Nesta quarta-feira (19/06), uma reunião foi realizada na sede da Secretaria de Educação de Campina Grande (Seduc), às 11h, reunindo importantes figuras do setor educacional e agrícola. Estiveram presentes o professor e diretor José Félix, o professor e diretor adjunto Messias Firmino, a professora e coordenadora do curso técnico em agropecuária, Socorro Duarte, todos da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, o secretário de educação Raimundo Asfora, o secretário de agricultura Renato Gadelha e Andresa Maia, Agroecóloga e representante do projeto Plantar da Seduc de Campina Grande.
O encontro teve como principais objetivos discutir a formação de turmas em Campina Grande para os cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria oferecidos pela Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC/UEPB). A proposta visa atender a demanda educacional da região e proporcionar mais oportunidades de qualificação profissional para os jovens.
Um dos pontos destacados na reunião foi a utilização do projeto Plantar, da Prefeitura Municipal de Campina Grande, como campo de estágio para os alunos do curso técnico em Agropecuária. Isso proporcionaria uma experiência prática valiosa e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Outro tema importante abordado foi a organização de visitas técnicas para alunos do oitavo e nono ano das escolas municipais de Campina Grande à Escola Agrícola Assis Chateaubriand. A ideia é que os estudantes conheçam a estrutura e os cursos oferecidos pela escola, ajudando-os a decidir sobre seu futuro acadêmico e profissional.
Também foram discutidos os detalhes logísticos para a formação de turmas, tanto na área urbana de Campina Grande quanto nos distritos, especialmente em Galante e regiões próximas ao Jenipapo. O secretário de Agricultura, Renato Gadelha, juntamente com o Secretário de Educação, Raymundo Asfora, irão coordenar o acesso às escolas, organizar apresentações dos cursos e discutir a logística de transporte dos alunos.
“O secretário de Agricultura vai, juntamente com o secretário de Educação, verificar a logística. Primeiro, teremos acesso às escolas para que a equipe da Escola Agrícola possa conversar com os diretores e a equipe pedagógica, apresentando os nossos cursos técnicos com vídeos e materiais informativos,” explicou o professor Messias Firmino, diretor adjunto da Escola Agrícola Assis Chateaubriand.
Messias explicou que com o acordo de parceria firmado será possível dividir responsabilidades, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, junto com a Secretaria de Agricultura, se responsabilizar pelo transporte dos alunos de Galante e outras localidades até pontos de encontro centrais, como a Rodoviária Velha em Campina Grande e no Jenipapo, de onde serão levados para a escola agrícola pelos ônibus da Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC).
“A possibilidade de um micro-ônibus da escola se deslocar até Galante foi discutida, embora ainda dependa de uma avaliação de viabilidade. Além disso, estudantes de Campina Grande, residentes nas proximidades do Jenipapo, serão transportados com o apoio da prefeitura e dessa localidade e daí, esses estudantes serão transportados sob responsabilidade da Escola Agrícola até o Campus II da UEPB em Lagoa Seca’, pontuou o professor Messias.
Ele disse ainda que a expectativa é que essa parceria seja formalizada em breve, facilitando o preenchimento de vagas nesses dois cursos técnicos oferecidos pela escola agrícola Assis Chateaubriand no Campus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Lagoa Seca.
’Já o município de Campina Grande que também tem vocação para a agricultura e pecuária, poderá qualificar jovens, proporcionando novas perspectivas profissionais, principalmente para os filhos(as) de agricultores dos distritos rurais e a médio prazo, espera-se reduzir os pontos fracos e as ameaças das cadeias produtivas de origem animal e vegetal presentes na área rural de Campina Grande, incrementando mais oportunidades empreendedoras, gerando emprego e renda para esse público-alvo, contribuindo assim com o crescimento e no desenvolvimento de Campina Grande ’, é o que almeja o professor Messias Firmino.
Para ele, muitos estudantes terminam o ensino médio e ficam sem ocupação. Filhos de agricultores que terminam o ensino médio muitas vezes não têm outra perspectiva. “A Escola Agrícola Assis Chateaubriand pode ser a entrada principal para resolver isso. Levar os alunos do oitavo e nono ano para conhecer nossa estrutura ajudará a prepará-los para estudar conosco,” concluiu o professor Messias Firmino.
A coordenadora do curso técnico de Agropecuária da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, Socorro Duarte disse que a formalização dessa parceria promete trazer benefícios significativos, tanto para a comunidade acadêmica da UEPB quanto para os estudantes de Campina Grande, ampliando horizontes e criando novas oportunidades de formação técnica e profissional.