Nos acompanhe

Paraíba

Aline Cardoso fala sobre lançamento de novo livro de poemas intitulado ‘Aldrava’

Publicado

em

“Aldrava consiste numa argola fixada em portas, tendo a função de movê-las; também serve para bater contra portas, chamando a atenção de quem está do lado de dentro. Chamar a atenção de quem está dentro, resguardado, é o que muitos dos poemas parecem buscar, convocando leitores a saírem da zona de conforto ou do isolamento.” É com essa explanação introdutória que a escritora Aline Cardoso inicia jornada para lançar seu novo livro e a primeira parada é na cidade de Porto em Portugal. A convite do Clube Mulheres do Atlântico, o evento acontecerá na Casa Odara, próximo dia 6, às 15h com mediação de Hannah Bastos, fundadora do clube. Na ocasião haverádistribuição de livros para as cinco primeiras pessoas. A entrada é gratuita.

Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, Aline Cardoso está sempre em movimento, buscando aprender e partilhar. Autora de 6 livros, 5 publicados e 1 ainda inédito, entre prosa e poesia escreveu, A proporção áurea do caos (Escaleras, 2019); Harpia (Triluna, 2020); Ritos Encantatórios & Outras Ladainhas (Triluna, 2021); Abecedário Lírico (Triluna, 2022); Meu coração é uma cômoda de muitas gavetas (Inédito, finalista do prêmio Carolina Maria de Jesus); e Aldrava (Triluna, 2024). Atualmente trabalha em um livro de contos de terror e outro de poesia erótica trilíngue, ambos ainda sem previsão de conclusão e publicação.

“Aldrava é o meu quarto livro de poemas. Os textos foram escritos durante a pandemia, o livro é dividido em três eixos onde escrevo sobre ancestralidade, memória, resistência, feminismo, amor, maternagem solo, antiracismo e outros assuntos que movem a minha poética”, afirmou Aline Cardoso.

Arte como alimento para o espírito Os locais de lançamento do livro foram selecionados com o propósito de assegurar a circulação da obra em pontos-chave que permitam ao livro encontrar leitores que precisam da obra. “No Brasil, escolhi João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e São Paulo, locais historicamente aquecidos pela produção cultural intensa, além de concentrar também vozes contemporâneas potentes. Já no exterior, Porto foi a cidade escolhida como sede em um movimento de ocupar também algum espaço no território que outrora nos colonizou, o livro chega até lá apesar do projeto de extermínio, provando que a resistência do povo negro e originário brasileiro conseguiu furar bloqueios e entraves propositalmente construídos para corpos iguais ao meu”, destacou a autora.

Para além do fator histórico, a autora é parceira de dois coletivos culturais em Portugal: o Clube de Leitura Mulheres do Atlântico e o Coletivo Epifania, que é formado por jovens artistas brasileiros imigrantes e arte-educadores. “Juntes, o pessoal desenvolve oficinas e também o Projeto RUA, através do qual buscam o resgate, a união e a ativação de potencialidades das juventudes periféricas pela arte. Acredito que a literatura e a arte-educação são caminhos potentes para construir a sociedade de que precisamos”, ressaltou.

Em São Paulo haverá uma intervenção no Arsenal da Esperança, um centro que oferta ações artísticas para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. “Acredito que o projeto está indo até quem mais precisa dele, sigo acreditando que o livro encontra os leitores, sobretudo quando nos unimos a quem também corre em direção a esse mesmo objetivo, de levar arte a quem de fato precisa dela como alimento para o espírito”, frisou.

O Projeto
Aldrava é um projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo – 1ª Região com operacionalização da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba – Secult-PB. Focado na impressão e circulação dos livros, Aldrava conta com a previsão de cinco lançamentos com distribuição da obra em locais estratégicos nas cidades de
lançamento. Além da impressão do livro, como recurso de acessibilidade, será produzido um audiolivro com a leitura de poemas da obra e um material a ser
disponibilizado no Youtube, no Spotify e na Amazon Music, com previsão de finalização no segundo semestre de 2024. As cidades escolhidas para os lançamentos do livro foram: Porto – PT, São Paulo – SP, João Pessoa – PB, Campina Grande – PB e Cajazeiras – PB.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

São Miguel de Taipu: Daniella Ribeiro participa de inauguração do Aeroclube José Targino Maranhão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou no sábado (23/11), junto de outras autoridades, da inauguração do Aeroclube da Paraíba – José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu. A solenidade também comemorou os 84 anos do Aeroclube da Paraíba.

Daniella disse que a inauguração do Aeroclube é um passo a mais para o desenvolvimento da aviação no Estado e, também, para a economia da Paraíba como um todo. Lembrou do investimento de quase R$ 8 milhões, enviados por ela e pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, para obras de infraestrutura no município de São Miguel de Taipu, o que possibilitou a instalação do Aeroclube na região.

A senadora disse ainda que é merecida a homenagem ao ex-governador José Targino Maranhão, que faleceu em 2021, em consequência da COVID-19, e que era apaixonado por aviação (por isso a homenagem). A viúva de José Maranhão, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, esteve presente ao evento, ao lado de familiares.

O diretor-presidente do Aeroclube, Alberto Gomes, destacou que o dia “é histórico, e demonstra a união, força e capacidade de desenvolvimento que a Paraíba e, também, a aviação tem”.

O vice-diretor do Aeroclube, Venâncio Alencar, disse que a união foi fundamental para que o dia de hoje se tornasse real. “Hoje, ao olharmos para essa nova pista, é símbolo da nossa força e união. Estamos fazendo história nesse espaço”, afirmou.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, o deputado federal Mersinho Lucena, além de deputados estaduais e vereadores do município de São Miguel de Taipu.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de pessoas atípicas e, consequentemente, suas respectivas famílias que se sentiram atingidas.

Segundo Flávio, o ministro afirmou que Autismo é “problema” e que clínicas são “passeios na floresta“.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo