Nos acompanhe

Paraíba

IV Evento do Programa Paraíba Pet acontece em Santa Rita com ações de educação, cuidados e adoção

Publicado

em

Com o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre a importância de uma adoção responsável de cães e gatos foi que o Governo da Paraíba, por meio da Gerência Operacional Políticas Públicas da Causa Animal da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, neste sábado (18), o IV Evento de Educação, Cuidados e Adoção Animal.

A ação teve como finalidade promover a adoção responsável de cães e gatos que vivem em lares temporários, bem como educar o público sobre o tema, visando reduzir o abandono e o sofrimento animal. Na ocasião, foram ofertados testes rápidos de leishmaniose, vacinação antirrábica e vermifugação para cães e gatos. O evento aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Mariano, Av. Campina Grande, s/n.º, no bairro de Tibiri, em Santa Rita-PB.

O evento teve grande adesão da comunidade e resultou em mais de 10 adoções de cães e gatos, bem como na vacinação e na vermifugação de muitos animais. O momento é uma oportunidade para que cuidadores, ONGs e a comunidade em geral interessados em adotar um animal possam encontrar o pet certo para a família certa.

A chefe do Núcleo de Proteção de Animais Domésticos da SES, Ludmilla Santos, explicou que o evento é uma ação do programa Paraíba Pet para orientar a adoção responsável e os cuidados que os futuros tutores devem ter com os animais, além dos serviços oferecidos aos animais e aos tutores. “Estamos gratos por poder realizar essas ações e ajudar os animais na Paraíba. A gente está bem surpreendida com a adesão da comunidade aqui de Santa Rita à causa animal, nós disponibilizamos 60 doses de vacinação e foi tudo muito rápido, também tivemos a adoção, já tem mais de 10 animais adotados e pessoas continuam na fila para adotar, e a adoção responsável é o nosso objetivo principal, porque desafoga a demanda dos protetores independentes e das ONGs que a gente trouxe para o evento”, completou.

A recepcionista Alessandra Lopes aproveitou a tarde de sábado para adotar um filhote de cachorro, apoiou a iniciativa da SES e achou importante promover a saúde dos animais. “Adotei uma cadelinha filhote para demonstrar meu amor e evitar que ela tenha um futuro ruim nas ruas. Acho muito importante a Secretaria de Saúde promover eventos com diversos serviços para conscientização e cuidado com animais, pois muitas pessoas não sabem como cuidar adequadamente deles”, observou.

Já a autônoma Jeane Gomes saiu de casa com a intenção de adotar um gato para seu filho e achou importante a oferta dos serviços do evento. “Muito importante esse evento voltado para a causa animal aqui em Tibiri, pois a região carece de serviços para os animais. Adorei saber sobre a oferta de castração, pois é importante controlar a reprodução dos animais e evitar o abandono. Pretendo castrar a gatinha que adotei hoje, assim que ela crescer mais e puder ser castrada. Vou fazer meu cadastro no castramóvel, assim que seja possível”, explicou.

A agente de saúde Rizoneide Henrique levou seu cachorro Sansão para receber a vacina antirrábica. “Achei maravilhoso porque é um evento que tem muito mais do que a vacina, mas também orientações de como cuidar dos seus animais, tem a doação dos animais, tem castração. Quando eu recebi o cartaz ontem no meu grupo de agentes de saúde, compartilhei logo com meus pacientes, compartilhei no meu status do WhatsApp e o pessoal já procurou saber, então informei as pessoas o local. Acredito que vai chegar muita gente porque esses serviços são ótimos”, falou.

Ainda de acordo com a Gerência Operacional da Causa Animal, o programa Paraíba Pet promove essas ações em todo o interior do estado e não somente em João Pessoa. O programa alcança todo o interior, não só com evento de adoção e educação animal, mas também com as castrações que estão sendo realizadas pelo Castramóvel durante o Orçamento Democrático e também na gerência de Campina Grande, na região da Borborema.

