Nos acompanhe

Paraíba

Governo da Paraíba conta com Rede de Atendimento para Vítimas de Violência Sexual

Publicado

em

Os dados do Painel de Indicadores Estatísticos de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, revelam que em 2023 a Paraíba registrou 575 casos de estupro. Deste total, 522 vítimas eram do sexo feminino, 51 do sexo masculino e 2 não tiveram o sexo informado. A maioria das vítimas, totalizando 300, tinha entre 0 e 14 anos.

A Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana destaca a importância dos serviços de atendimento disponíveis para essas vítimas. A Paraíba conta com nove hospitais e maternidades que atendem casos de violência sexual, sendo que quatro realizam interrupção de gravidez indesejada – aborto legal conforme previsto na legislação: dois em João Pessoa, um em Patos e um em Monteiro.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, ressalta que a rede de atendimento às mulheres e meninas vítimas de violência sexual funciona ativamente, com atenção especial aos casos de estupro de mulheres e meninas. “Estamos atentas aos casos e também aos retrocessos em relação à proteção das vítimas”, afirma a secretária, que também é coordenadora da Câmara Temática de Políticas Públicas para Mulheres do Consórcio Nordeste.

No Brasil, o aborto é legal em casos de risco de vida para a mulher, estupro e anencefalia do feto, com procedimentos oferecidos gratuitamente pelo SUS. “A maioria das vítimas afetadas são negras e crianças, frequentemente violentadas por pessoas próximas, segundo estatísticas de conselhos tutelares, delegacias de mulheres e hospitais”, alerta Lídia Moura.

Procedimentos para Vítimas de Violência Sexual

Para vítimas de até 18 anos:
– Registro obrigatório no Conselho Tutelar.
– Contracepção de emergência e profilaxia para DST/HIV/AIDS nas maternidades, hospitais ou institutos médicos de referência.
Para vítimas acima de 18 anos:
– Registro na Delegacia Especializada da Mulher.
– Contracepção de emergência e profilaxia para DST/HIV/AIDS nas maternidades, hospitais ou institutos médicos de referência.
A contracepção de emergência deve ser realizada em até 72 horas para minimizar a chance de uma gravidez indesejada, e a profilaxia para evitar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/AIDS deve seguir o mesmo prazo.

Hospitais de Referência
As vítimas podem procurar os serviços de referência por demanda espontânea ou através de encaminhamento formal de qualquer serviço da rede.
João Pessoa
Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena: Av. Orestes Lisboa, s/n, Pedro Gondim, CEP: 58031-090. Tel: (83) 3218-7777
Maternidade Frei Damião Unidade II: Av. João Machado, 212, Centro (Antigo Hospital Santa Paula). Tel: (83) 3612-2802/2840 – Atendimento de Interrupção de Gravidez previsto em Lei
Instituto e Maternidade Cândida Vargas: Av. Coremas, s/n, Jaguaribe, CEP: 58013-430. Tel: (83) 3241-3444 – Atendimento de Interrupção de Gravidez previsto em Lei
Hospital General Edson Ramalho: R. Eugenio Lucena Neiva, 151 – 13 de Maio, CEP: 58025-020. Tel: (83) 3218-7577
Hospital Infantil Arlinda Marques: Av. Alberto de Brito s/n, Jaguaribe, CEP: 58015-320. Tel: (83) 3241-4328
Campina Grande
Instituto Elpídio de Almeida (ISEA): Rua Vila Nova da Rainha, n° 147, Centro, CEP: 58400-220. Tel: (83) 3310-6356
Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes: Av. Floriano Peixoto, n° 1045, Centro, CEP: 58428-111. Tel: (83) 3310-5850 / 3310-9250 / 3310-5871 / 3310-5875
Guarabira
Hospital Regional de Guarabira
Rua Prefeito João Pimentel, S/N, Centro. CEP: 58200-000 – Guarabira/PB – Telefone: (83) 3271-4934
Patos – Atendimento de Interrupção de Gravidez previsto em Lei
Maternidade Peregrino Filho: Rua Elias Asfora, S/N, Jardim Guanabara, CEP: 58701-300. Tel: (83) 3421-3751
Monteiro – Atendimento de Interrupção de Gravidez previsto em Lei
Hospital e Maternidade Santa Filomena: Rua Epaminondas Azevedo, S/N, Centro, CEP: 58500-000. Tel: (83) 3351-2204

Continue Lendo

Paraíba

Pesquisa Insight Global mostra André Coutinho isolado na liderança com 56% dos votos em Cabedelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do pleito eleitoral, a mais recente pesquisa realizada pela Insight Global em Cabedelo aponta vitória histórica de André Coutinho (Avante).

 Segundo o levantamento estimulado (quando eleitores recebem a lista dos candidatos), André aparece com 56% das intenções de voto, contra apenas 13% do segundo colocado.

Registrada no TER-PB sob o protocolo PB 04405/2024, a amostragem aconteceu entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro e ouviu 400 eleitores de Cabedelo. A pesquisa possui um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de ±4,9 pontos percentuais.

