Nos acompanhe

Paraíba

NEon: evento de inovação, sustentabilidade e empreendedorismo chega a João Pessoa nesta quinta

Publicado

em

Se fosse possível resumir em uma frase o que é o Nordeste On (NEon) seria: “É uma representação ativa das demandas da sociedade atual”. Tudo e todos foram considerados: cultura, educação, esportes, inovação, inclusão social, sustentabilidade, compensação de carbono, jogos, robótica, marketing digital, mobilidade urbana e pertencimento (e talvez estejamos esquecendo algo). Tudo isso sob a batuta do Sebrae-PB e parceiros de peso que reconhecem neste tipo de iniciativa inúmeras oportunidades durante e no pós-evento.

Imagine um espaço de 30 mil metros quadrados totalmente ocupados por jovens, estudantes, empreendedores, empresários e crianças vivenciando dois dias de intensa programação: palestras, apresentações, shows, troca de experiências e muito mais. “O impacto de um evento como esse permanece e gera frutos durante muito tempo”, adianta Luiz Alberto Amorim, superintendente do Sebrae-PB.

Na primeira edição, lembra o superintendente, foram 200 startups e, este ano, teremos 250 startups mostrando seus produtos e serviços, interagindo com quem já esteve neste lugar e já “chegou lá” e podendo ainda estar frente a frente com cerca de 50 investidores à procura de boas ideias. Parece ficção? Não! Esta é a essência do Nordeste On (NEon). Um festival de conhecimento e troca, cores e cultura, jogos e robôs, tudo no tom (♬) e tons da Paraíba. Tem palco interno com representação gráfica do sol que aqui chega primeiro, redário, espaços que simulam um veleiro em Cabo Branco e a área kids com referência ao Vale dos Dinossauros. A cultura paraibana permeiará todos os lugares, fazendo do NEon uma experiência que, além de divertida, contagiará a todos e impulsionará a criação de inovação, novos negócios, aprendizados e networking.

E os números são superlativos. Nos dois dias do NEon são esperados 20 mil visitantes, dezenas de empresas, meta de captação de recursos para startups de cerca de R$3 milhões, 20% a mais que na primeira edição.

A sustentabilidade também está na pauta do NEon. Além de trazer startups com soluções para o meio ambiente, o Sebrae-PB está fazendo o monitoramento das emissões de carbono que o evento terá para fazer a compensação por meio de empresa parceira. Também haverá coleta e tratamento de resíduos na área externa do Centro de Convenções e distribuição de mudas nos dois dias do evento.

O Nordeste On (NEon) será um grande encontro. Desde estrelas da ciência e tecnologia ao futebol, passando pela música e artes cênicas, a capital paraibana receberá o ator Lázaro Ramos, Elba Ramalho, Silvio Meira e o ex-capitão do Flamengo, Diego Ribas que se juntarão a outros 70 palestrantes para tratar sobre o universo da inovação, sustentabilidade e empreendedorismo em todas as suas facetas.

O NEon é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com o Governo do Estado e conta com apoio do Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e mais 40 empresas e entidades entre as quais a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), A&C, Showkase, Hostdime, Smartspace, Caixa Econômica Federal, Finep Inovação e Pesquisa, Sin Group e IlhaTech.

Confira a programação completa – https://nordesteon.com/programacao.html

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: acirramento político em Campina põe PB em 3º no ranking nacional de denúncias no 2º turno

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O acirramento político em Campina Grande colocou a Paraíba em 3º lugar no ranking nacional de denúncias no 2º turno. O dado está registrado no sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até o início da tarde desta quarta-feira (22/10) um total de 124 (cento e vinte e quatro) denúncias de propagandas eleitorais supostamente irregulares na Rainha da Borborema.

O número contrasta com o de registradas em relação ao Município de João Pessoa que, desde o sábado (19/10), permanece em 06 (seis) revelando, assim, um acirramento muito maior em território campinense neste 2º turno eleitoral de 2024.

As denúncias são encaminhadas inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Em se tratando de país, o Brasil já registrou 826 (oitocentas e vinte e seis) denúncias. E, neste ranking, a Paraíba só perde para os Estados do Ceará, que está em segundo lugar nacional com 171 (cento e setenta e uma) denúncias e São Paulo, que lidera o ranking com 178 (cento e setenta e oito) denúncias neste segundo turno.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking:

Estado Total
SÃO PAULO 178
CEARÁ 171
PARAÍBA 130
RIO GRANDE DO SUL 73
RIO DE JANEIRO 48
GOIÁS 35
AMAZONAS 30
BAHIA 27
ESPÍRITO SANTO 22
MATO GROSSO DO SUL 20
PERNAMBUCO 17
RIO GRANDE DO NORTE 15
PARANÁ 14
MINAS GERAIS 13
RONDÔNIA 12
PARÁ 9
MATO GROSSO 5
SERGIPE 4
MARANHÃO 2
TOCANTINS 1

Continue Lendo

Paraíba

“Nosso projeto é de unidade”, diz João Azevêdo sobre PSB e aliados com vistas ao pleito de 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador  do Estado da Paraíba, João Azevêdo (PSB), frisou nesta quarta-feira (23/10) que o projeto do PSB com vistas ao pleito de 2026 é pautado da unidade, uma vez que a eleição de 69 (sessenta e nove) prefeitos si representa uma força política muito grande, mas não significa que a legenda vá caminhar sozinha.

Política se faz com unidade, com união […] nosso projeto é de unidade“, frisou João Azevêdo.

Os comentários do gestor foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (23/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo