Nos acompanhe

Paraíba

Equipe de estudantes da ECIT Cuité é a única da PB a conquistar medalha em Olimpíada de Tecnologia

Publicado

em

Estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Jornalista José Itamar da Rocha Cândido do município de Cuité, conquistaram medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Tecnologia 2024 (OBT 2024). A equipe Greentech participou de duas fases obrigatórias com apresentação de um aplicativo que monitora uma horta agrícola. Na Paraíba, foram classificadas 77 equipes para a segunda fase, das quais apenas a da ECIT Cuité conseguiu a premiação.

O objetivo da Olimpíada é desenvolver habilidades em tecnologia da informação, trabalhar em equipe e criar soluções inovadoras para problemas reais. E, o aplicativo proposto é para monitorar todo o processo de plantio até colheita, além das vendas do que foi cultivado. Além do usuário poder conferir a umidade, temperatura e momento certo de fazer a irrigação.

A equipe Greentech é formada pelos estudantes Iarley Riquelme Gomes Lima, Ellen Andresa da Silva Costa, Giovanna Maria da Silva Mendes, Lívia Costa Marques Guedes, Pedro Fabiano Vieira dos Santos e o professor orientador João Paulo Santos da Silva.

Na primeira fase da Olimpíada, os participantes foram divididos em duas equipes, uma equipe matemática/técnica e outra equipe social. Cada uma delas, teve tarefas específicas como resolver desafios de matemática aplicada e lógica computacional para a equipe técnica. Para a equipe social, estudar e apresentar um problema relevante para a comunidade, dentro da temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As equipes também gravaram um vídeo com o assunto escolhido.

Já na segunda fase, as equipes matemática/técnica e social se uniram para trabalhar na prototipagem de um aplicativo que possa solucionar o problema proposto pela equipe social e desenvolver a programação do aplicativo. Para essa fase, foram aprovadas 77 equipes da Paraíba, entre escolas públicas e privadas, mas apenas a equipe Greentech conseguiu a premiação e foi selecionada para participar da Semana EAT (Escola Avançada de Tecnologia).

O evento será nos dias 23 a 26 de julho em São José dos Campos (SP), onde terá uma semana de imersão tecnológica com oficinas, talk shows e visitas nas sedes da Embraer e dos Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O evento ainda terá exposições com integrantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, e do ITA.

A Greentech também terá oportunidade de participar do Desafio App, uma prova opcional que dará como premiação um curso gratuito de uma semana no MIT Massachusetts Institute of Technology Brazil, em Boston (EUA), em março de 2025 para o time vencedor com tudo pago.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba registra mais de 39 mil inscritos concluintes da rede pública para prova do Enem 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba registrou 39.656 estudantes concluintes do ensino médio na rede pública inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o que representa 100,00% do total desses alunos. A estimativa considera o número de 1.616.606 participantes que estão finalizando a etapa de ensino em 2024. Os dados são autodeclaratórios e os percentuais foram estimados com base no Censo Escolar 2023 (edição mais recente da pesquisa com os resultados finais publicados).

Ao todo, o estado recebeu 128.376 inscrições, das quais as de participantes que já terminaram o ensino médio correspondem a 49% (62.977). Além disso, outras 26.162 inscrições são de estudantes do 1º ou 2º ano e 791, de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos (treineiros).

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas nos dias 3 e 10 de novembro.

Dos participantes da Paraíba68,72% (88.220) são isentos da taxa de inscrição e 31,28% (40.156) a pagaram. As mulheres são maioria – equivalem a 58,07% (74.551) das inscrições, enquanto os homens representam 41,93% (53.825).

Brasil  No total, o Enem 2024 registrou 4.325.960 inscrições. Dessas, a maior parte já concluiu o ensino médio (1,8 milhão). Ademais, 1,6 milhão de inscritos estão terminando a etapa de ensino em 2024, 841.546 (19,4%) são estudantes do 1º ou 2º ano e 24.723 (0,6%), os chamados treineiros – aqueles que não estão cursando nem concluíram o ensino médio, mas farão o Enem para fins de autoavaliação.

Esta edição do exame contará com 140 mil salas de prova, em cerca de 10 mil locais de aplicação, distribuídas em 1.753 municípios por todo o Brasil.

Continue Lendo

Paraíba

Corte eleitoral nega pedido de Queiroga para retirada de vídeo onde é lembrado como “genocida”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral paraibana indeferiu um pedido apresentado por representantes legais do candidato a prefeito de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), para que o prefeito e candidato a reeleição Cícero Lucena (PL) retirasse de publicações feitas através de redes sociais a divulgação de que Queiroga, por sua atuação enquanto ministro da Saúde, havia sido tratado como “genocida” pela CPI da Covid-19 realizada pelo Senado durante o período da pandemia provocada pelo vírus da Covid-19 que também atingiu o país.

De acordo com a decisão do juiz Adilson Fabrício Gomes Filho, da 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa, o indeferimento também se deu porque Queiroga estaria naturalmente sujeito à manifestações críticas por sua condição de agente público.

Na decisão o juiz cita que “No caso sob exame, não se verifica que a referida postagem questionada tenha ultrapassado os limites da crítica, ainda que ácida e incômoda, pelo seu teor satírico, a que todo agente público está sujeito, pela sua peculiar condição de ocupante de cargo público gerencial, para resvalar para a prática de propaganda ofensiva da sua honra e imagem. Diante do exposto, INDEFIRO a liminar requerida”.

