Entusiasta das proptechs – startups que apoiam a inovação no segmento imobiliário – , o consultor e executivo Gustavo Zanotto é uma das grandes referências quando o assunto é tecnologia imobiliária. Com uma experiência de mais de 20 anos em eventos e desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais, Zanotto esteve, recentemente em João Pessoa – considerada uma das capitais brasileiras mais prósperas nesta área – para um evento que reuniu mais de 300 corretores de imóveis. Ele foi um dos participantes do talk “Corretores do futuro”, promovido pela H-Station, e pode conhecer mais detalhes sobre o OMNI Life & Health, projeto que será o maior medical center do Norte e Nordeste, em construção no bairro de Manaíra. “O conceito criado para o produto foi o que mais me trouxe impacto positivo. A ideia de unir residencial, clínicas médicas e espaço de compra é tão original que ainda não havia visto um empreendimento com estas características e com uma arquitetura tão marcante para a cidade, que possibilita que a comunidade interaja com o empreendimento, um espaço de livre uso para todos, uma integração bastante positiva para gerar valor para o bairro e para o empreendimento”, comentou Zanotto.
Na entrevista a seguir, ele analisa o atual cenário do mercado imobiliário de João Pessoa, o projeto pioneiro do OMNI Life & Health e as expectativas para o futuro do setor.
Como você enxerga o crescente mercado imobiliário de João Pessoa, esse movimento crescente que acontece de uns anos pra cá?
A cidade, pelo que observo há alguns anos, tem atraído um número crescente de pessoas interessadas em desfrutar da qualidade de vida que oferece. Esse interesse é complementado por investimentos significativos em infraestrutura, que melhoram o acesso e os serviços disponíveis, tornando áreas anteriormente menos desenvolvidas mais atraentes para moradia e negócios. Observo também uma tendência de verticalização, refletindo não apenas na construção de condomínios residenciais de alto padrão, mas também na expansão para novas áreas da cidade, onde o desenvolvimento de empreendimentos residenciais e comerciais acontece a passos largos. Eu vejo perspectivas para o futuro bastante otimistas, desde que os desafios sejam enfrentados de maneira eficaz, assegurando assim o desenvolvimento sustentável da cidade e a manutenção da qualidade de vida de seus habitantes.
Neste crescimento, que tipo de imóvel é tendência? Quais os mais procurados para compra?
O desenvolvimento econômico de João Pessoa, pela geração de empregos e turismo, influencia diretamente o mercado, especialmente no segmento de imóveis de luxo e de veraneio, com uma demanda crescente por propriedades que oferecem conforto e exclusividade. Dentro do segmento de luxo, há uma procura significativa por imóveis em áreas nobres, que combinam beleza natural com infraestrutura de qualidade.
Percebemos que os padrões de imóveis, no entanto, são muito parecidos. As construtoras estão oferecendo produtos muito semelhantes. De que forma, então, as empresas conseguem manter a originalidade ao oferecer seus empreendimentos?
Excelente questionamento. Uma abordagem que gosto bastante e considero importante é a personalização e flexibilidade do imóvel, permitindo que os compradores ajustem o layout de seus imóveis e escolham entre uma variedade de acabamentos, tornando cada unidade única. Para se destacar ainda mais, as incorporadoras estão investindo em serviços exclusivos, como spas, academias bem equipadas, espaços gourmet e até serviços de concierge, além de criar espaços comunitários inovadores que promovem a interação e o bem-estar dos moradores. Outro ponto é a colaboração com arquitetos locais e escritórios de design renomados que também tem sido uma estratégia para criar projetos arquitetônicos únicos e visualmente impactantes. Além disso, o marketing e a experiência do cliente são fundamentais. Com o uso de tecnologia nos empreendimentos e a maneira como cuidam da relação com os clientes, utilizando de tecnologias imersivas para dar profundidade na apresentação destes empreendimentos, criam-se marcas fortes que se destacam pela inovação, qualidade e compromisso com a sustentabilidade.
Na sua última visita a João Pessoa, você participou de um talk para mais de 300 corretores. Esses consultores estão bem preparados para oferecer os detalhes dos novos imóveis e “vender” bem a cidade e suas potencialidades?
Eu venho a João Pessoa desde 2014, fui agraciado com o título de cidadão pessoense e conheço boa parte da força de vendas da cidade, atuei em mais de 20 lançamentos de empreendimentos novos, e sim, acredito que a capacitação pode dar aos corretores e corretoras de imóveis da cidade uma visão cada vez maior e melhor de como vender a cidade primeiro, depois seus bairros e por fim os produtos imobiliários. Me lembro de ter sido o primeiro profissional de marketing a trazer o tema do digital para a cidade. Agora, o cenário é outro, a facilidade em obter informação e conhecimento mudou, o Youtube é um canal facilitador. No dia em que estive em João Pessoa deixamos mais do que simplesmente uma palestra, levamos conteúdo de transformação e visão de um novo momento que passa o imobiliário do Brasil e do mundo. Estes mais de 300 corretores de imóveis saíram diferentes e prontos para encarar a mudança de um mercado que está em constante evolução, cabe aos incorporadores locais darem mais bagagem para que toda a força de vendas da cidade fique mais atenta e de olho nas oportunidades de negócios para que realizem mais fechamentos.
E o OMNI Life & Health, que você conheceu de perto, qual sua avaliação sobre o empreendimento? Como você acredita que ele vai impactar a região?
O OMNI Life & Health tem um conceito bem diferente de tudo que já vi sendo criado, pensado e entregue em João Pessoa. Com um forte investimento em inovação e tecnologia, a H-Station desenvolveu soluções modernas e eficientes para um empreendimento que foge do convencional na cidade. O conceito criado para o produto foi o que mais me trouxe impacto positivo. A ideia de unir residencial, clínicas médicas e espaço de compra é tão original que ainda não havia visto um empreendimento com estas características e com uma arquitetura tão marcante para a cidade, que possibilita que a comunidade interaja com o empreendimento, um espaço de livre uso para todos, uma integração bastante positiva para gerar valor para o bairro e para o empreendimento. Tudo foi definido no detalhe e quem pensa o detalhe realmente se faz presente, entrega muito valor para a comunidade que habita e causa menos impacto negativo.
Sobre o futuro do mercado imobiliário em João Pessoa, como você vislumbra?
Em 2024, depois de tamanha valorização, o futuro do mercado imobiliário em João Pessoa é marcado por uma forte tendência para a inovação, sustentabilidade e personalização, refletindo as demandas de um público cada vez mais consciente e exigente. A cidade está se posicionando como um modelo de desenvolvimento urbano sustentável, com um mercado imobiliário que valoriza a qualidade de vida, a integração com a natureza e o uso da tecnologia em empreendimentos imobiliários. Com essas tendências, João Pessoa não apenas atrai mais investimentos e residentes, mas também estabelecerá novos padrões para o mercado imobiliário em todo o país.