Nos acompanhe

Paraíba

Hospital de Trauma de João Pessoa alerta para casos de queimaduras nos festejos juninos

Publicado

em

As fogueiras, comidas típicas e os fogos de artifício são tradições dos festejos juninos, porém se não forem manuseados com prudência podem oferecer consequências para vida inteira. Por isso, a prevenção é o foco da campanha de queimaduras ‘Marcas que ficam para sempre’, do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa. O objetivo é massificar a importância do cuidado preventivo. Em 2023, foram registrados 971 pacientes atendidos. O mês junino registrou 111 atendimentos, sendo 15 por fogos de artificio.

Pensando nisso, a equipe multiprofissional do hospital realiza palestras em escolas e instituições, visando falar da prevenção e dos cuidados após queimaduras. “É muito importante difundir a precaução e os cuidados com as queimaduras, pois um segundo de descuido, leva a uma vida inteira de consequências”, explicou.

Segundo o coordenador da Unidade de Tratamentos de Queimados (UTQ), Emilton Amaral, muitas pessoas acometidas por queimaduras de fogos de artifício podem sair do mercado de trabalho por causa de sequelas permanentes nas mãos ou perda de dedos, além de queimaduras graves. “O melhor caminho é a prevenção, mas não devemos demonizar os fogos. Vale ressaltar que esses produtos devem respeitar a faixa etária recomendada pelo fabricante. Além disso, não se deve soltá-los perto de redes elétricas e de crianças, já que elas representam em torno de 40% das entradas de vítimas de fogos”, frisou.

É o que relata a dona de casa, Maria Aparecida Santos, que teve a mão queimada, após um acidente com uma panela de milho. “Foi questão de segundos. Não percebi que o fogo ainda estava ligado e peguei o objeto com as duas mãos. Ao sentir o calor soltei, e o liquido acabou caindo em cima da minha mão. Na mesma hora me lembrei de colocar água fria e corri para o hospital”, contou.

Campanha – A unidade de saúde lançou no início de junho (dia 3), a 22ª Campanha Marcas que Ficam Para Sempre e tem como objetivo sensibilizar a população sobre os riscos e as formas preventivas referentes às queimaduras.

Referência – O Hospital de Trauma de João Pessoa é referência no atendimento às vítimas de queimaduras, possui uma Unidade de Tratamento de Queimados que presta atendimento ambulatorial e hospitalar 24 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3216-5721.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison e Janny reforçam diálogo com advocacia de Patos e Piancó e lançam chapas regionais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado Harrison Targino, candidato à reeleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), acompanhado da candidata a vice, Janny Milanês, intensificou seu diálogo com a advocacia sertaneja em visitas a Patos e Piancó, nesta terça (22) e quarta-feira (23). Eles reforçaram o compromisso com a defesa das prerrogativas, da jovem advocacia, melhorias para o trabalho dos profissionais da região e expansão dos trabalhos da Escola Superior da Advocacia. Também participaram, ao lado de advogadas e advogados, do lançamento das chapas para as subseções nos dois municípios.

Em Patos, Harrison destacou a união dos advogados da região em prol da defesa das prerrogativas e do fortalecimento da categoria. Durante o lançamento da chapa 11, representada por Cleodon e Carliane, o candidato à reeleição ressaltou a importância da continuidade desse trabalho. “A advocacia do Sertão tem se mostrado firme e engajada. Cleodon e Carliane são referências na militância e têm a experiência necessária para liderar a subseção de Patos com dedicação e competência”, afirmou Harrison, pedindo o apoio de toda a classe.

Ele enfatizou, ainda, que a advocacia da região deseja continuar com um trabalho que já trouxe avanços concretos para a categoria. “Queremos avançar ainda mais. Nossa proposta é seguir defendendo as prerrogativas, valorizando a advocacia e construindo uma OAB mais inclusiva e justa, que ouça e atue em conjunto com seus membros. A força dessa união está na participação ativa de centenas de advogados e advogadas do Sertão”, frisou.

