A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou neste sábado (4) o segundo dia consecutivo da “Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde”, dentro do “Cidadania Democrática”, evento promovido pelo Governo da Paraíba com o objetivo de levar diversos serviços à população durante os dias em que serão realizadas as plenárias do Orçamento Democrático Estadual. A feira aconteceu no Sesc, às margens do Açude Velho, em Campina Grande, no horário das 8h às 14h, para moradores da cidade e região. O primeiro dia da Feira foi nesta sexta-feira (3), em Cuité, onde foram realizados mais de 850 atendimentos.
A ação foi reconhecida pela população como um ótimo momento para utilizar os serviços que no dia a dia não dá tempo de acessar. O trabalhador autônomo Kauan Victor saiu de casa, neste sábado (4) pela manhã, muito bem acompanhado de Amora, sua cadela. O compromisso foi de extrema importância para os dois. Ele a levou para ser castrada no castramóvel. Kauan ficou bem feliz por ter conseguido a castração da sua pet. “A minha namorada já tinha conseguido castrar a cadela dela e agora chegou a vez de Amora. Se fosse fazer esse procedimento em serviço particular, ia custar R$ 600,00 e aqui fez tudo de graça. Bom demais!”, declarou.
Já o auxiliar de pedreiro Edmílson Gomes, de 30 anos, aproveitou a feira para fazer doação de sangue para o sogro que vai fazer uma cirurgia. “Confesso que eu tinha medo de doar e passar mal, mas foi tão tranquilo que vou ficar doando”, disse.
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, visitou a feira e utilizou os serviços de saúde ofertados pela equipe de Fisioterapia do Hospital de Trauma de Campina Grande. “É muito importante esse momento onde são ofertados serviços de diversos órgãos públicos, antes das plenárias do ODE, onde Governo do Estado e sociedade se juntam e os dois saem ganhando, já que o foco principal é discutir ações e prioridades de investimento em todo estado”, falou.
O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, também visitante da feira, ressaltou a importância desta oferta de serviços de saúde, aproveitando a oportunidade também para tomar a vacina da gripe. “A Feira é um momento do cidadão paraibano utilizar os diversos serviços de saúde disponíveis no evento e que já são ofertados, rotineiramente, junto com a grande novidade que é o castramóvel, serviço recém-lançado pelo Governo do Estado e que já é um sucesso, assim como o Opera Paraíba, o Vacina Mais Paraíba. O evento é também uma forma de agilizar o andamento dos serviços especializados lembrando que os fluxos permanecem os mesmos”, reforçou.
No caso do Opera Paraíba, a ação não exclui o fluxo habitual, que se dá por meio do preenchimento de um cadastro nas USFs das Secretarias Municipais de Saúde. O formulário é encaminhado para a SES, que faz o levantamento e direciona os pacientes de acordo com a localização para o hospital regional mais próximo.
O calendário da “Feira de Serviços: Aqui tem Mais Saúde” segue juntamente com o das audiências do ODE: em Cajazeiras (10 de maio), Sousa (11 de maio), Guarabira (16 de maio), Mamanguape (17 de maio), Catolé do Rocha (31 de maio), Pombal (1 de junho), Patos (7 de junho), Monteiro (8 de junho), Itaporanga (14 de junho), Princesa Isabel (15 de junho), Juazeirinho (5 de julho), Pilar (6 de julho), Itabaiana (12 de julho) e João Pessoa (13 de julho).
Atendimentos – Na primeira Feira, em Cuité, nesta sexta (3), foram realizados 852 atendimentos no Castramóvel; Hemocentro; coleta de exames laboratoriais; triagem; marcação de eletivas; vacinação de Influenza; classificação de risco; cardiologia; ultrassonografias; Fisioterapia; atendimentos (ventosaterapia, massoterapia, liberaçao miofacial, Dry Needling, quiropraxia, avaliação fisioterapêutica, diagnóstico cinético funcional); clínico geral; cirurgião geral; teste rápido (sífilis/HIV/Hepatite B e C) e ortopedia.