A Usina Cultural Energisa recebe, a partir desta sexta-feira (31), às 19h, na Galeria de Arte, a exposição ‘Arte e Moda’, da multiartista paraibana Celene Sitônio, em comemoração aos 60 anos de produção artística. A mostra faz parte da programação do Edital Ocupação Usina de Artes Visuais 2023-2024.
Com curadoria de Dyógenes Chaves, a exposição traz mais de 60 obras entre pinturas, desenhos, vestuário, acessórios de moda (bolsas, colares, jóias contemporâneas), fantasias, máscaras, documentação sobre a artista, como projetos, fotografias, esboços e desenhos produzidos entre 1965-2024.
“Celene Sitônio é nossa maior referência das artes visuais da Paraíba (…). Na verdade, a exposição é um pequeno recorte curatorial e não dá conta de uma só vez destes 60 anos dedicados às artes, em especial à moda, ao design têxtil e às artes plásticas, onde tudo começou”, afirma o curado, Dyógenes Chaves.
Com realização do Ministério da Cultura, produção 2ou4, patrocínio do Grupo Energisa (via Lei Rouanet) e apoio Instituto Energisa, o evento tem entrada gratuita e pode ser visitado até 22 de junho, sempre de terça a sexta, das 13h às 18h e aos sábados e domingos, das 16h às 20h.
Café da Usina
Durante todo o mês de junho, de quinta a sábado, o Café da Usina traz uma programação dedicada a uma das principais manifestações populares do Nordeste: os festejos juninos. A programação composta por mais de 12 atrações, conta com artistas como Fuba, Grupo Ajamulher, Thawse, Lily Sanfoneira, Helayne Cristini, entre outros.
A primeira apresentação do projeto começa neste sábado (01), com o Grupo Ajamulher trazendo blocos de coco de roda e ciranda de autoria das mestras da cultura popular, tendo como tema principal a “mulher” em sua diversidade cultural, social, étnica e religiosa. O show começa a partir das 21h, e os ingressos no valor de R$ 30 estão sendo vendidos na plataforma Sympla.
No domingo (02), a partir das 16, o Quarteto Goiamum sobre ao palco do Café com um repertório que traz os grandes sucessos do forró tradicional com composições dos mestres e mestras da cultural popular nordestina como Antônio Barros e Cecéu, Marinês, Luiz Gonzaga, Maciel Melo, Flávio José, Santanna o Cantador, entre outros. Os ingressos no valor de R$ 15 podem ser adquiridos no Café da Usina.
Confira imagens: