A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio das Secretarias municipais de Educação (Seduc) e Meio Ambiente (Semam), deu início, nesta segunda-feira (03), à programação da VI Semana do Meio Ambiente no município. A solenidade de abertura aconteceu no Cabedelo Clube e reuniu autoridades, gestores e alunos da rede municipal em momentos de conhecimento e reflexões sobre a preservação e a sustentabilidade.
A abertura da Semana, que tem como tema “Ondas de mudanças: ação pelo oceano”, contou com apresentações sobre a ação do programa ambiental do município, espaço expositivo com educadores e projetos ambientais desenvolvidos na Paraíba, além da distribuição de mudas nativas e ornamentais.
O evento chega à sua sexta edição e, neste ano, visa promover ainda mais a sensibilização para a importância dos ambientes costeiros e marinhos, sua biodiversidade e a preservação dos recursos naturais no município, trazendo como sua proposta temática central o título de “Ondas de mudanças: Ação pelo oceano”.
“É com grande satisfação que realizamos hoje a abertura da VI Semana de Meio Ambiente do município, um momento em que convidamos toda a sociedade para refletir sobre o meio ambiente, a preservação e a sustentabilidade. A Seduc desenvolve um grande trabalho nessa área por meio do programa de educação ambiental, cujo objetivo é inspirar a garotada para o compromisso com a vida no planeta. Também, com a parceria com a Semam, conseguimos educar as crianças nas escolas e levar essa mensagem para toda a sociedade”, afirmou o secretário de educação, Jordan Dornelas.
Na programação do evento, destaque para a apresentação do Programa de Educação Ambiental de Cabedelo, assim como o histórico das ações e projetos desenvolvidos desde sua criação, com o coordenador do programa, Gladstony Cruz. Também foi apresentado o poema “Ondas de mudanças”, por participantes do projeto de protagonismo estudantil e realizada entrega de certificados para os “Guardiões da Natureza” destaques na educação ambiental durante o período de férias escolares 2023/ 2024.
Os presentes puderam visitar o espaço ambiental para a visitação, que contou com os seguintes expositores: projetos Pescadores de Plásticos, Livres para Voar, Peixe-boi, Aves da UFPB, além da Ong Inpact, Meliponário de Cabedelo, apicultor familiar, Vigilância Sanitária e Programa Saúde na Escola, projeto de leitura, projeto de extensão FCM/PB e peixes da caatinga.
“Durante toda essa semana, até o dia 05, desenvolvemos uma programação totalmente voltada para o desenvolvimento desse tema, por meio de apresentações e palestras nas escolas da rede pública e privada. O trabalho voltado para os alunos é muito importante, já que eles são os propagadores da informações sobre o nossa coleta seletiva, por exemplo, que se encontra em pleno processo de expansão. São ações contínuas de educação e conscientização que certamente vão impactar na nossa relação com o ambiente em que vivemos”, declarou o secretário de meio ambiente, Francisco Urtiga.
A Semana do Meio Ambiente de Cabedelo surgiu como forma de despertar o interesse e mobilizar a população da cidade para a importância da preservação ambiental. Desde o lançamento do seu programa de educação ambiental, a PMC, por meio das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, vem realizando, junto à comunidade escolar e população, uma diversidade de ações em prol da preservação e sustentabilidade.
“A Semana de Meio Ambiente é um evento que tem se consolidado no município, destacando a importância da responsabilidade individual e coletiva que cada um deve ter de conservar os ecossistemas e adotar práticas sustentáveis. A semana vem mostrar o trabalho que é feito durante o ano nas escolas da rede municipal, já que os alunos participam de atividades de educação ambiental e são protagonistas no fortalecimento esse processo de construção socioambiental da população de Cabedelo”, comentou o coordenador do Programa de Educação Ambiental, Gladstony Cruz.
Programação – Além da abertura, voltada para estudantes e professores das escolas públicas, cujo objetivo foi oportunizar a troca de conhecimentos e experiências nas questões ambientais e fortalecer o compromisso de todos com a preservação e o cuidado com o meio ambiente, a semana ainda reserva uma série de atividades para o período.
Durante toda a semana, os estudantes das escolas públicas municipais, participarão de atividades que visam promover ainda mais a importância do meio ambiente na vida de todos. Entre as atividades programadas estão os jogos ecológicos, que fomentam a interação dos estudantes com a natureza e visitas orientadas com educadores ambientais a locais como o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, popularmente conhecido como Bica, e o Aquário Paraíba, visando o aprendizado sobre a fauna e flora.
Outra atividade que faz parte da programação da semana do meio ambiente de Cabedelo é a realização de ações de limpeza de praia, com o intuito de conscientizar os alunos sobre a importância de manter as praias limpas e preservar o ecossistema marinho.
Origem da data – A partir da conferência das nações unidas sobre o meio ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972, foi estabelecido o dia mundial do meio ambiente, celebrado no dia 05 de junho, como uma forma de chamar a atenção para questões ambientais urgentes.
A partir dessa data, diversos países e organizações passaram a promover uma série de eventos e atividades ao longo da semana, o que deu origem a semana do meio ambiente, que geralmente é comemorada na primeira semana do mês.