O PV e o PCdoB mandaram um recado direto para o PT pessoense: não estão nem aí para o projeto eleitoral da sigla. Eles divulgaram nesta terça-feira (04/06) nota conjunta de apoio à tentativa de reeleição do atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP). O movimento, conforme destaca o jornalista Suetoni Souto Maior, acontece em meio às articulações do Partido dos Trabalhadores visando o lançamento de candidatura própria. A sigla do presidente Lula encomendou pesquisa para decidir entre as pré-candidaturas dos deputados Luciano Cartaxo ou Cida Ramos.
O problema em relação aos projetos completamente distintos das três siglas é que as regras eleitorais não permitem a separação, uma vez que PT, PV e PCdoB formam uma federação e, por isso, devem funcionar como partido único no pleito atual. No documento – assinado por Rosiane Cruz (presidente municipal do PCdoB), Gregória Benário (presidente estadual do PCdoB), Maristela Viana (presidente municipal do PV) e Dênis Soares (presidente estadual do PV) – os dois partidos justificam o posicionamento como uma forma de barrar “o avanço da extrema direita na capital paraibana”.
Para os integrantes do PCdoB e do PV, “as eleições deste ano serão um divisor de águas para as eleições de 2026”. Na nota, os dirigentes enfatizam que a democracia brasileira corre perigo “diante de grupos que fazem uso de notícias falsas, do negacionismo da ciência e de ações que levam a mudanças climáticas”.
Apesar da movimentação de PV e PCdoB, os petistas insistem na legitimidade da candidatura própria. Caso não haja um entendimento na Paraíba, o que claramente não vai acontecer, a contenda será dirimida nacionalmente pela Federação Brasil da Esperança, presidida atualmente pela ministra Luciana Santos (Ciência e Tecnologia). O movimento dos dois partidos, por isso, terá peso nas discussões, mas a arena decisória não está na Paraíba.
Confira a nota da íntegra:
Nota
O avanço da extrema direita na capital da Paraíba se mostra preocupante para as forças progressistas de nossa cidade. As eleições deste ano serão um divisor de águas para as eleições de 2026. Significa dizer que a nossa democracia corre perigo diante de grupos que fazem uso de notícias falsas; do negacionismo da ciência, incentivando a não proteção da população por meio das vacinas; e promovendo ações que levam às mudanças climáticas e, consequentemente, tragédias que se assemelham às que estão ocorrendo no Rio Grande do Sul.
Com o objetivo de deter esse avanço, as forças progressistas de João Pessoa têm unido forças para impedir que esse projeto seja barrado aqui. E, assim, os munícipes possam viver em um lugar onde a democracia seja respeitada, onde a intolerância religiosa, o machismo, a homofobia e o racismo não sejam considerados opinião, e sim crime. O que presenciamos em governos de extrema direita é o relaxamento e até mesmo o incentivo dessas práticas criminosas. Por isso, nos posicionamos contra e procuramos nos alinhar a governos que busquem uma sociedade mais justa e equânime.
O PCdoB e o PV de João Pessoa apoiam o governo de Cícero Lucena (Progressistas) desde o segundo turno das eleições de 2020. Um governo bem avaliado pela população e que traz avanços em áreas fundamentais, como é o caso da educação, que é base para o desenvolvimento de uma cidade.
Diante de recentes notícias sobre uma candidatura própria do PT, o PCdoB e o PV vêm, por meio desta nota, reafirmar o apoio à reeleição de Cícero Lucena, pelos motivos supracitados e por estar confiante de que essa aliança fortalece a democracia em nossa cidade.
João Pessoa, 4 de junho de 2024
Rosiane Cruz – presidente municipal do PcdoB
Gregória Benário – presidente estadual do PCdoB
Maristela Viana – presidente municipal do PV
Dênis Soares – presidente estadual do PV