Nos acompanhe

Paraíba

Daniella Ribeiro celebra cooperação com TJPB e Governo da PB na assinatura do programa Antes que Aconteça

Publicado

em

Foi assinado na manhã desta segunda-feira (03) o termo de cooperação entre Tribunal de Justiça da Paraíba, Governo da Paraíba e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) para a implantação do programa Antes que aconteça, idealizado pela senadora Daniella Ribeiro.

O objetivo do programa, que tem orçamento inicial de R$ 315 milhões, é o de prevenir e combater a violência contra a mulher, em suas mais diversas formas. Estão previstas ações efetivas como educação nas escolas, com o intuito de envolver crianças e adolescentes no combate à violência contra a mulher desde cedo.

Daniella disse que o dia era de celebração e de luta por todas as mulheres que são vítimas de violência.

Disse ainda que o programa começa na Paraíba, mas terá dimensão nacional. Depois da Paraíba, o Rio de Janeiro será o estado a ser contemplado com o Antes que aconteça.

Assinatura

A assinatura do termo aconteceu no salão nobre do TJ-PB e contou com a presença de diversas autoridades, como prefeitos, secretários de estados, representantes de associações,
O presidente do TJ-PB, João Benedito da Silva, disse que se sentia honrado em participar desse momento tão importante para a proteção da mulher.

O governador da Paraíba, João Azevedo, também parabenizou a senadora pela ação e disse que o Governo considera de muita relevância o Antes que aconteça, com o intuito de prevenir e combater a violência.

A primeira-dama do Estado, Ana Sales Lins, disse que “é uma satisfação participar deste momento, através da atuação da senadora Daniella Ribeiro, que une esforços com o Governo do Estado, o TJ e o Parque Tecnológico, para cuidar das mulheres”.

Os impactos do feminicídio

O depoimento emocionante de Camila Mariz Ribeiro, coordenadora estadual do programa e segunda-dama da Paraíba, trouxe a reflexão sobre os impactos que o feminicídio traz nas famílias, quando uma mulher perde a vida pela violência, deixando um rastro de dor e angústia.

A diretora-técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Nadja Oliveira, destacou as ações que serão desenvolvidas no tocante à tecnologia com o objetivo de prevenir a violência contra a mulher.

Objetivo é livrar mulheres da violência

O programa Antes que aconteça tem um propósito claro: salvar vidas, proteger mulheres da violência em suas mais diversas formas, desde a psicológica ao estágio final desse ciclo, que é o feminicídio. Todos os dias, no Brasil, quatro mulheres são assassinadas.

A ação prevê campanha educativa nas escolas, instalação de salas lilás em delegacias comuns, cursos de defesa pessoal voltado para as mulheres, monitoramento eletrônico com tecnologia de ponta, e, também, a autonomia da mulher através do empreendedorismo feminino, dentre outras medidas.

Senadora desenvolveu programa com outras mulheres

O Antes que aconteça foi idealizado pela senadora Daniella Ribeiro, juntamente com: a deputada federal Soraya Santos, procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados ; a segunda-dama da Paraíba e coordenadora estadual do programa, Camila Mariz Ribeiro; a juíza Renata Gil, conselheira do CNJ; a advogada e jurista Luciana Lossio, ex-ministra do TSE; e a professora Nadja Oliveira, diretora-técnica do Parque Tecnológico da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Repartições estaduais têm ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os dias 24 e 31 de dezembro, datas que antecedem as comemorações de Natal e Ano Novo, serão ponto facultativo no Estado da Paraíba. A portaria do Governo do Estado nº 835 assinada pelo secretário da Administração, Tibério Limeira, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (17).

Conforme a portaria, o ponto facultativo é aplicado a todos os servidores da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, devendo ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais.

Continue Lendo

Paraíba

Governador nomeia mais 211 aprovados da segunda turma do concurso da Polícia Civil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo assinou, nesta terça-feira (17), os atos de nomeação de 211 concursados da Polícia Civil, que concluíram a segunda turma do curso de formação. Os atos governamentais serão divulgados na edição desta quarta-feira (18) do Diário Oficial do Estado (DOE).

“Assinamos as portarias de 211 aprovados, que fizeram o curso de formação e passam a integrar as nossas Forças de Segurança e prestar um melhor serviço à população. A próxima turma será chamada no primeiro semestre de 2025, compromisso que assumimos e estamos honrando. Sejam todos bem-vindos às suas funções e que possam cumprir suas missões com esforço e dedicação”, frisou o chefe do Executivo estadual.

Ao todo, o concurso da Polícia Civil ofereceu 1.400 vagas, o maior da história da corporação. Na primeira etapa, foram convocados e nomeados 485 aprovados, sendo 46 delegados, 155 escrivães, 129 investigadores, 30 peritos criminais, 21 peritos médicos, 13 peritos químicos, 47 papiloscopistas, 22 técnicos em perícia e 22 necrotomistas. Nesta segunda etapa, 214 concursados já foram nomeados em novembro.

Continue Lendo

Paraíba

Câmeras corporais: “se fosse para políticos usarem, tinha quem não saísse nem de casa”, ironiza João

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), durante entrevista ao @portaldacapital, nesta terça-feira (17/12), ironizou a sugestão feita pelo deputado estadual Wallber Virgolino (PL), acerca do uso de câmeras corporais para políticos.

Azevêdo afirmou que ele, particularmente, não teria problema algum em utilizar no seu dia a dia, mas em tom claro de ironia disse que “se fosse para políticos usarem, tinha quem não saísse nem de casa“.

O gestor frisa que o tema tem sido desvirtuado por alguns, uma vez que a câmera corporal tem que ser compreendida como um recurso aliado do policial que, por vezes, é acusado de modo injusto da prática de abordagens inadequadas.

Leia também: Delegado, deputado bolsonarista defende extensão de câmeras corporais aos políticos brasileiros

Leia também: Câmeras: Ministério seleciona e PB terá que passar por análise de mérito

Leia também: Paraíba oficializa pedido junto ao Ministério da Justiça para adquirir câmeras corporais para PM

Confira o vídeo:

Continue Lendo