A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde dessa segunda-feira (20), para entregar a medalha Epitácio Pessoa ao enfermeiro Fábio Petterson, “pelos relevantes serviços prestados ao estado”. O evento, comandado pelo deputado Branco Mendes, reuniu integrantes de entidades representativas dos profissionais de enfermagem na Paraíba, além de parentes e amigos do homenageado.
O deputado Wilson Filho, autor da homenagem, participou de forma online da sessão, destacando que Fábio Petterson ”faz um trabalho espetacular pela enfermagem no nosso estado”. “Tenho muito orgulho de ser um dos que pensaram em homenagear alguém que trabalha no sol, na chuva, tantos e tantos anos, para tentar levar os direitos que a enfermagem precisa. A você Fábio, meus parabéns, fique com Deus. Eu não estou aí, exatamente porque eu estou em Brasília, acompanhando a Marcha dos Prefeitos. Tenho vários eventos hoje, mas deixo o meu abraço a você, meu amigo. Parabéns”, justificou.
O deputado Branco Mendes disse que a homenagem, que foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa, é das mais justas. “Os enfermeiros e técnicos de enfermagem merecem todas as homenagens que se possa fazer, porque são pessoas que estão lá na linha de frente, defendendo aqueles que precisam da saúde, do SUS. E nós só temos que enaltecer essas pessoas que têm um trabalho brilhante, um trabalho honrado, e Fábio Petterson, que recebe a Medalha Epitácio Pessoa, faz um trabalho na defesa dessas duas categorias. Essa sessão aqui, realmente representa tudo aquilo que eles fazem para o aprimoramento e o melhoramento da saúde do nosso estado”, afirmou o deputado.
Emocionado e agradecido, Fábio Petterson disse que vê a homenagem como um reconhecimento à sua constante luta pelos direitos da categoria. “Até porque essa luta de valorização da categoria não começou agora. Desde 2010, 2012, que a gente vem na luta requerendo reivindicações de porte de insalubridade, adicional noturno, PCCR, etc. E agora, recentemente, conseguimos o piso da enfermagem. Vale salientar que a Paraíba foi o primeiro estado do país a apagar o piso da enfermagem para os trabalhadores da enfermagem”, disse.
Para Fabíola Moreira Casemiro, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem na Paraíba (ABEN), Fábio Petterson dignifica a categoria. Ela lembrou que estamos na Semana da Enfermagem, que começou no último dia 12, dedicada aos enfermeiros e que se encerra nesta segunda-feira, 20 de maio, dedicado ao técnicos e auxiliares de enfermagem.
Fabíola pediu aos deputados estaduais paraibanos para atuarem junto à bancada Federal paraibana no sentido da urgência aprovação do Projeto de Emenda Constitucional 19/2024, que institui no recurso especial o requisito da relevância das questões de direito federal infraconstitucional, e institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira.
Também prestigiaram o evento o sindicalista Clisten Corgellys Almeida Lima dos Santos, vice-presidente do Sindicato do Enfermeiros da Paraíba Leca; Erick de Morais, vice-presidente da Associação dos Trabalhadores, Técnicos e Auxiliares de Saúde da Paraíba (ATTAS-PB); e Elma Dantas Vicente, representando o Conselho Regional de Enfermagem na Paraíba (Coren-PB), entre outras lideranças
PERFIL DO HOMENAGEADO
Fábio Petterson Vieira da Silva nasceu em Natal, Rio Grande do Norte. Sua jornada na Paraíba começou em 2006, quando, após lograr êxito no concurso da saúde do Estado, assumiu suas funções, contribuindo desde então para o fortalecimento e aprimoramento dos serviços de saúde no território paraibano. Além de sua atuação exemplar como profissional da saúde, Fábio dedicou-se incansavelmente ao ativismo em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos direitos da classe trabalhadora.
Fundador do SATENF-PB (Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Serviço Público da Paraíba), sua liderança e comprometimento foram fundamentais para avanços significativos em diversas pautas importantes da enfermagem, garantindo melhores condições de trabalho e remuneração para os profissionais da área. Sua participação ativa no Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PB), como conselheiro regional da Paraíba, também demonstra seu engajamento na promoção de práticas éticas e qualificadas no exercício da enfermagem, contribuindo para elevar os padrões de excelência e segurança no atendimento à saúde na região.