Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito abre curso de manipulação de alimentos e projeta oportunidades de trabalho no turismo

Publicado

em

Qualificação e tecnologia em favor de uma política que garanta a saúde alimentar e oportunidades de trabalho. Esses são os pilares do curso de manipulação de alimentos, oferecido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), em parceria com a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizado nesta sexta-feira (21), no Hotel Nord Luxxor, na Praia do Cabo Branco. O prefeito Cícero Lucena abriu a capacitação dizendo que esse setor vive uma demanda crescente de serviços, impulsionado pelo crescimento do turismo em João Pessoa.

De acordo com o prefeito, o trade turístico deve abrir 11 mil novos leitos com o Polo Turístico Cabo Branco, que está com obras em andamento. O setor de bares e restaurantes também está aquecido, criando um cenário que se vislumbra de ótimas oportunidades para os participantes do curso. “Nosso papel que é cuidar da cidade, é estar atento a tudo aquilo que venha a colaborar para melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Eu tenho uma visão muito clara, muito ampla e sou incansável no sentido de sempre querer mais – e essa é uma oportunidade que nós queremos seguir multiplicando nessa área”, projetou o prefeito.

O curso é oferecido por meio do Programa Qualifica João Pessoa – uma plataforma virtual que já teve mais de 140 mil inscritos e mais de 67 mil pessoas concluíram os cursos ofertados gratuitamente pela Prefeitura de João Pessoa, de acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos. “Na prática, a plataforma vai dar um certificado para quem trabalha na manipulação de alimentos, que a Vigilância Sanitária leva em consideração como essa pessoa fez essa capacitação. Ou seja, ele tem esse conhecimento, então essa plataforma acompanha, se a pessoa está realmente tendo acesso ao conteúdo, no final faz uma prova e ganha o certificado”, explicou.

O secretário de Saúde, Luis Ferreira, ressaltou o respeito e compromisso com os consumidores e aos órgãos fiscalizadores com a qualificação da mão de obra. “O prefeito repete, de forma reiterada, que fazer gestão pública é cuidar do dia a dia da cidade. É cuidar da nossa rotina, o que a gente faz diariamente. E ter a certeza de que nós temos capacitação, que nós temos órgãos fiscalizadores de grande importância para a qualidade dos nossos alimentos, do que nós consumimos”, afirmou o secretário.

Aline Grisi, diretora de Atenção à Saúde da SMS, disse que esse é o primeiro curso em 31 anos de Vigilância Sanitária. “É um curso importante para qualificar essa mão de obra, garantir que a fiscalização seja ainda mais efetiva e se reflita em alimentos de qualidade sendo oferecidos nos estabelecimentos. Eu acho que esse é a principal motivo, é o principal foco. É uma coisa que já é cobrada – a capacitação de manipuladores. Não é nada que se cobre porque quer, mas porque é obrigatório”, enfatizou.

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo