Nos acompanhe

Paraíba

Votação para premiação mundial do projeto ‘Você Prefeito nas Escolas’ segue aberta

Publicado

em

Está na reta final a votação para o 18° Prêmio 2024 – ‘Boas Práticas em Participação Cidadã’, no qual o projeto ‘Você Prefeito nas Escolas’, da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP), é finalista entre 40 propostas de países de todo o mundo. A votação vai até 1° de julho (às 12h GMT) na plataforma ParticipateOIDP.

O prêmio é realizado anualmente pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) para reconhecer iniciativas exitosas de participação popular.

“É muito importante valorizarmos um projeto como o nosso, pois ele além de destacar o protagonismo infanto-juvenil, colabora com a qualificação dos futuros cidadãos. Essa é uma prática que faz com que o aluno se enxergue como parte não só da escola, mas de toda a cidade. E que ele pode ajudar na transformação de seus territórios, participando e promovendo a possibilidade de ampliar a qualidade de vida de toda uma população. O impacto desse projeto nos impulsiona a estarmos entre os finalistas de todo o mundo”, afirmou o secretário de Participação Popular, Thiago Diniz.

O projeto “Você Prefeito nas Escolas”, está concorrendo na categoria ‘Gênero e Cuidado’. Para participar da votação, o usuário deve se cadastrar na plataforma e escolher no mínimo cinco candidatos, caso contrário o voto será invalidado. Na plataforma estão as 40 propostas selecionadas, além das demais práticas inscritas na primeira fase, totalizando 127 propostas com suas respectivas fichas técnicas com traduções disponíveis em inglês, francês e espanhol.

A criação do projeto ‘Você Prefeito nas Escolas’, foi inspirado no programa ‘Você Prefeito’, realizado anualmente pela Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) na cidade de João Pessoa, focado na realização de audiências públicas para a coleta de propostas e reivindicações dos cidadãos para melhoria da qualidade de vida na Capital.

O secretário Thiago Diniz explica que aplicando a proposta nas escolas, a ideia é despertar o interesse, a visão crítica e a participação dos jovens estudantes, dentro e fora da escola, sobre temas relacionados aos seus interesses como bullying, racismo, sexualidade, intolerância religiosa, protagonismo juvenil, Estatuto da Criança e do Adolescente, autoconhecimento, questões de gênero, convivência e respeito mútuo.

OIDP – O Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) é uma rede internacional aberta a todas as organizações do mundo com interesse em conhecer, intercambiar e aplicar experiências sobre democracia participativa no âmbito local. O prêmio foi criado para reconhecimento dessas práticas.

O 18° Prêmio 2024 – ‘Boas Práticas em Participação Cidadã’, nessa fase atual conta com a participação de 40 projetos. A avaliação e atribuição das candidaturas foram enquadradas em cinco categorias: Construir Cidades e Territórios mais Democráticos e Pacíficos; Planejamento Urbano e Espaço Público; Gênero e Cuidado; Transição Ecológica e Meio Ambiente e Tecnologia Cívica e Inteligência Artificial.

O 18° Prêmio do IODP e as menções especiais serão entregues aos ganhadores em cerimônia dentro da programação da 23ª Conferência do Observatório “Ameaças Populistas: Construir a Resiliência Democrática com Comunidades Participativas”, programada para acontecer nos dias 17 a 19 de outubro, em Valongo, cidade portuguesa localizada na sub-região da Área Metropolitana do Porto, pertencendo à região do Norte e ao distrito do Porto.

Continue Lendo

Paraíba

Governo Federal reconhece situação de emergência no Município de Cajazeiras

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (01/07), a situação de emergência em três cidades que enfrentam um período de estiagem. A portaria com a medida foi publicada em edição do Diário Oficial da União (DOU).

Para conferir todos os detalhes, acesse o link abaixo:

Portaria n° 2.321

Estão na lista os municípios de Olho D’Água do Casado, em Alagoas; Cajazeiras, na Paraíba, e Alexandria, no Rio Grande do Norte. Com a medida, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

“Obra de mobilidade urbana que já deveria está pronta”, diz Cabo Gilberto ao fiscalizar ações em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) seguindo a rotina de fiscalização das obras do Governo do Estado da Paraíba, uma vez que são realizadas com verbas públicas, voltou a cobrar celeridade na finalização dos trabalhos.

O parlamentar visitou as obras de mobilidade urbana que interligarão a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ao bairro Bancários e constatou morosidade no prazo para entrega que, conforme registrou, não mais aparece na placa instalada no local.

Obra de mobilidade urbana que já deveria está pronta. Infelizmente também está a passos de tartaruga“, afirmou Cabo Gilberto.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Cícero diz que nova sede da Câmara de Cabedelo consolida bom momento da cidade portuária

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Cícero Lucena afirmou que o novo prédio da Câmara Municipal de Cabedelo, inaugurado nesta segunda-feira (1°), consolida o grande momento que vive a cidade da Região Metropolitana de João Pessoa. Durante solenidade, o gestor pessoense também parabenizou o prefeito Vitor Hugo e o presidente da Câmara, vereador André Coutinho, pela conquista da nova sede da casa legislativa de Cabedelo.

“Cabedelo está vivendo um momento muito importante para o seu futuro, para os avanços e as conquistas. Podemos dizer que Cabedelo é uma outra cidade, o que é a gestão do prefeito Vitor Hugo, buscando a parceria com o Governo Legislativo. E um dos exemplos é esse, do presidente da Câmara, André, dando a garantia de que Cabedelo está no caminho certo e que cada vez mais vai avança para ser uma cidade da Grande João Pessoa, do tamanho e da dimensão da sua importância”, afirmou o prefeito da Capital.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, a exemplo do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley, do deputado federal Mersinho Lucena, entre outros. O presidente da casa legislativa cabedelense, André Coutinho disse que o prédio é importante para a cidade, para a população, para a acessibilidade, para mais conforto e segurança dos usuários.

“Para que a gente possa trabalhar cada dia mais em prol da cidade de Cabedelo. Um investimento em torno de R$ 7 milhões, vou deixar aqui bem claro, tudo com recurso próprio. Trabalho árduo, que começou com a saudosa Graça Resende, e isso foi um sonho dela, que ela teve lá atrás. Eu tive a humildade e a compreensão de continuar esse projeto dela”, afirmou Coutinho.

Nova sede – Ampla, moderna e funcional, o prédio tem uma área total construída de 1.974m², oferecendo mais qualidade e conforto a funcionários, parlamentares e, principalmente, à população que for ouvir e participar das plenárias e atividades realizadas na Casa Legislativa Municipal.

Confira imagens:

Continue Lendo