Durante o evento, as pessoas também puderam realizar cadastro para castração animal que será realizada via Castramóvel, outra iniciativa do programa Paraíba Pet. Ao todo, desde a entrega do Castramóvel, em abril, já foram castrados 91 animais. Os tutores interessados em fazer castração nos seus pets precisam fazer um cadastramento prévio através de um formulário eletrônico disponibilizado pelo WhatsApp da Gerência: (83) 99348- 5015. As solicitações serão analisadas pela equipe para o agendamento das castrações. Ao preencher o documento, é importante que os tutores informem o telefone e o e-mail corretos, pois é através desses contatos que a Gerência informa a data e o horário da castração.

A programação do IV Evento de Educação, Cuidados e Adoção Animal contou ainda com serviços de saúde humana, como aferição de pressão e teste de glicemia.

Continue Lendo

Paraíba

Em Brasília, Gervásio recebe prefeitos paraibanos e garante voz ativa às pautas municipalistas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), recebeu nesta terça-feira (26/11), em Brasília, prefeitos de diversas cidades da Paraíba e reforçou compromisso em destinar ações e recursos aos gestores para garantia de desenvolvimento da população paraibana.

Os prefeitos buscam apoio para ações nas áreas da educação, saúde, equipamentos hospitalares, pavimentação, habitação e outras ações

“Vamos juntos construir caminhos que tragam mais desenvolvimento, melhoria da qualidade de vida e dignidade para as filhas e filhos do povo”, disse Gervásio em publicação nas redes sociais.

Confira: 

Continue Lendo

Paraíba

Unimed-JP reforça parceria com PMJP para realização da corrida deste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, visitou nesta terça-feira (26/11) a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e reforçou parceria para realização da corrida de rua da instituição, que ocorre neste domingo (01/12).

O encontro teve a presença do prefeito em exercício, Leo Bezerra (PSB), secretários que fazem a gestão municipal e a equipe de marketing da Unimed.

Em publicação nas redes sociais, Gualter revelou que a parceria se estenderá em futuros projetos que proporcionem desenvolvimento e qualidade de vida à população pessoense.

Corrida Unimed João Pessoa

A Corrida da Unimed JP terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

A prova será realizada no dia 1º de dezembro, com largada e chegada no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra.  Ao cruzar a linha de chegada, os participantes receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB recebe relatório de comissão de juristas para aperfeiçoar legislação de combate ao racismo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e representantes da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB receberam, na tarde desta terça-feira (26), a visita do presidente do Tribunal de Justiça (TJPB), desembargador João Benedito.

Na oportunidade, o desembargador João Benedito entregou um livro com o relatório final da comissão de juristas formada pela Câmara do Deputados para avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no Brasil. O desembargador participou da elabora do plano.

Também particirapam da reunião os membros da Comissão de Combate ao Racismo: Ana Guimarães (presidente da Comissão), Francisca Leite, Raissa Helene e Aristoteles Souza; e o conselheiro federal da OAB, André Cabral.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destacou que o desembargador presta um grande serviço para dar luz ao tema da equidade racial. “É um relatório estrutural, uma contribuição do Poder Judiciário ao Legislativo, no qual João Benedito deu seu contributo com ideias concretas para melhorarmos o tratamento com todos e buscarmos garantir verdadeira equidade entre pessoas no país tão grandioso que é o Brasil”, declarou.

Harrison Targino targino acrescentou que a OAB-PB também deu sua contrinuição com uma comissão específica, que reuniu com o presidente exatamente pensando temas e ações que possam contribuir na reflexão sobre equidade racial”.

O desembargadir João Benedito disse entender que a Comissão de Juristas deu sua contribuição, “cumprindo a missão de apresentar à Câmara dos Deputados as propostas atribuídas”.

“Agora cabe à sociedade, de modo geral, levar a Câmara de Deputados à necessidade de que elas sejam realmente realizadas através de projetos de Leis. Enfim, agora há a necessidade que a sociedade vá à Câmara de Deputados cobrar para que essas propostas se concretizem”, disse o presidente do TJPB.

Continue Lendo