Nos acompanhe

Paraíba

Fundação PB Saúde inaugura Unidade de Decisão Cardiológica com leitos na Hemodinâmica de Patos

Publicado

em

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) – unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba – inaugurou, nessa quinta-feira (2), a nova Unidade de Decisão Cardiológica (UDC), com novos leitos, voltados à estabilização dos pacientes cardiológicos que dão entrada no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, para serem atendidos no setor de Hemodinâmica, gerenciado pela PB Saúde.

Dotada de cinco novos leitos completos, com monitores, multiparâmetros e respiradores, a UDC funcionará como leitos de transição, que devem ser usados pela equipe médica para tomada de decisão. “É um local onde a gente vai acolher os pacientes, avaliar e decidir qual a conduta a ser tomada a partir daquele momento, se é para o paciente permanecer na enfermaria, se vai para a UTI ou se vai direto para a hemodinâmica para realizar algum procedimento”, explicou a coordenadora administrativa da Hemodinâmica de Patos, Liliane Sena.

A inauguração dos novos leitos da UDC vai agilizar ainda mais o atendimento especializado em cardiologia na Hemodinâmica de Patos, que atende atualmente 89 cidades do Sertão. “Com esse setor, a hemodinâmica agora passa a contar com leitos dedicados exclusivamente ao atendimento cardiológico para que a equipe já inicie o atendimento especializado desde o momento em que o paciente chega no hospital. Antes, estes pacientes ocupavam leitos na Urgência do Complexo Hospitalar, então a UDC também ajuda com a desocupação destes leitos”, completou Liliane.

Os leitos da UDC também são preparados para funcionar como leitos de retaguarda das UTIs. Como dispõem dos mesmos equipamentos que existem nos leitos da UTI, caso elas estejam totalmente preenchidas, é possível receber um paciente agudo na UDC, que vai ficar sendo atendido provisoriamente até a liberação do leito da UTI.

Para a diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega, a inauguração do novo espaço reflete o compromisso da Fundação PB Saúde com a excelência no atendimento aos paraibanos. “Com a UDC, oferecemos uma resposta rápida e especializada para os pacientes do Sertão. Com leitos equipados e uma equipe dedicada, estamos prontos para avançar ainda mais na prestação de cuidados de saúde de alta complexidade” disse.

A cerimônia de inauguração do novo setor da Hemodinâmica de Patos contou com a presença do diretor geral do Complexo Hospitalar, Francisco Guedes; da coordenadora Liliane Sena; do líder de Práticas Médicas da PB Saúde, Lucas Xavier; do diretor técnico do Complexo, Pedro Augusto; da coordenadora de Práticas Assistenciais, Kamila Natielly, e de lideranças da PB Saúde no serviço de Hemodinâmica.

Além da retirada da fita que inaugura o setor, também foi feita a integração dos colaboradores da PB Saúde que vão atuar diretamente na UDC. São médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que já haviam sido integrados em outras unidades gerenciadas pela PB Saúde, a exemplo do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e do Hospital do Servidor General Edson Ramalho, e que foram transferidos para a Hemodinâmica de Patos.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison recebe voto de aplauso da UEPB por paridade de gênero na eleição para desembargador

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (26), um voto de aplauso ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, pela autoria da resolução que determinou a paridade de gênero nas eleições da OAB-PB para a formação da lista sêxtupla ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), oriundo do Quinto Constitucional.

A eleição ocorreu no último dia 18 de setembro e, conforme a resolução, “a lista de seis nomes deverá conter obrigatoriamente três homens e três mulheres, de modo a garantir o devido empoderamento das advogadas”. Harrison Targino agradeceu ao Conselho Universitário da UEPB pelo reconhecimento de sua proposta em defesa das mulheres advogadas.

“A minha proposta de paridade para a eleição do Quinto Constitucional da advocacia foi acatada pelo Conselho da OAB e, agora, é referendada pelo CONSUNI. Fico muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho em garantir espaços de poder para as mulheres e para a advocacia feminina. Essa norma representa inclusão, equidade de gênero e uma demonstração efetiva de respeito à pauta feminina”, comemorou.

Harrison Targino acrescentou que sua proposta de paridade de gênero nas eleições para o cargo de desembargador(a) do TJPB está alinhada com as demais ações de sua gestão na OAB-PB.

“Esta medida é compatível com tantas outras que implementamos durante esta gestão, na qual as mulheres passaram a fazer parte efetiva da direção da OAB. Pela primeira vez, mais de 60% das presidentes de Comissões da OAB são mulheres, assim como diretoras de comissões. Pela primeira vez na história da OAB, temos mais mulheres em cargos diretivos do que homens, e elas não estão apenas em papéis simbólicos, mas como mulheres atuantes. Mulheres de fibra, que merecem respeito por sua atividade”, afirmou Harrison Targino.

Continue Lendo

Paraíba

Requerimento de Marmuthe garante instalação de sede do Senac na Zona Sul da Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Zona Sul de João Pessoa é beneficiada com mais um importante espaço voltado para formação profissional. Após requerimento protocolado na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) em 2019 pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), o Senac iniciou a instalação da sede Escola Senac Zona Sul, que irá beneficiar os jovens dos bairros Valentina de Figueiredo, Mangabeira, Colinas do Sul e os demais da região.

O espaço oferecerá cursos e programas, normatizados por Diretrizes Curriculares Nacionais, autorizados pelos respectivos sistemas de ensino (MEC), organizados por eixos tecnológicos, ofertados segundo itinerários formativos, possibilitando ensino contínuo e articulado em todas as modalidades de educação profissional e níveis de escolaridade.

“A Zona Sul está pronta para essa transformação. Porque aqui, o trabalho não pode parar!”, destacou Marmuthe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa é a Capital do Nordeste com maior indicador de crescimento na geração de emprego

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (27), mostram que João Pessoa é a Capital do Nordeste com maior indicador de crescimento relativo na geração de emprego com um avanço de 5,37%. A cidade perde apenas para Macapá-AP (9,07%), Boa Vista-RR e Manaus-AM, ambas com índice de 5,71%.

A Capital paraibana registrou um saldo positivo pelo oitavo mês consecutivo. Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Município (Sedest), João Bosco, o crescimento na geração de emprego proporciona uma confiança renovada no setor de bens e serviços.

“Cada novo posto de trabalho é um reflexo do esforço conjunto entre a administração municipal, o setor produtivo e a população, que juntos estão construindo uma cidade mais forte, dinâmica e inovadora. Acreditamos que, com esse ritmo, João Pessoa se consolida como um dos principais polos de desenvolvimento no Nordeste, criando oportunidades para todos e projetando um futuro ainda mais promissor”, ressalta.

De acordo com o Caged, João Pessoa teve um saldo de 1.660 novas vagas formais no mês de agosto, maior saldo do ano. O setor de serviços foi o que mais empregou, com um saldo positivo de 1.189. A construção civil aparece em segundo lugar com 259 empregos gerados, seguido por comércio (114), agropecuária (87) e indústria (11).

Em 2024, já foram criados 10.676 novos empregos. As áreas que mais se destacam na geração de oportunidades são os setores de serviços, construção e comércio.

Continue Lendo