Aos 50 anos de carreira, um dos maiores e mais renomados artistas do Nordeste, o paraibano Flávio Tavares estreia a tão aguardada mostra “Traços de Memória e Sonho”. A nova exposição, em caráter de homenagem, acontece no Espaço Arte Brasil, com lançamento no dia 18 de junho. A mostra celebra a vida do artista e reúne uma seleção de suas obras mais emblemáticas, com um olhar profundo sobre sua trajetória e influências. “A sensibilidade de Flávio Tavares, materializada na sua existência e nas obras que brotam de suas mãos é, para nós que militamos pela arte, um farol que atravessa o tempo e as gerações”, destaca Fábio Bernardo, sócio-proprietário do Espaço Arte Brasil.
“Traços de Memória e Sonho”, título dado por Daniel da Hora, curador da exposição, é uma pluralidade, como um caleidoscópio. Prestes a completar dois anos de sucesso, o Espaço Arte, reverencia este grande mestre da arte paraibana com este momento inédito. “Seja em forma de protesto, de questionamentos ou de puro encantamento, Flávio Tavares é um nome nada menos que necessário”, complementa Fábio.
Na nova exposição, Flávio Tavares foca principalmente no desenho e suas variantes, entre o branco e preto e as cores. “Junto a Daniel, me concentrei em fazer uma trajetória mais íntima na incursão pelo desenho e suas variantes. Vou acrescentar coisas do passado e do presente e é muita emoção para mim fazer uma exposição na qual o tempo é o regente de toda essa história”, adianta Flávio.
Inspirações — A cidade de João Pessoa, onde Flávio cresceu e vive, é uma fonte constante de inspiração para o artista que cita a célebre frase de Tolstói: “Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia”. Autor da monumental obra “O Reinado do Sol”, que faz uma síntese de João Pessoa, o artista destaca que a nova exposição traz fragmentos dessa narrativa, mas de outra forma. “Picasso tinha uma frase que acho magnífica: ‘Nada pior do que se repetir’. Então não estou me repetindo, mas dando continuidade e tem muito da minha cidade”, explica.
Conhecido por suas obras que dialogam com questões sociais e políticas, Flávio Tavares promete emocionar os visitantes. “A arte é uma expressão naturalmente do ser na qual ual misturo minha vida e obra. Existem alguns quadros que têm uma temática fortemente política, mas não panfletária”, explica o artista.
Serviço:
Exposição “Traços de Memória e Sonho”, de Flávio Tavares
Quando: abertura 18 de junho
Entrada gratuita.
Flávio Tavares estreia exposição “Traços de Memória e Sonho” no Espaço Arte Brasil