Nos acompanhe

Paraíba

Lançamento da Exposição “Traços de Memória e Sonho” marca momento histórico no Espaço Arte Brasil

Publicado

em
O Espaço Arte Brasil celebrou a abertura da aguardada exposição “Traços de Memória e Sonho” do artista Flávio Tavares nesta terça-feira, 18. O evento, que contou com a curadoria de Daniel da Hora, atraiu grande público e celebrou a rica trajetória artística de Flávio.
Rodrigo Villar, sócio-proprietário do Espaço Arte, destacou a importância desta exposição para a história do local. “É mais um marco na nossa história. Ter uma exposição de um artista como Flávio Tavares, que é tão importante para a arte paraibana e conta tão bem essa história da arte, desde a realidade sociocultural que ele retrata em alguns quadros, até essa visão lúdica de sonho que ele traz. É um artista extremamente reconhecido, não só na Paraíba, mas no Brasil e no mundo, e é muito importante para nós agregarmos mais essa exposição no currículo do Espaço Arte Brasil”, ressaltou.
Em seu discurso de apresentação, Rodrigo Villar também agradeceu aos colecionadores Walter e Mariza Cunha (IM), que contribuíram significativamente para o acervo da exposição. “São pessoas que, há muitos anos, acreditaram na arte paraibana e investiram nela. Muitas das obras aqui expostas fazem parte de suas coleções”, disse.
Curadoria – curador da exposição, Daniel da Hora falou sobre o desafio e o privilégio de trabalhar com a obra de Flávio Tavares. Para ele, Flávio é um artista patrimônio da Paraíba e fazer a curadoria foi complexo pela qualidade e vastidão de sua obra. “Buscamos o histórico e a novidade, apresentando obras que ninguém viu antes. Flávio é um artista compulsivo, o qual chamamos de ‘operário da arte’ e ele entregou obras que terminou na semana passada, por exemplo. É alguém que usa do seu ofício para contar histórias, memórias e narrativas que vão fazer parte das nossas vidas. Ter uma obra de Flávio Tavares na sua casa, no seu escritório, na sua vida vai lhe fazer certamente uma pessoa melhor”, ressalta.
Emoção – Flávio expressou sua gratidão e emoção ao falar sobre a mostra e sua relação com o Espaço Arte Brasil. “A exposição começa nos anos 70 e vai até os dias de hoje, incluindo trabalhos feitos durante a pandemia e minha emoção de estar junto ao Espaço Arte Brasil é muito grande… É uma galeria jovem que transmite uma paixão pela arte, fomenta o conhecimento e também a arte popular. Estou extremamente emocionado e, como diria Hermano José: ‘Pinte, pinte, que a arte nos aproxima’, então a força da arte é interligada ao espírito humano e, para mim, isso comprova exatamente essa paixão afetiva que a arte tem com o povo. Pinto o imaginário da nossa terra, fantasias dos carnavais, do bordel, do universo de José Lins do Rêgo e essa saudade dentro de mim, da infância, da existência.
A exposição “Traços de Memória e Sonho” continua em cartaz no Espaço Arte Brasil que fica no térreo do Liv Mall — Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 500 — Jardim Oceania, João Pessoa — PB, 58037-005. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos das 13h às 21h. Para mais informações, o perfil do Instagram é @espacoartebrasil.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Areia inicia programação do ‘Caminhos do Frio 2024’ com homenagem ao Movimento Armorial

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Areia, cidade histórica do Brejo paraibano, deu início à 19ª edição do Caminhos do Frio, evento cultural que encanta moradores e visitantes, celebrando o Movimento Armorial e as belezas do interior do estado.

A abertura do evento contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), que organizou um Fampress com jornalistas, influenciadores digitais e blogueiros de turismo. Eles ainda conheceram alguns dos atrativos turísticos da região, como a galeria a céu aberto na Usina Santa Maria e a Casa Rural Portuguesa de Sobrado, conhecida como antigo Casarão José Rufino.

O Movimento Armorial, fundado por Ariano Suassuna, inspirado na fusão entre elementos eruditos e populares da cultura nordestina, está representado nos adornos das ruas e praças da cidade histórica. Cores vibrantes, traços que remetem ao folclore e à arte popular, e elementos que narram a história e tradições locais enriquecem a atmosfera do evento.