A Corte Eleitoral paraibana também indeferiu o pedido de Queiroga para que Cícero parasse de  citar seu filho, Antônio Cristovão Neto, conhecido como Queiroguinha, como suposto protagonista de episódios de lobby junto ao Ministério da Saúde enquanto o pai era ministro da Pasta.

 

Continue Lendo

Paraíba

Túlia Gomes: TJPB empossa nova desembargadora eleita em vaga exclusiva mulheres

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Corte do Tribunal de Justiça da Paraíba deu posse, em Sessão Administrativa, nesta quarta-feira (23/10), à juíza Túlia Gomes de Souza Neves, como a mais nova desembargadora do TJPB. A magistrada foi empossada, em uma sessão solene, logo após ser eleita pelos membros do Pleno do TJ para ocupar o cargo de desembargadora, exclusivo para mulheres pelo critério de merecimento.

Os desembargadores elegeram a juíza Túlia Gomes com pontuação dada por critérios objetivos, seguindo as Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Presidência do TJPB, em cumprimento a paridade de gêneros no Judiciário. A magistrada obteve 63,261 pontos. Na plateia acompanharam a solenidade magistrados, servidores, autoridades civis e militares, além de familiares e amigos da desembargadora.

A nova desembargadora, Túlia Gomes de Souza Neves foi conduzida ao Pleno pelas desembargadoras Maria de Fátima Bezerra Maranhão, Maria das Graças Morais Guedes e Agamenilde Dias Arruda para prestar o compromisso de posse e em seguida receber o Diploma e a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário, categoria Alta Distinção.

Na sequência, o desembargador Fred Coutinho saudou a empossada em nome do Tribunal de Justiça paraibano, destacando o início da carreira da desembargadora Túlia Neves, no Ministério Público e no judiciário, enfatizando os caminhos de respeito, de diálogo e de construção de uma justiça cada vez mais justa, fraterna, mais humana e mais igualitária.

“Permitam-me novamente, senhoras e senhores, fazer um registro que simboliza a força da mulher e sua importância na construção de um mundo mais fraterno. Desembargadora Túlia, vossa excelência merece o aplauso da Justiça paraibana, não só pelo exemplo de magistrada, mas pela sua história de luta, sua história de vida”, exaltou o desembargador Fred Coutinho.

Os irmãos da empossada, o promotor de Justiça, Hamilton de Souza Neves Filho, e o advogado Antônio de Pádua de Souza Neves, discursaram, respectivamente, pelo Ministério Público e pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba. Ambos enfatizaram momentos importantes da vida em família e da carreira profissional da empossada, salientando a influência jurídica dos pais Hamilton de Souza Neves, que foi magistrado, e Ilcleia de Souza Neves, advogada.

“Agradeço a Deus, a Nossa Senhora e a São Francisco, meu santo, que neste mês de outubro permitiu vivenciar este momento ímpar, testemunhando e saudando esta sua vitória Túlia, sua e da sua família”, enfatizou o promotor Hamilton Neves Filho agradecendo aos membros da Corte pela ascensão de sua irmã ao cargo de desembargadora do TJPB.

O advogado Antônio de Pádua disse que a família estava tomada por uma grande emoção que ia além da cerimônia. “Estamos aqui para testemunhar um momento único, repleto de significado, onde o presente reflete o passado de uma maneira que poucos têm a honra de vivenciar. Neste dia, a juíza Túlia Gomes de Sousa Neves, que agora passa a integrar este Tribunal como desembargadora pelo critério de merecimento, dá exemplo de vida profissional e de uma trajetória voltada à justiça”.

No seu discurso, a mais nova desembargadora do TJPB, agradeceu e falou sobre a importância e representatividade do momento, não só para ela, mas para todas as mulheres. “Não represento apenas minha trajetória pessoal, mas todas as mulheres que sonham, lutam e enfrentam os desafios diários de uma sociedade que ainda precisa avançar muito em termos de equidade”, pontuou a nova desembargadora.

Por fim, encerrando a sessão solene, o presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, ressaltou ser o momento histórico para o Poder Judiciário estadual.

“A escolha que hoje celebramos não representa apenas a ascensão de uma magistrada experimentada ao cargo de desembargadora, mas, simboliza também um passo fundamental rumo a um judiciário mais equânime e representativo. A presença feminina nos Tribunais não é apenas uma questão de paridade numérica, é uma necessidade imperiosa para o aprimoramento da prestação jurisdicional”, enalteceu o gestor do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Perfil – Tulia Gomes de Souza Neves é natural de Campina Grande, nasceu em 9 de janeiro de 1966. Filha do juiz Hamilton de Souza Neves(in memoria) e da advogada Maria Ilcléia Gomes de Souza Neves (in memoria), iniciou a vida profissional como Promotora de Justiça, na cidade de Prata. Em seguida, foi aprovada no concurso da magistratura paraibana, assumindo o cargo de juíza no dia 27 de março de 1992. Sua primeira comarca foi Juazeirinho. Depois, atuou em Itaporanga, Santa Rita e Campina Grande. A última comarca na qual atuou foi a de João Pessoa, onde exerceu suas funções, por 16 anos, na Vara de Família e atualmente estava na 2ª Turma Recursal de João Pessoa.

Continue Lendo