Nos acompanhe

Paraíba

Defensoria Pública debate intolerância religiosa e racismo no 18º Encontro das Religiões dos Orixás

Publicado

em

Com o intuito de debater acerca da intolerância religiosa, racismo e promoção de políticas públicas para as comunidades tradicionais dos povos de terreiro, a Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) participou neste sábado (8) do 18º Encontro das Religiões dos Orixás (EROS). O evento ocorreu na sede do Ilê Axé Oju Ofá Dana-Dana, no bairro de Mangabeira 2, em João Pessoa, e foi promovido pela Federação Independente dos Cultos Afro-Brasileiros da Paraíba.

A Coordenadoria da Igualdade Racial e Diversidade Religiosa da DPE-PB participou do encontro, representada pelos defensores públicos Lorena Cordeiro e Denis Torres, além de estagiários. Na ocasião, foram discutidos os meios de enfrentamento ao racismo, respeito às religiões, segurança alimentar dos povos de terreiro, questões ambientais da Paraíba, além de formas de acesso à saúde e ao trabalho para as comunidades tradicionais.

A defensora pública Lorena Cordeiro destacou a importância da presença da Defensoria em um evento que ressalta a diversidade religiosa e contribui para a construção de políticas públicas que visam garantir os direitos individuais e coletivos dos povos de terreiro. “Para a Defensoria Pública foi uma oportunidade valiosa de estar no terreiro para escutar as pessoas e compreender a realidade de exclusão e de discriminação vivida por quem pratica religiões de matriz africana na Paraíba. Já os povos de terreiro puderam utilizar os serviços de assistência e de orientação jurídica gratuita, em atendimento individual e durante as discussões, tirando dúvidas”, disse.

No debate, a defensora ressaltou as ações realizadas pela Coordenadoria de Combate ao Racismo da Defensoria Pública e reafirmou o compromisso da instituição com o enfrentamento ao racismo religioso no estado, colocando a DPE-PB à disposição para acolher as demandas e dar os encaminhamentos legais cabíveis.

ADOÇÃO DO NOME RELIGIOSO – Durante o evento, as pessoas pertencentes às comunidades tradicionais dos povos de terreiro também puderam requisitar a inclusão do nome religioso nos documentos e a alteração do nome civil para o nome social por meio do atendimento da Defensoria Itinerante. Na ocasião, a população também teve a oportunidade de consultar processos, receber orientações jurídicas e educação em direitos.

De acordo com o defensor público, Denis Torres, a assistência juríd  ica oferecida aos integrantes das comunidades tradicionais dos povos de terreiro serviu para reforçar o papel da instituição no auxílio às populações vulneráveis e no combate à intolerância religiosa.

“Nos colocamos à disposição desses grupos, formados por homens, mulheres, pessoas negras, para atender as mais diversas demandas. Demos entrada em ações de retificação de registro civil para que eles possam ter o nome religioso reconhecido legalmente. Além disso, orientamos sobre a emissão de segunda via de documentos. Foi um momento para realizar atendimentos, orientações, sanar dúvidas e mostrar que a instituição está ao lado das comunidades”, ressaltou o defensor.

PARTICIPANTES – Estiveram presentes no evento representantes do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, além de lideranças das religiões afro no Estado, como Umbanda, Candomblé e Jurema, e representantes da sociedade civil organizada.

APRESENTAÇÃO CULTURAL – Durante o encontro, ainda foi realizada uma apresentação artística do grupo “Coco de Oxum”, da Capital. Formado por quatro mulheres, o grupo de coco de roda ressalta a ancestralidade e o poder feminino.

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo