Nos acompanhe

Paraíba

Opera Paraíba realiza em dois dias mais de 300 cirurgias oftalmológicas no Hospital de Cajazeiras

Publicado

em

O Opera Paraíba, programa do Governo do Estado para reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas, realizou mais de 300 cirurgias oftalmológicas no Hospital Regional de Cajazeiras durante o final de semana. Foram realizadas 170 cirurgias de catarata no sábado (25) e mais 135 no domingo (26), beneficiando a população de 15 municípios da região.

Para a responsável pela regulação do Opera Paraíba no Hospital Regional de Cajazeiras, Solange Mendes, o Programa tem levado atendimento de qualidade para a população da região, que não precisa mais fazer grandes deslocamentos para João Pessoa ou Campina Grande. “O Opera Paraíba traz saúde de qualidade para a população, além de reduzir as filas por cirurgias eletivas, a população não precisa mais se deslocar por grandes distâncias para ter o atendimento necessário, além de trazer mais autonomia e qualidade de vida para quem precisa”.

Maria Nogueira Holanda, de 72 anos, moradora de Cajazeiras, já está na segunda cirurgia de catarata. Ela contou que sofria muito com dores nos olhos e baixa visão, impedindo de fazer atividades do dia a dia. Apontando para o olho esquerdo, ela comemora: “Essa vista já tá boa, graças ao Opera Paraíba. A vista tava amarelando embaçada e eu não conseguia mais colocar a linha na agulha, costurar meus paninhos, fazer crochê nem tricô, atrapalhava demais. A visão é tudo na vida, o Opera Paraíba é bom demais, tá ajudando muita gente”.

Dona Elizabeth Ferreira Leite, de 67 anos, também moradora de Cajazeiras, conta que o seu problema começou com a vista embaçada, achou que era normal e só depois do exame de vista que o médico explicou que precisaria se operar. Fez a primeira cirurgia do olho direito pelo Opera Paraíba e vai fazer a segunda cirurgia. “Antes eu não estava conseguindo fazer as coisas em casa. Um pouco de tudo eu faço em casa, eu adoro lavar, arrumar, varrer a casa e vai ficar tudo como eu gosto. A visão é maravilhosa!” comemora Dona Elizabeth, que ainda aconselha: “Quem precisar de uma cirurgia, procure o Opera Paraíba que o programa funciona”.

Damiana da Silva Brasileiro, 47 anos, moradora do assentamento Adecir Santiago, no município de Cajazeiras, conta que mesmo com os óculos já não conseguia mais enxergar, fez a primeira cirurgia e já voltou para suas atividades, como costurar, antes mesmo de fazer a segunda cirurgia. “Eu agradeço ao Governo do Estado porque essa cirurgia é um sucesso, tá funcionando em todo canto, muita gente agradecendo a esse trabalho do governador, porque sem esse programa o que seria de nós? Ter recuperado minha vista é tudo, graças a esse trabalho do governo eu voltei a enxergar novamente”.

Desde 2019, o Opera Paraíba já atendeu mais de 100 mil paraibanos com cirurgias de média e alta complexidade, em todas as regiões do Estado. Todos os pacientes são cadastrados pelas secretarias municipais ou pelo site operaparaiba.pb.gov.br preenchendo os dados pessoais, comprovante de residência e anexando exames e laudos médicos.

Continue Lendo

Paraíba

“Cada instituição de ensino tem que explicar o aumento”, diz secretário do Procon-JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do período de matrículas e rematrículas nas escolas de ensino privado, o secretário do Procon João Pessoa, Rougger Guerra, fez um alerta às instituições sobre a necessidade de detalhamento no aumento das mensalidades.

A medida tem por objetivo coibir e inibir possíveis reajustes abusivos.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quarta-feira (23/10), Rougger explicou que as escolas precisam comprovar, por meio de planilha no ato da matrícula, os itens que justifiquem para os pais o aumento dos valores.

“Portanto, que se diga que não há um percentual específico a ser adotado quando do aumento dessas mensalidades. Cada escola individualmente, cada instituição de ensino, tem que comprovar, por meio de uma planilha colocada em local visível no ato da matrícula, seja no local da matrícula, explicando cada aumento”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Resultado do 2º turno na Paraíba será divulgado até às 19h do domingo, prevê TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) revelou que a divulgação do resultado do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, que ocorrerá no próximo domingo (27/10), deverá ser anunciado até às 19h da mesma data.

Com menos números a serem apurados, trabalha-se com a possibilidade de uma redução de até uma hora em relação a divulgação do resultado do primeiro turno, que aconteceu por volta das 19h30.

A Corte alerta, no entanto, que a celeridade da apuração depende muito do comportamento do eleitor. Isso porque caso o cidadão vote cedo, como ocorreu no primeiro turno, o resultado pode sair antes mesmo das 18h.

Vale ressaltar que assim como no último dia 6 de outubro, o horário da votação do próximo domingo será unificado, com os locais de votação operando das 8h até as 17h.

 

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo