Nos acompanhe

Paraíba

Hospital de Clínicas inicia cirurgias de quadril pelo Opera Paraíba

Publicado

em

O programa Opera Paraíba, iniciativa do Governo do Estado que facilita o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos, deu início às primeiras cirurgias de quadril do Hospital de Clínicas, em Campina Grande. O procedimento, considerado de alto custo, consiste na substituição da articulação natural doente por uma prótese, que reproduz os movimentos biológicos com a mesma eficiência.

O ortopedista Ricardo Amorim enfatiza o pioneirismo do serviço por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. “Isso é um marco histórico aqui na cidade de Campina Grande, a gente conseguir iniciar esse programa de cirurgias de quadril junto ao Opera Paraíba. A partir de agora, esperamos beneficiar o maior número de pacientes possível,” pontua.

O médico também explica que o procedimento proporciona ao paciente a supressão da dor e a volta da mobilidade. “A artrose é uma doença extremamente limitante, que compromete muito a qualidade de vida do paciente nesse tipo de patologia. E hoje a gente está começando essas cirurgias aqui, são as artroplastias, e vamos substituir essas articulações que estão doentes por uma prótese, uma articulação artificial. E o principal de tudo desse tipo de cirurgia é tirar a dor e devolver qualidade de vida ao paciente”, detalha.

Um dos pacientes contemplados foi o agricultor Francisco Ailton, de 54 anos, da cidade de Soledade. Ele conta que esperava a cirurgia há dois anos e já tinha deixado de trabalhar por conta das dores intensas que sentia. “Eu sinto dor 24 horas, e já tinha deixado de trabalhar, e pra andar, eu dependo de muletas. Agora apareceu o Opera Paraíba, aí me cadastrei e agora estou aqui. Se eu voltar a trabalhar, pra mim já é uma loteria”, conta entusiasmado.

O segundo paciente beneficiado foi o também agricultor José Walker, de 62 anos. “Se eu soltar minha bengala, eu não saio nem do canto. Meu maior sonho é voltar a andar”, falou emocionado.

De acordo com o diretor-geral do hospital, Thyago Morais, o procedimento amplia os tipos de cirurgias ortopédicas já realizadas na unidade, como joelho, ombro, mão e pé torto congênito. “A realização da primeira artroplastia de quadril aqui no Hospital de Clínicas é extremamente representativa. Estamos trazendo um procedimento cirúrgico de alta complexidade que a unidade ainda não tinha e, certamente, o ganho para a qualidade de vida dos pacientes será enorme”, comenta.

As cirurgias de quadril vão ser realizadas nas segundas e quartas-feiras, sendo quatro procedimentos por semana. Para participar do programa é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à secretaria de saúde de seu município ou realize o cadastro no endereço operaparaiba.pb.gov.br.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba gera mais de 1,6 mil empregos com carteira assinada em outubro; JP teve melhor saldo geral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba fechou o mês de outubro com a criação de 1.606 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, são 25,7 mil empregos formais gerados no estado, resultado de 196 mil admissões e 170,3 mil desligamentos.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos na Paraíba em outubro. O destaque ficou por conta do setor de Comércio, que registrou a abertura de 777 novas vagas. Na sequência aparecem a Agropecuária (296), Indústria (284), Serviços (153) e Construção (96).

A capital João Pessoa foi o município com melhor saldo no estado em outubro, tendo gerado 457 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 211.377 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês no estado aparecem Campina Grande (290), Guarabira (180), Santa Teresinha (149) e Santa Rita (145).

Confira infográfico:

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo