O Festival Janinhar – arte, cultura e conhecimento cigano, que se realizará a partir desta terça-feira (21) até sábado (25), em Sousa, Sertão da Paraíba, será celebrado com diversas expressões artísticas de dança, música, poesia, culinária e artesanato, além de exibição de curtas-metragens. A novidade deste ano é que haverá a Mostra Janinhar no Seminário de Educação de Povos Ciganos no Espaço Escolar, abrindo a programação nas cidades de Condado e Sousa, nesta terça-feira (21). O evento é realizado pelo Governo da Paraíba, em parceira com a Prefeitura de Sousa.
O Brasil tem o 2º maior número de ciganos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e na cidade de Sousa é onde reside a maior comunidade cigana do país e uma das maiores da América Latina. São mais de 2.000 pessoas que habitam a região há mais de 40 anos, por isso a decisão do Governo do Estado da Paraíba de realizar lá o Festival Janinhar, cujo nome, na língua calon, significa sabedoria e conhecimento.
Para o secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos, é de suma importância reiterar o compromisso do Governo do Estado com as comunidades ciganas na Paraíba. “O Festival Janinhar é um evento que reverencia os povos ciganos nas mais variadas expressões de arte e cultura tornando-os protagonistas e eles têm, naturalmente, uma veia artística riquíssima. O festival torna possível a divulgação e valorização de todo esse talento plural das comunidades ciganas. Lembrando que a cidade de Sousa tem a segunda maior comunidade cigana do mundo e isso nos orgulha bastante. A nossa gestão segue comprometida com o sucesso desse projeto com a realização de mais uma edição do Festival Janinhar “, afirmou o secretário.
De acordo com a gerente de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Estado da Educação, Vanuza Cavalcanti Fernandes, o órgão já desenvolve atividades educacionais para os povos ciganos das cidades de Condado e Sousa. “Todos os anos realizamos o Seminário de Educação para os Povos Ciganos no Espaço Escolar e a Mostra Janinhar no Seminário na cidade de Condado se torna um evento muito importante, além de ser uma atividade entre secretarias, une objetivos da Secretaria de Educação, da Mulher e da Diversidade Humana e da Secretaria de Desenvolvimento Humano, fortalecendo essa atividade intersetorial, uma vez que cultura e educação juntas são extremamente importantes para os povos tradicionais”, explicou.
Vanusa Fernandes ressaltou ainda o respeito aos povos tradicionais, manifestações e heranças culturais da comunidade cigana e destacou como inovadora a ação do Governo do Estado em unir as atividades. “A Mostra Janinhar no Seminário, fortalece, enriquece e abrilhanta ainda mais o evento na cidade de Condado dada a importância das tradições do povo cigano na Paraíba”, concluiu.
Já o presidente da Fundação de Cultura de Sousa, Augusto Ferraz, falou sobre a importância do Festival Janinhar para os povos ciganos. “Essa semana é de muita visibilidade para as comunidades porque marca a data do dia internacional dos povos ciganos, que teve origem no leste europeu, depois migraram para a Europa e daí para o mundo inteiro. Em Sousa há comunidade fixa desde 1963 e é evidente que é uma comemoração de todos os povos ciganos que residem na Paraíba; por ser uma data especial merece ser celebrada com diversas expressões artísticas como, dança, música, poesia, culinária e artesanato. O Festival Janinhar torna possível a arte e cultura dos povos ciganos pela pluralidade das vivências em comunidade e seu rico universo tradicional, conscientizando a sociedade geral para o respeito aos seus costumes”, destacou.
O evento é uma ação integrada à política pública do Governo do Estado da Paraíba voltada para as comunidades tradicionais, onde se insere o povo cigano, presente em comunidades fixadas em várias cidades. O Festival será realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e Desenvolvimento Humano, Prefeitura de Sousa e Fundação de Cultura de Sousa.
Confira a programação:
21/5 – terça-feira
Condado – ECI Dr. Trajano Pires da Nóbrega
MOSTRA JANINHAR NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE POVOS CIGANOS NO ESPAÇO ESCOLAR
8h30 – Apresentação Cultural do Grupo Fantasia Cigana, Condado-PB.
13h – Apresentação Cultural da Artista Margarida Calin, Condado-PB.
15h30 – Apresentação Cultural da Artista Brenda Calin, Condado-PB.
Sousa – Coreto
MOSTRA JANINHAR NA CIDADE
20h – Apresentação Artística da Comunidade Otávio Maia – Chiquim Calon, Sousa-PB.
20h15 – Apresentação Artística da Comunidade Vicente Vidal de Negreiros – Grupo Zingaros, Sousa-PB.
20h30 – Apresentação Artística da Comunidade Pedro Benício Maia – Alma Cigana, Sousa-PB.
20h45 – Apresentação Artística da Comunidade Raimundo de Doca – Seresteiros Ciganos, Sousa-PB.
22/5 – quarta-feira
Sousa – Coreto
MOSTRA JANINHAR NA CIDADE
20h – Apresentação Artística da Comunidade Otávio Maia – Alegria Cigana, Sousa-PB.
20h15 – Apresentação Artística da Comunidade Vicente Vidal de Negreiros – Grupo Adiá Úa, Sousa-PB
20h30 – Apresentação Artística da Comunidade Pedro Benício Maia – Calin Chuca, Sousa-PB.
20h45 – Apresentação Artística da Comunidade Raimundo de Doca – Maria da Conceição Cabral, Sousa-PB.
23/5 – quinta-feira
Sousa – Coreto
MOSTRA JANINHAR NA CIDADE
20h – Apresentação Artística da Comunidade Otávio Maia – Los Ciganos, Sousa-PB.
20h15 – Apresentação Artística da Comunidade Vicente Vidal de Negreiros – Grupo Quilinhele Kalin, Sousa-PB
20h30 – Apresentação Artística da Comunidade Pedro Benício Maia – Dirachin Calin, Sousa-PB.
20h45 – Apresentação Artística da Comunidade Raimundo de Doca – Canabrava, Sousa-PB.
24/5 – sexta-feira
Sousa – Coreto
MOSTRA JANINHAR NA CIDADE
20h – Apresentação Artísticas da Comunidade Manoel Valério – Os Jundinarinhos do Duvê, Sousa-PB
20h15 – Apresentação Artísticas da Comunidade Manoel Valério – Os Mucrôn do Duvê, Sousa-PB
20h30 – Apresentação Artísticas da Comunidade Manoel Valério – As Calins do Duvê, Sousa-PB 20h45 – Apresentação Artísticas da Comunidade Manoel Valério – As Bidita Lachin do Duvê, Sousa-PB
25/5 – sábado
Sousa – Calçadão principal
MOSTRA JANINHAR NA CIDADE
9h – Apresentação Artística da Comunidade Otávio Maia – Cicero Romão Batista, Sousa-PB
9h15 – Apresentação Artística da Comunidade Vicente Vidal de Negreiros – Ciganos da Música, Sousa-PB
9h30 – Apresentação Artística da Comunidade Pedro Benício Maia – Gradycélia Alcantara, Sousa-PB
9h45 – Apresentação Artística da Comunidade Pedro Benício Maia – Mariz, Sousa-PB
10h – Apresentação Artística da Comunidade Cigana de Aparecida-PB – Quidute Cantor, Aparecida-PB
Sousa – Comunidade Vicente Vidal de Negreiros (ao lado da Escola Estadual Celso Mariz)
18h – ABERTURA OFICIAL
18h30 – Exibição do curta-metragem CIGAmNOS – direção: Raimundo Janifran Oliveira 19h – Apresentação Cultural da Companhia Cigana de Dança e da Orquestra Cigana de Violões
19h30 – Exibição do curta-metragem (Janinhar)
20h – Show Ronaldo Cigano
20h30 – Show de Marcelo Cigano
21h – Show da Banda Yahoo
23h – Encerramento