No Vale do Piancó, Harrison e Janny participaram do lançamento da chapa 11, composta por Andreza Freitas e Francisco Miguel. O compromisso da chapa, segundo Targino, é seguir construindo uma gestão participativa. “Aqui no Vale do Piancó, como em toda a Paraíba, nosso foco é ouvir a advocacia local. Acreditamos em um modelo de gestão feito a muitas mãos, e essa proximidade com os advogados é o que norteia nossas ações”, declarou o candidato.

Na cidade, Harrison e Janny se comprometeram com pautas apresentadas pela advocacia como: lutar pela implantação da 3ª Vara Mista de Piancó; implantação de ações da ESA-PB para atender a região; parcerias com empresas destinado a fornecer descontos em aquisição de produtos e serviços; criação do núcleo de Acompanhamento para o jovem advogado; diálogo com a administração penitenciária do estado; melhoria nas salas dos advogados nos fóruns da região; combate a captação ilícita de clientes; e apoio ao exercício da advocacia, sobretudo, a criminal.

Mesmo com a agenda intensa no Sertão, Harrison fez uma pausa para prestigiar o Curso Preparatório para a Jovem Advocacia, realizado pela OAB Campina Grande. Ele segue cumprindo compromissos pelo estado, e nesta quinta-feira (24), tem encontro marcado com advogados de Guarabira.

“A semana começou em Princesa Isabel, seguimos para Patos e Piancó, e hoje estaremos em Guarabira, no Brejo, conversando e fortalecendo o papel da OAB como uma entidade participativa, plural e efetivamente altiva. Vamos em frente, unidos por uma advocacia cada vez mais forte!”, concluiu Harrison Targino.

Continue Lendo

Paraíba

Defensoria funciona em regime de plantão na próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) funcionará em regime de plantão na próxima segunda-feira (28), Dia do Servidor Público. As atividades administrativas e o atendimento ao público em todo o estado voltam ao normal na terça-feira (29). A escala dos defensores públicos plantonistas está disponível no site da Defensoria Pública, na seção Plantão Judiciário.

No plantão, são atendidos os casos considerados urgentes, como pedidos e medidas urgentes no âmbito da execução penal, assuntos relacionados a prisões em flagrante, pedidos de habeas corpus, mandado de segurança, questões relacionadas à busca e apreensão de pessoas, bens ou valores e outros casos que sejam comprovadamente de urgência, a exemplo de atendimento de saúde e violência contra a mulher.

O ponto facultativo está contemplado no Ato Conjunto nº 01/2024, que determinou o calendário de feriados do Poder Judiciário para o ano de 2024, válido para todo o estado. O Ato foi assinado pelos representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público da Paraíba e Defensoria Pública da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

TJPB indica o desembargador Aluízio Bezerra para o TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante a 18ª sessão ordinária administrativa, nesta quarta-feira (23), o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) indicou, por aclamação, o desembargador Aluízio Bezerra Filho para o cargo de Juiz-Membro Substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A escolha do magistrado ocorreu em razão da renúncia do desembargador João Batista Barbosa, por motivo de foro íntimo.

O desembargador Aluízio Bezerra agradeceu aos membros do Tribunal de Justiça pelo voto de confiança na escolha do seu nome para a Corte Eleitoral. “É uma satisfação e alegria, porque é uma oportunidade que vou ter de continuar prestando os meus serviços a nossa Justiça, agora no âmbito eleitoral”, ressaltou.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, ao parabenizar o desembargador Aluízio Bezerra, ressaltou que ele trará sua competência e experiência para contribuir significativamente com a Corte Eleitoral do Estado.

Atualmente, a Corte Eleitoral é composta ainda pelos desembargadores Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, vice-presidente e corregedor, como membro efetivo, e pelo desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, como membro suplente.

Continue Lendo