Cuidar da saúde física e mental do colaborador pode ser uma forma de aumentar a produtividade, reduzir ausências por licenças médicas e manter profissionais satisfeitos e dedicados à organização em que trabalham. “Quando as pessoas se sentem mais produtivas, ganham os próprios funcionários e também a organização”, destaca o economista e presidente da H. Forte Soluções Educacionais, Horácio Forte.
“O cuidado com os colaboradores é fundamental para as organizações de sucesso, afinal tecnologia se compra, processos se compram, mas tudo começa e termina nas pessoas. A partir do momento em que a empresa tem pessoas motivadas, ela também tem profissionais mais fiéis e, consequentemente, com maior longevidade nas suas carreiras dentro da organização”, explica.
O diferencial que esse cuidado com os colaboradores traz para os resultados é tão relevante que já existem empresas e cooperativas focadas em promover a saúde e o bem-estar dos empregados no próprio ambiente de trabalho. A massoterapeuta Amanda Santos, por exemplo, criou a cooperativa Conceito Manipura a partir da percepção da necessidade do serviço no cotidiano das empresas. “Comecei oferecendo massagens em atendimentos eventuais até que, com o dia a dia dentro das empresas, fui ouvindo as queixas dos profissionais, falando tanto das dores físicas como da pressão mental devido às metas estabelecidas”, relata.
“Isso acabou abrindo minha mente e decidi fazer parcerias com psicólogos para criarmos dinâmicas com o intuito de desacelerar aqueles colaboradores tão ansiosos”, diz. Segundo ela, muitas das questões eram relacionadas à má postura e a crises alérgicas causadas pelo ambiente em que atuavam. “A gente acaba criando um vínculo de confiança com as pessoas e elas me confiavam aquelas queixas porque sabiam que de alguma forma eu poderia ajudar, fazendo essa ponte entre o colaborador e o contratante”, conta.
Atualmente, a equipe da Conceito Manipura é composta por fisioterapeutas, massoterapeutas, técnicos de segurança do trabalho, enfermeiros, profissionais de educação física e bombeiros. Todos focados em oferecer serviços que melhoram o clima e o ritmo das corporações, como massagem, avaliação nutricional, oficinas de nutrição e de beleza, ginástica laboral e palestras sobre saúde. “Eu vejo o nosso projeto como um estreitamento de laços entre o trabalhador e sua empresa. De forma leve, conseguimos soluções para que o dia a dia seja ainda mais produtivo”, conclui Amanda.