Até o dia 7 de julho, os visitantes que forem ao município de Areia podem desfrutar de uma agenda repleta de atividades culturais, incluindo apresentações de cancioneiro popular, visitas aos tradicionais engenhos da região, mostra de filmes e uma experiência gastronômica que destaca o melhor da culinária local.

Nos finais de semana, a animação está garantida com as atrações musicais no palco principal do calçadão João Cardoso. Nomes como Kátia Cilene, Fabiano Guimarães, Bonde do Brasil, Marcelo Aveloz, Fofin Dirmantelo e os 3 do Nordeste prometem aquecer as noites frias da cidade.

Além de Areia, o Caminhos do Frio percorre outros municípios do Brejo Paraibano: Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema, Remígio, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova. Juntos, esses locais se transformam em verdadeiros celeiros das artes, atraindo visitantes em busca de cultura, boa gastronomia e paisagens deslumbrantes.

“Com uma imersão profunda na cultura e nas tradições do Brejo paraibano, o Caminhos do Frio não é apenas um evento, mas uma experiência singular e enriquecedora para todos os que exploram a rota cultural mais charmosa do Brasil. A parceria entre o Governo da Paraíba, o Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Sebrae e as Prefeituras Municipais visa fortalecer a divulgação desta rota e dos atrativos turísticos de cada cidade. Isso envolve o convite a jornalistas e influenciadores para visitarem esses destinos e compartilharem suas experiências, inspirando mais pessoas a conhecerem essas regiões”, destaca Ferdinando Lucena, presidente da PBTur.

Miguel Ângelo, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, ressalta que o Caminhos do Frio demonstra o potencial dos municípios em se consolidarem como uma das principais rotas de turismo rural do país, impulsionando novos empreendimentos e gerando emprego e renda para a região.

Para mais informações sobre a programação do evento, acesse o site oficial do Fórum de Turismo: (brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/](https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/) e o perfil do Instagram @brejopb. Lá você encontra detalhes sobre datas e atrações específicas em cada município.

Confira as datas e as próximas cidades do Caminhos do Frio

• Pilões: 8 a 14 de julho

• Matinhas: 15 a 21 de julho

• Solânea: 22 a 28 de julho

• Serraria: 29 de julho a 4 de agosto

• Borborema: 5 a 11 de agosto

• Remígio: 12 a 18 de agosto

• Bananeiras: 19 a 25 de agosto

• Alagoa Grande: 26 de agosto a 1 de setembro

•Alagoa Nova: 2 a 8 de setembro

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: nome do vice na chapa de Ruy Carneiro será indicado por Efraim Filho em até 15 dias

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (PSC/Podemos), revelou que o nome do vice da sua chapa será revelado em até 15 (quinze) dias e que virá de uma indicação feita pelo presidente estadual do União Brasil na Paraíba, senador Efraim Filho.

De acordo com o parlamentar, a preferência é que se trate de um nome que venha de fora do ambiente político e que seja o de uma mulher.

Os comentários de Ruy Carneiro foram registrados durante entrevista ao programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (02/07).

Continue Lendo

Paraíba

Cícero teria preterido PT e forçado legenda mudar planos em João Pessoa, diz O Globo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os planos do Partido dos Trabalhadores (PT) em João Pessoa com vistas às Eleições 2024 teriam sido frustrados pelo prefeito Cícero Lucena (PP). A informação foi divulgada em uma matéria assinada por Lauriberto Pompeu e  Sérgio Roxo, de O Globo.

De acordo com os jornalistas, Cícero, que é pré-candidato a reeleição, teria frustrado os planos do PT ao negar à legenda a vaga de vice na sua chapa. A negativa teria, portanto, forçado a legenda a mudar os planos e decidir lançar candidatura própria.

Ainda na matéria, o ex-governador Ricardo Coutinho é citado como um dos que queriam indicação de candidatura própria.

Em linhas gerais, a matéria relata as consequências que o PT tem sofrido depois de ter renunciado a lançar cabeças de chapa.

O fato, diz a matéria, “deve levar o partido a registrar o menor número de candidatos em capitais dos últimos 32 anos”, uma vez que o “PT tem enfrentado impasses para emplacar vices nas eleições municipais deste ano“.

Confira imagem:

 

Continue Lendo