Os educadores da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realizaram, na manhã desta terça-feira (14), mais uma ação dentro da programação do Maio Amarelo. A atividade consistiu em abordagens aos familiares e as pessoas que sofreram sinistros de trânsito internadas no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL). A campanha teve a finalidade de conscientizar a população por comportamentos prudentes no trânsito, com o intuito de evitar outros sinistros.
De acordo com a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died), Gilmara Branquinho, cerca de 90% das pessoas que passaram por sinistros de trânsito são reincidentes nos hospitais. A ação visa abordar essas pessoas para que não se repitam novos sinistros. “Na abordagem dos leitos, fazemos uma reflexão em relação ao que aconteceu e o que podia ter sido feito para que fosse evitado o sinistro. Nosso grande público-alvo é o motociclista, em relação a segurança, maneira de pilotar, velocidade compatível e o uso de capacete. A grande maioria dos sinistrados é do interior do Estado, então, abordamos com mais ênfase essas dicas de segurança”, afirmou.
O agente e mobilidade, Onezimo Felix, deu a sua contribuição passando dicas e condutas para se evitar novos sinistros e como usar corretamente os equipamentos de segurança e ter uma direção defensiva nas vias. “Observamos que a maioria dos sinistros é por excesso de velocidade e a falta dos equipamentos obrigatórios. Por isso, damos uma palavra amiga para que não se repitam os sinistros, dando dicas de segurança viária”, ressaltou.
O estudante Wendel Gabriel, que sofreu um sinistro de moto, falou que estava como passageiro em uma motocicleta, quando quebrou a perna e está em recuperação após a cirurgia. “Muito importante essa orientação da Semob, pois vejo que se tivesse mais cuidado eu poderia ter evitado o acidente mas, graças a Deus, estou aqui contando a minha experiência e espero que os motoristas e pedestres sempre tenham o máximo cuidado no trânsito”, declarou o morador de Oitizeiro.
Os educadores montaram um stand interativo, realizaram abordagens junto às pessoas que aguardavam atendimento e, ainda, distribuíram materiais pedagógicos, como sacolinhas de câmbio, adesivos e panfletos, todos com a temática da segurança viária. A atividade contou com a colaboração de representantes do Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes de Trânsito (CEMAT), do Programa Vida no Trânsito-SES-PB e servidores da unidade de saúde.
Confira a programação de atividades desta semana:
Terça-feira (14)
13h- Curso de Motociclista “Pilotagem Segura”;
14h- Palestra no Laboratório Roseane Dore – Bancários.
Quarta-feira (15)
14h- Aulão para os Agentes Mirins.
Quinta-feira (16)
15h- Caminhada da Família – Projeto Agentes Mirins.
Domingo (19)
15h- Ação no Largo de Tambaú.