“Mais uma pesquisa, mais um impulso neste fim de campanha, que foi toda marcada por proposta e pela vontade de mostrar para o povo de Cabedelo que um trabalho bem feito e com responsabilidade muda uma cidade! Vamos seguir com o avanço que nossa cidade vem assistindo desde 2018. É 70 na cabeça, com o orgulho do presente e a certeza de um futuro ainda mais promissor”, disse André.

Liderada por André e Camila Holanda (Progressista), a coligação “Cabedelo segue avançando” é composta pelo União Brasil, PSB, MDB, Republicanos, PT, PCdoB, Partido Verde, Solidariedade, Progressistas e PSDB.

Continue Lendo

Paraíba

NASA Space Apps Challenge 2024 é aberto em João Pessoa com presença de representante da ONU

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nesta sexta-feira (04) ocorreu a abertura oficial do NASA Space Apps Challenge 2024 em João Pessoa, marcando o início de um fim de semana dedicado à inovação e ciência aberta. O evento, realizado de 04 a 06 de outubro, faz parte de uma competição internacional promovida pela Agência Espacial Americana (NASA), que ocorre simultaneamente em várias cidades ao redor do mundo. Na capital paraibana, o desafio é conhecido como NASA Space Jampa.

Em sua segunda edição consecutiva, o NASA Space Jampa foi organizado pela startup Trêsbê Delas e pelo Hub de inovação Ilha Tech, um ecossistema de inovação mantido pelo Sin Group. A cerimônia de abertura foi realizada nas dependências do Ilha Tech, localizado no bairro da Torre, e contou com a presença de patrocinadores como Manaira Shopping, FabLab/UFPB e Gráfica JB, além de participantes e entusiastas da ciência e tecnologia.

O evento iniciou às 19h com uma série de apresentações dos organizadores e patrocinadores, além de dinâmicas para a formação das equipes competidoras. O destaque da noite foi a palestra de Mikaelle Farias, diretora regional do Palmares Lab e representante da ONU no combate à desinformação. Em sua apresentação, Mikaelle abordou o tema “Quais soluções temos para um mundo em crise climática?”, ressaltando a urgência de ações coletivas e inovadoras para enfrentar os desafios climáticos globais.

Mikaelle já representou o Brasil em conferências internacionais como as COP26 e COP27 da ONU, trouxe uma perspectiva inspiradora para os participantes, conectando temas globais de sustentabilidade e justiça climática ao talento local. “O mundo enfrenta desafios sem precedentes, e precisamos unir nossas forças e nossas mentes criativas para buscar soluções inovadoras que possam gerar impacto real. Aqui em João Pessoa, vejo um enorme potencial para contribuir de forma significativa para esse movimento global de transformação”, afirmou Mikaelle durante sua fala.

Segundo Dani Bezerra, COO da Trêsbê Delas: “O NASA Space Jampa é uma oportunidade incrível para conectar a criatividade e o talento local a desafios globais. Nossa expectativa é fortalecer ainda mais o papel de João Pessoa como um polo de inovação e tecnologia.”

Já Ruy Dantas, fundador do Ilha Tech, destacou que o Ilha Tech tem o compromisso de ser um facilitador do desenvolvimento de novas ideias e negócios que possam impactar positivamente a sociedade. “Receber um evento da NASA é um marco que coloca João Pessoa no mapa da inovação global.”

A startup Trêsbê Delas é incubada pelo Ilha Tech, hub de inovação localizado em João Pessoa e mantido pelo Sin Group, uma holding de comunicação que possui a agência Sin Comunicação, a empresa de PR Ima Gestão de Imagem, a empresa de dados Keek Inteligência e uma consultoria especializada em inovação com a RD Innovation.

O NASA Space Jampa segue até o domingo, dia 06 de outubro, conectando a capital paraibana a uma rede global de inovação e consolidando a cidade como um polo de criatividade e impacto social.

Continue Lendo

Paraíba

Golpistas usam foto do deputado federal Mersinho Lucena para pedir dinheiro em golpe pelo WhatsApp

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Golpistas estão utilizando a foto e o nome do deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) para aplicar golpes via aplicativos de mensagens com pedidos de dinheiro. A prática criminosa envolve o envio de mensagens, onde os estelionatários se passam pelo parlamentar e solicitam transferências de dinheiro, alegando falsas necessidades financeiras urgentes. O caso foi registrado na manhã deste sábado (5).

A assessoria de Mersinho Lucena emitiu um alerta à população, destacando que o deputado não está pedindo dinheiro e que qualquer mensagem com esse teor é uma tentativa de golpe.

O caso já foi registrado nas autoridades competentes, que estão investigando o ocorrido. A equipe de Mersinho Lucena pede que, ao receber mensagens suspeitas, os eleitores e contatos do deputado denunciem os números envolvidos e evitem compartilhar dados pessoais.

O deputado federal, por sua vez, reforçou que nenhuma solicitação de dinheiro será feita através de mensagens e pediu para que a população tome cuidado com esse tipo de golpe, que tem se tornado cada vez mais comum em meio ao avanço das tecnologias digitais.

Continue Lendo