Nos acompanhe

Paraíba

Chió inova e garante motocicletas para Agentes de Saúde

Publicado

em

Para garantir melhoria no serviço de saúde da atenção primária, o deputado Chió (Rede), anunciou, nesta terça-feira (25), o investimento de R$ 250 mil em emendas parlamentares para a aquisição de motocicletas para Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Zona Rural. Está é a primeira vez que servidores do gênero são contemplados com veículos para benefício da execução do trabalho.

“Facilitar o atendimento de pacientes mais afastados na Zona Rural dos municípios e fortalecer o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, um dos principais elos da atenção primária do nosso SUS, o nosso mandato está, mais uma vez, inovando e investindo em motocicletas para os trabalhadores. É mais qualidade de vida e de atendimento. Em breve, atenderemos ainda mais cidades da nossa Paraíba”, ressaltou o deputado.

No primeiro momento, as cidades contempladas são Arara, Nova Palmeira e Pedra Lavrada. De acordo com o parlamentar, outros municípios também devem receber o incentivo nas próximas destinações de emendas.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba conquista prêmios e é destaque nacional por gestão previdenciária adotada na PBPrev

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Previdência Paraíba (PBPrev) conquistou o 6° lugar no Prêmio Destaque Brasil em Governança Previdenciária, concedido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) durante a realização do 57° Congresso Nacional da entidade, realizado em Belém (PA), no último dia 27. Pela primeira vez, em 20 anos, a Paraíba preencheu os requisitos para concorrer aos prêmios da Abipem, conquistando, ainda, a 22ª colocação no Prêmio Brasil de Investimentos.

O objetivo da premiação promovida pela Abipem é, entre outros, incentivar e reconhecer instituições que sirvam de referência de gestão e governança previdenciária, com as melhores práticas em responsabilidade previdenciária, garantindo a sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e tranquilidade aos segurados da PBPrev. A PBPrev disputou a premiação com mais de 2 mil RPPS em todo o País, dentro do grupo especial, que congrega os regimes previdenciários de grande porte.

O presidente da PBPrev, José Antônio Cavalcanti, afirmou que essas conquistas se devem a um conjunto de ações adotadas sob a orientação do governador João Azevêdo. “Os prêmios obtidos pela PBPrev traduzem o salto alcançado pelo estado da Paraíba na Gestão Previdenciária e Governança Corporativa. Outra grande conquista que foi fundamental para que a PBPrev conquistasse essas premiações foi a obtenção do Certificado de Regularidade Previdenciária, concedido pelo Ministério da Previdência Social (MPS), que avalia 25 critérios exigidos pela Legislação Previdenciária e a elevação da nota da Paraíba no Índice de Situação Previdenciária”, destacou.

Para a concessão do ISP, o MPS tem critérios de avaliação distribuídos em três grupos: Conformidade: cumprimento das normas gerais de organização e funcionamento; Equilíbrio: avaliação da situação dos RPPS quanto a Endividamento, Solvência Financeira, Solvência Atuarial, Relação entre Ativos/Inativos e comprometimento da Receita Corrente Líquida; e Transparência: prestação de informações à SPREV, para disponibilização em consulta pública.

A PBPrev – A Previdência Paraíba (PBPrev) é uma autarquia criada pela Lei Estadual nº 7.517, de 30 de dezembro de 2003. Por força do art. 7º da Lei nº 7.721/2005, a PBPrev é vinculada à Secretaria de Estado do Governo.

Compete à PBPrev a relevante missão de gerir o regime próprio de previdência dos servidores públicos efetivos do Estado da Paraíba, conforme as regras e os princípios jurídicos emanados do art. 40 da Constituição do Brasil, das Emendas Constitucionais nº 20/1998, nº 41/2003 e nº 47/2005, bem como das Leis Federais nº 9.717/1998 e nº 10.887/2004.

A gestão previdenciária envolve as atividades de controle e de arrecadação das contribuições patronal e dos servidores, tendo-se em vista a concessão, o pagamento e a manutenção das aposentadorias, reformas e pensões por morte devidas aos segurados do regime de previdência.

Continue Lendo

Paraíba

Música, livros, homenagens, debate, feira e exposição marcam Pôr do Sol Literário na FCJA

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Duas homenagens, lançamento de três livros, exposição, feira, música e debate vão marcar a 95ª edição do Pôr do Sol Literário, nesta quinta-feira (4), a partir das 17h30, na Fundação Casa de José Américo (FCJA), localizada na Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana. O evento é promovido pela Confraria Sol das Letras e tem o apoio cultural da FCJA.

Além da Fundação Casa de José Américo, o Pôr do Sol Literário ainda tem apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope); da Academia Paraibana de Letras (APL); da Livraria do Luiz; do Divulga Escritor; e do Grupo São Braz.

Na abertura, logo após a performance do músico Davi Franca, ocorrerá duas homenagens: ao acadêmico Manoel Batista Medeiros, que será saudado por seu filho, Emmanoel Medeiros; e à jornalista Rosa Aguiar, pelo acadêmico Sérgio de Castro Pinto.

Haverá também o lançamento de três livros: ‘Política e Poder em Araruna (1976-2022)’, de Wellington Rafael, com apresentação do presidente da APL, Ramalho Leite; ‘Memórias Indecentes’, de Luís Augusto Paiva, com apresentação do acadêmico Eitel Santiago; e ‘O Paradigma do Direito Ambiental’, de Liliane Targino, apresentado pelo presidente da Academia Paraibana de Direito (APD), Boisbaudran Imperiano.

O evento na FCJA também recebe a Feira da Livraria do Luiz e a exposição da artista plástica Maria das Graças Santiago, além do debate ‘Vida e Obras de Zé Limeira’, com o acadêmico Helder Moura, com declamação do cordelista Merlônio Maia.

O projeto Pôr do Sol Literário foi criado pela Confraria Sol das Letras, em dezembro de 2013 e, ao longo de uma década, já se consolidou como um dos eventos mais longevos da cena literária na Paraíba. O grupo Sol das Letras foi criado para estimular a produção, criação, divulgação e debate sobre a literatura paraibana, nos cenários regional e nacional.

A confraria se propõe a protagonizar, além do Pôr do Sol das Letras, outras iniciativas, como a realização da I Festa Literária do Extremo Oriental (Flor), a premiação das melhores obras do ano, que terá a segunda edição em 2024, e ainda um concurso público, com o objetivo de projetar a literatura paraibana.

Continue Lendo

Paraíba

33 dias: ‘Maior São João do Mundo’ 2024 encerra e contabiliza público de 2,93 mi de pessoas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Muita emoção e saudosismo invadiu o Parque do Povo neste domingo (30), na última noite d’O Maior São João do Mundo 2024. O encerramento desta edição contou com shows de drones e pirotécnico, além das apresentações do pernambucano Manim Vaqueiro, do paraibano Japãozim, da cearense Mari Fernandes e da baiana Simone Mendes. O público geral do evento foi de 2,93 milhões de pessoas, com aumento de 17,2% em relação a 2023.

O prefeito Bruno Cunha Lima esteve no camarim das coletivas e falou sobre essa edição histórica, dos 160 anos de Campina Grande. “Estamos chegando ao final da edição dos 160 anos de Campina e o que eu posso dizer é que o coração é só gratidão. Não consegui expressar outra coisa que não seja agradecimento. A cada artista, a cada sanfoneiro, a cada pessoa que trabalhou aqui no Parque do Povo. A cada forrozeiro que saiu de casa e que se somou a um número de mais de dois milhões de pessoas que ajudaram a fazer a edição desse ano a maior edição de todos os tempos”, exclamou.

De acordo com pesquisa realizada pela Datavox, 98,8% do público avaliou O Maior São João do Mundo 2024 como bom ou ótimo. Já em relação a grade de apresentações, 95,4% do público achou boa ou ótima. A nota geral para a edição deste ano foi de 9,3. A transmissão do evento pelo canal Sua Música foi assistida por 5,2 milhões de pessoas e teve um alcance de 18 milhões de telespectadores. Os atrativos culturais foram muitos, com mais de 10 mil artistas, entre quadrilheiros, dançarinos folclóricos e outros brincantes.

A noite começou com Manim Vaqueiro, que cantou para uma área de show lotada. O cantor falou com a imprensa após o show. “Eu quero só agradecer a Deus, primeiramente, por tudo isso que está acontecendo na minha vida. Eu quero agradecer a toda a galera que curte meu trabalho e que veio aqui hoje para me assistir. Para o ano, eu quero voltar aqui melhor que este ano, para levar essa alegria que eu carrego dentro do meu coração”, falou.

Japãozim foi o artista que subiu ao palco em seguida a Manim Vaqueiro. Por ser de Campina Grande, ele teve um grande público o esperando na frente do palco. Os irmãos Rogério e Rodolfo Medeiros, do bairro de José Pinheiro em Campina Grande, estavam encantados cantando as músicas e dançando no show de Japãozim. “Nós viemos só para ver esse brother que é parceiro nosso, desde a época que ele vendia gelo aqui nesses camarotes. O show dele hoje vai ser o melhor”, comentou Rodolfo.

Aos jornalistas, Japãozim falou da época em que trabalhava no Parque do Povo e sonhava em cantar no palco principal. “Eu saí de casa hoje com o sentimento de trazer só alegria para cá. Cheguei aqui hoje à tarde e tinha muita criança, muita gente me esperando para fazer uma passagem de som. Espero poder retribuir todo esse carinho para minha cidade e com muita responsabilidade encerrar os 33 dias de São João. Pela terceira vez estou cantando em casa e espero fazer um show inesquecível”, disse.

Por volta das 22h50 houve o show pirotécnico. Milhares de pessoas cantaram “Olha pro céu meu amor” durante os minutos de queima de fogos.

Uma das atrações mais aguardadas da noite, a artista Simone Mendes apareceu no palco vestindo um look que remetia ao couro, simulando uma cangaceira, com uma tiara. O público acompanhou muitos dos seus sucessos.

O show de drones foi realizado por volta das 00h30, encantando a todos com mensagens sobre o São João e o aniversário de 160 anos de Campina.

A artista Mari Fernandes foi a última a se apresentar na noite de encerramento do evento. Antes, ela falou sobre essa emoção de fechar O Maior São João do Mundo. “Com certeza será um show inesquecível, como foram todos os meus momentos aqui em Campina Grande. Eu não escondo que essa cidade é especial para mim. Desde a primeira vez que eu vim em 2022, foi uma emoção que não senti em palco nenhum, porque foi a primeira vez que eu subi num palco grande e de tamanha importância”, concluiu.

Confira imagens:

Continue Lendo