sin Group. A cerimônia de abertura foi realizada nas dependências do Ilha Tech, localizado no bairro da Torre, e contou com a presença de patrocinadores como Manaira Shopping, FabLab/UFPB e Gráfica JB, além de participantes e entusiastas da ciência e tecnologia.

O evento iniciou às 19h com uma série de apresentações dos organizadores e patrocinadores, além de dinâmicas para a formação das equipes competidoras. O destaque da noite foi a palestra de Mikaelle Farias, diretora regional do Palmares Lab e representante da ONU no combate à desinformação. Em sua apresentação, Mikaelle abordou o tema “Quais soluções temos para um mundo em crise climática?”, ressaltando a urgência de ações coletivas e inovadoras para enfrentar os desafios climáticos globais.

Mikaelle já representou o Brasil em conferências internacionais como as COP26 e COP27 da ONU, trouxe uma perspectiva inspiradora para os participantes, conectando temas globais de sustentabilidade e justiça climática ao talento local. “O mundo enfrenta desafios sem precedentes, e precisamos unir nossas forças e nossas mentes criativas para buscar soluções inovadoras que possam gerar impacto real. Aqui em João Pessoa, vejo um enorme potencial para contribuir de forma significativa para esse movimento global de transformação”, afirmou Mikaelle durante sua fala.

Segundo Dani Bezerra, COO da Trêsbê Delas: “O NASA Space Jampa é uma oportunidade incrível para conectar a criatividade e o talento local a desafios globais. Nossa expectativa é fortalecer ainda mais o papel de João Pessoa como um polo de inovação e tecnologia.”

Já Ruy Dantas, fundador do Ilha Tech, destacou que o Ilha Tech tem o compromisso de ser um facilitador do desenvolvimento de novas ideias e negócios que possam impactar positivamente a sociedade. “Receber um evento da NASA é um marco que coloca João Pessoa no mapa da inovação global.”

A startup Trêsbê Delas é incubada pelo Ilha Tech, hub de inovação localizado em João Pessoa e mantido pelo Sin Group, uma holding de comunicação que possui a agência Sin Comunicação, a empresa de PR Ima Gestão de Imagem, a empresa de dados Keek Inteligência e uma consultoria especializada em inovação com a RD Innovation.

O NASA Space Jampa segue até o domingo, dia 06 de outubro, conectando a capital paraibana a uma rede global de inovação e consolidando a cidade como um polo de criatividade e impacto social.

Continue Lendo

Paraíba

Golpistas usam foto do deputado federal Mersinho Lucena para pedir dinheiro em golpe pelo WhatsApp

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Golpistas estão utilizando a foto e o nome do deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) para aplicar golpes via aplicativos de mensagens com pedidos de dinheiro. A prática criminosa envolve o envio de mensagens, onde os estelionatários se passam pelo parlamentar e solicitam transferências de dinheiro, alegando falsas necessidades financeiras urgentes. O caso foi registrado na manhã deste sábado (5).

A assessoria de Mersinho Lucena emitiu um alerta à população, destacando que o deputado não está pedindo dinheiro e que qualquer mensagem com esse teor é uma tentativa de golpe.

O caso já foi registrado nas autoridades competentes, que estão investigando o ocorrido. A equipe de Mersinho Lucena pede que, ao receber mensagens suspeitas, os eleitores e contatos do deputado denunciem os números envolvidos e evitem compartilhar dados pessoais.

O deputado federal, por sua vez, reforçou que nenhuma solicitação de dinheiro será feita através de mensagens e pediu para que a população tome cuidado com esse tipo de golpe, que tem se tornado cada vez mais comum em meio ao avanço das tecnologias digitais.

Continue Lendo