Nos acompanhe

Brasil

Bandeira amarela: conta de luz ficará mais cara; acréscimo é de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts/hora

Publicado

em

Após 26 meses de condições favoráveis de geração de energia no país, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou que, em julho, a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts horas consumidos.

De acordo com a Agência Brasil, a cobrança adicional ocorre por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.

Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo da média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra.

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo da energia gerada.

Verde indica boas condições; amarela, sinal de alerta e vermelha, condições ruins.

Continue Lendo

Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto que cria cadastro nacional de monitoramento de facções criminosas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (02/07), o Projeto de Lei nº 6149/23, de autoria do deputado federal Gervásio Maia (PSB), que cria o Cadastro Nacional de Monitoramento de Facções Criminosa no Brasil.

O parlamentar destacou a urgência de um sistema centralizado e eficaz para monitorar as facções criminosas no país. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2022) indicam a existência de 53 facções criminosas atuando em território nacional, muitas delas com estruturas altamente organizadas e hierarquizadas.

“As facções se diferenciam de meras quadrilhas. São grupos criminosos extremamente organizados e hierarquizados, por vezes, contando até mesmo com códigos de conduta escritos, que atuam com tráfico de drogas e crimes relacionados”, afirmou Gervásio. Ele enfatizou que o cadastro será um instrumento crucial para a formulação e execução de políticas públicas de segurança.

Continue Lendo

Brasil

Efraim se reúne com presidente nacional do União e define candidatos da sigla para 14 Capitais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador paraibano Efraim Morais, presidente estadual do União Brasil na Paraíba, se reuniu com o presidente nacional da legenda, Antonio Rueda, na terça-feira (02/07) e, juntos, definiram candidaturas próprias para prefeito em 14 (quatorze) Capitais.

Em João Pessoa, o partido deve indicar o vice na chapa encabeçada pelo deputado federal Ruy Carneiro (PSC/Podemos).

Leia também: Eleições 2024: nome do vice na chapa de Ruy Carneiro será indicado por Efraim Filho em até 15 dias

Também participaram da reunião em Brasília o presidente da Fundação Indigo, ACM Neto e o líder na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA).

Os candidatos foram definidos nas seguintes Capitais:

Aracaju – Yandra Moura;
Boa Vista – Catarina Guerra ou Nicoletti
Cuiabá – Eduardo Botelho;
Campo Grande – Rose Modesto;
Curitiba – Ney Leprevost;
Fortaleza – Capitão Wagner;
Goiânia – Sandro Mabel;
Manaus – Roberto Cidade;
Natal – Paulinho Freire;
Porto Alegre – Dr. Thiago;
Porto Velho – Mariana Carvalho;
Rio de Janeiro – Rodrigo Amorim
Salvador – Bruno Reis;
Teresina – Silvio Mendes.

Continue Lendo

Brasil

Aguinaldo Ribeiro é eleito um dos mais influentes do Congresso Nacional pela 9ª vez

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro foi novamente reconhecido como um dos 100 congressistas mais influentes do Congresso Nacional, conforme levantamento divulgado nesta sexta-feira, (28) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Esta é a nona vez que Aguinaldo figura entre os “Cabeças” do Congresso.

Este ano, o deputado foi considerado pelo Diap como um “Formulador”, categoria que reúne os parlamentares mais produtivos, dedicados à elaboração de textos e propostas para deliberação, frequentemente especializados em determinadas áreas.

“Sinto muito orgulho de representar a Paraíba com protagonismo, honrando os votos dos paraibanos com trabalho e resultados reconhecidos por todo o país. Continuarei trabalhando com dedicação e compromisso para representar os interesses do povo paraibano e contribuir para o desenvolvimento do nosso país”, afirmou Aguinaldo.

Ribeiro tem atuado como líder da Maioria no Congresso Nacional e foi relator da Reforma Tributária, aprovada e promulgada, inclusive com a criação de sua autoria da Cesta Básica Nacional de Alimentos com alíquota zero.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, segundo o Diap, aqueles parlamentares que se destacam por suas habilidades e qualidades no processo legislativo. Esses parlamentares demonstram eficiência na leitura da realidade dinâmica, facilidade para conceber ideias, elaborar propostas e projetá-las no centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisões.

Continue Lendo